terça-feira, 31 de julho de 2012

O Fruto do Espírito: Desenvolvendo o Domínio Próprio

Por Carlos Chagas

Quantos de nós já se pegaram em problemas? E quantos desses foram causados ou pioraram porque não houve um domínio próprio das ações? Sabe-se que muitos de nossos problemas são causados pela falta dessa virtude que é citada em Gl 5.22-23 a qual compõe o fruto do Espírito e que sempre estará ligada no "eu posso" ou no "eu não posso".

"Como cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não tem domínio próprio".
Pv 25.28

Uma pessoa que se domina sempre se regozijará no fato de ter segurança naquilo que pratica, pensa ou faz e também na competência que a mesma sempre terá. Mas para se ter domínio próprio é necessária a autodisciplina para que o ego, ou seja, o meu "eu", não me prive de atitudes melhores.

Assim como o atleta luta para alcançar mérito (1 Co 9.27) também deve ser a vida de um religiosos, mais especificamente, um cristão. Sem esforço não há vitória e esta só é alcançada com autodisciplina e autocontrole. Nas palavras de Epiteto "Nenhum homem é verdadeiramente livre até que se domine" e nas palavras de Jesus "...todo aquele que comete pecado é escravo do pecado" (Jo 8.34b).

Para aquele que não tem domínio próprio resta tentar consertar seu erro de falta de controle com remédios, livros de auto-ajuda, seminários, consultas médicas, entre outras, mas que na verdade pode ser consertado com a força de vontade partida de si próprio para domínio de suas vontades. Vejamos alguns passos interessantes para adquirir domínio próprio:

1- Admita seu problema

"Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz"
Tg 1.14

O domínio próprio cabe tão somente a você. E se você não teve esta capacidade já está na hora de reconhecer que você, e somente você, errou. A responsabilidade pela falta de domínio próprio é sua e você deve aceitá-la.

Muitos preferem escolher o caminho mais fácil e é a partir daí que se desdenha a falta de responsabilidade para consigo próprio. É em tais escolhas que fica latente a falta de compromisso da escolha correta.

Qual é o seu problema? Você tem orado pela solução dele?

2- Deixe o passado para trás

"Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus".
Fl 3.13-14

O versículo acima pode ser entendido que não é porque uma pessoa errou que ela irá sempre permanecer no erro ou que nunca irá superar o mesmo. Pelo contrário, esta passgem deixa claro que o erro do passado jamais deverá ditar seu futuro. O erro ou os erros do passado não devem ser vistos como fracasso, mas como lição. É errando que se descobre o que fazer para dar certo.

3- Não confie unicamente em seus sentimentos

Muitos erros na falta do domínio próprio nascem da confiança demasiada nos sentimentos. O ser humano tem por característica achar que tudo que é bom para si deve vir acompanhado de bons sentimentos. E nem sempre é assim.

Reflita em algumas das frases abaixo:

- Não sinto vontade de estudar;
- Não sinto vontade de trabalhar;
- Não sinto vontade de sair da cama;
- Não sinto vontade de ler a Bíblia;
- Sinto vontade de comer mais um prato;
- Sinto vontade de beber mais um pouco;
- Sinto vontade de assistir TV por mais 5 horas;

Nem sempre os sentimentos ditam o certo. Assim, cabe ao homem se refrear dos maus hábitos. Sentimentos e emoções não podem tomar sua autoridade. Os mesmos não podem manipulá-lo.

"Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente, aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus".
Tt 2.11-13

Em Deus você tem a capacidade de dizer não àquele desejo, sentimento ou impulso.

4- Creia que você pode mudar

O domínio de si só começa em você mesmo. Domine sua mente. Procure pensar, meditar e refletir naquilo que seja melhor para você. Agregue durante sua caminhada apenas o que gerará bons frutos. Assim, mais à frente você perceberá que o domínio próprio foi mais fácil também através da própria conduta controlada anteriormente.

Por três vezes na 1ª epístola de Pedro Deus nos exorta para sermos lúcidos e auto-controlados. Se você tem a possibilidade de escolher pensamentos é porque você será capaz de poder mudar seus hábitos. 

"E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus". 
Rm 12.2

Diante do versículo acima qual é a opção a ser levada a cabo? Esforço próprio ou força de vontade? Nenhuma das anteriores. O versículo chama a atenção para que haja mudança de mente. Tal mudança só começa (para o bem é claro) quando o coração está ligado em Deus. Vejamos os versículos abaixo:

"Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então a cobiça, depois de haver concebido, dá a luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte".
Tg 1.14-15

Perceba: O pecado nasce do olhar, segundo os versículos acima. Mas o pecado só toma lugar quando o coração está intimamente ligado ao que foi visto. Uma vez desejado (e isto ocorre no coração) dá lugar ao trabalho da mente (raciocinar o que deve ser feito). Assim o pecado já está praticado e este, quando levado ao fim, gera também consequências desastrosas.

Portanto, se o coração está ligado nas vontades e princípios divinos ao se olhar para algo impuro este não será desejado uma vez que o coração não estará em sintonia com o mesmo. Assim, o pecado será repudiado devido ao domínio próprio alcançado.

Todavia sempre há aquele pensamento que nos diz que a tentação foi mais forte que nossas forças. Leia a passagem abaixo e acredite na mesma:

"Não nos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar".
1Co 10-13

As forças vinda do Alto são inesgotáveis:

"Tudo posso naquele que me fortalece".
Fl 4.13

"Se podes! Tudo é possível ao que crê".
Mc 9.23

5- Seja responsável

"Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade".
Ec 4.12

Ser responsável não é agir sozinho pensando ser um super-homem. Às vezes, o melhor, é compartilhar as dificuldades. É procurar ombro amigo. Portanto procure um amigo de confidências. Que este seja leal, mesmo gênero (mesmo sexo), que saiba guardar segredo e que tenha liberdade em questionar e criticar.

"Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo"
Gl 6.2

6- Evite a tentação

Parece impraticável e impossível evitar a tentação, mas acredite: É possível. Nada melhor que fazer você perder seu domínio próprio do que estando perto ou dentro do problema. Se você não consegue dominá-lo fuja! Evite situações que o fazem pecar. Se você não vence o enxame, evite aproximar-se das abelhas. 

Quando precisar agir, planeje suas ações. Não seja pego desprevenido. Evite situações que provoque tentação. Esteja um passo à frente. O momento em que você terá domínio próprio será o de antes da tentação ser iniciada. Se conseguires dominar a si antes da tentação, quando esta chegar será mais fácil para você.

"Nem deis lugar ao diabo"
Ef 4.27

Não dê margem para o erro. Evite as situações. 

"Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes".
1 Co 15.33

Talvez, em algum momento de sua vida, será necessário se afastar de uma ou mais pessoas. Esteja preparado. Evite pessoas e situações que o tentam a perder seu domínio próprio. 

7- Dependa do poder de Deus

"Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne".
Gl 5.16

Aquele que se entrega a Deus não terá tempo para pensar e/ou desejar o que é ruim. Mas caso peque, procure Deus ainda no pecado. Não procure se curar pelas próprias forças. Ninguém se cura para depois tomar o remédio. A sequência certa dará sua vitória.

"Porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo sua boa vontade".
Fp 2.13

Diante de seu livre-arbítrio você pode tudo, mas só Deus sabe o que é melhor para si. Deixe-O escolher o que é melhor para você e pratique isso. Controle seus sentimentos e aprensa a dizer não ou sim quando é necessário. O segredo do domínio próprio é o controle de Cristo. Busque-O e vença!

Fonte:
Baseado no estudo da EBD em forma de fichamento da Igreja Vale Verde. Para baixá-lo na íntegra clique aqui. Fica aqui meus eternos agradecimentos aos pastores, presbíteros e membros desta igreja. Que Deus os abençoe.

Caso queira baixar este artigo em formato de lição de EBD clique aqui.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

R R Soares parece não ler Atos 2.45

Por Carlos Chagas

Se você está lendo este artigo, de antemão, peço-lhe deculpas pelas palavras que mencionarei abaixo.

É incrível a que ponto chegamos. Se em Atos dos Apóstolos, capítulo 2, verso 45 lemos que os discípulos vendiam as suas propriedes e bens para ajudarem os que estavam em necessidade, agora, nos dias atuais, o que vemos é "apóstolos" dizerem que ajudar os pobres é desviar dinheiro da igreja. A que ponto chegamos!!! A que ponto chegamos!!! A QUE PONTO CHEGAMOS!!!


Não consigo acreditar no que vejo de nossos "apóstolos". É arrecadação sem base bíblica. Falam que é obrigatório devolver o dízimo mas este não é usado biblicamente. Aliás, nem é arrecadado conforme a Lei Mosaica!!! No fim de tudo, o que vemos, é a construção de megalotemplos onde, segundo os "apóstolos", é o novo lugar onde Deus vai habitar. Engraçado! Achei que Paulo falava sério quando disse que Deus não habita em templos feitos por mãos humanas (At 17.24). É. Este primeiro apóstolo errou. Agora devemos acreditar nos atuais "apóstolos"!!! Lamentável.

Sobre este absurdo que R.R. Soares falou você pode se informar melhor no link abaixo:


Falava aqui de "apóstolos", mas o infeliz, dono de tais asneiras, é um missionário: R.R. Soares. O que vemos na Bíblia ou na história BEM SUCEDIDA da pregação do Evangelho pelo mundo? Seria arrecadação de dinheiro para a construção de megalotemplos? Isso me lembra a arrecadação inapropriada da Igreja Católica Medieval para a construção da Basílica de São Pedro que, no fim das contas, serviu para o estopim da Reforma.

Lembro-me que um reformador disse: "Igreja Reformada Reformando Sempre!". Coitado! A Reforma que vemos é para a desgraça da mesma, se isentando de suas responsabilidades e pervertendo o Evangelho puro e simples e com a ajuda de seus coniventes que preferem se calar diante destas atrocidades proporcionando assim mais autoridade para tais canalhices.

Tenho pedido a Deus para que os crentes de hoje parem de andar com a Bíblia debaixo do braço e passem a então lerem as palavras deste livro e acima de tudo, que passem a vivê-las. É incrível a perfeita imitação que as igrejas evangélicas atuais fazem da Católica Medieval!!! Realmente incrível! Até quando essa palhaçada continuará?

Finalizo com as seguintes palavras: "E quem fizer tropeçar a um destes pequeninos crentes, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma grande pedra de moinho e fosse lançado ao mar". A referência do texto? Dica: Está no livro que muito crente não lê, em Mc capítulo 9. 42.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Pergunta: "Traição no namoro é pecado ou só no casamento que é?"

Por Carlos Chagas

Esta seção é destinada a responder dúvidas comuns no meio cristão. Algumas delas foram realizadas por visitantes do blog, outras encontradas em pesquisas pela Net e outras formuladas por mim mesmo. Caso queira realizar uma pergunta favor acessar o Fale Conosco. Seu nome será mantido em absoluto sigilo caso assim o queira. Não tome tais respostas como algo definitivo para sua vida. Reflita nelas, pense mais um pouco e peça instrução divina para melhores posturas ante suas dúvidas. E lembre-se: Duvidar de algo, com interesse em aprender mais, não é pecado, e sim uma dádiva. Deus lhe deu um cérebro... para quê?

Pergunta:

"Traição no namoro é pecado ou só no casamento que é?"





Pergunta feita por um leitor do blog que fica aqui no anonimato.

A resposta direta é: Sim, no namoro e no casamento. Vejamos o porquê.

Acredito que nós, seres humanos, somos muito ligados e preocupados com ritos, cerimônias, leis e padrões, nos esquecendo do porquê que cada uma destas coisas são criadas: Salientar a importância das relações entre os seres humanos ou para com Deus.

Por que digo isso? É porque muitos acreditam que a traição só se dá quando algo é oficializado. No caso, muitos acreditam que traição só é traição quando há um papel oficializando uma relação, como se vê no casamento em sua certidão de casamento. Mas vejamos o outro lado: Quando ocorre uma traição no casamento, não é a certidão de casamento que se sente traida, mas sim uma pessoa que se comprometeu ser fiel à outra e a mesma percebe que não foi correspondida. A traição diz respeito e se refere às relações diretamente.

Assim, respondendo à sua pergunta, traição é a mesma coisa tanto no casamento quanto no namoro e essa traição se torna pecado porque é um mal praticado de forma consciente e contra uma pessoa que se torna vítima de quem o faz. O pecado não está desdenhado pela destruição de algo que foi um dia oficializado, como é o caso da traição no casamento, mas sim na maldade praticada com vontade para tal, ao ponto de ferir uma pessoa mesmo que ela saiba ou não do ato. Errar é humano; errar consciente do erro é pecado.

Espero ter respondido sua dúvida.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Encore 4.5.3 e o 5.0 em português para criação de partituras que funciona no Windows 7 (Seven) e Vista

Por Carlos Chagas



Se você é daqueles que já usou o Encore, programa de criação de partituras no seu Windows XP e agora não consegue usá-lo no Windows 7 (Seven) e nem no Vista agora pode baixar este que já vem com tudo que você precisa para fazê-lo funcionar perfeitamente.

Para baixá-lo clique aqui. Caso queira baixar o 5.0 em português leia o artigo mais no final.

Instruções para a perfeita instalação:

Dê um clique duplo sobre o arquivo "Encore4.5.3setup". Quando solicitado digite user name : "seu nome" e Serial Number = "1-B142307328-212" .Após a instalação copie o arquivo 4.5.5_update na pasta c:/program files/encore 4.5.3 e clique duplo sobre o arquivo 4.5.5_update. Quando aparecer "selec file" clique sobre encore4.5.3 update. Pronto, seu Encore funcionará.

Caso não tenha som:

No encore aberto vá em SETUP, MID SETUP, E TROQUE OS VALORES DE PORT A E PORT B POR OUTROS ALI DISPONÍVEIS.

Meus agradecimentos ao Eduardo do blog Clave de Sul pela disponibilização do programa e pela sua iniciativa. Para acessar seu blog clique aqui.

Instalando o Encore 5.0 em PORTUGUÊS e com serial:

1-  Baixe o Encore 5.0 em português e com serial clicando aqui.

2- Após instalá-lo (tenha o WinRar instalado em seu PC para descompactar o arquivo) clique duas vezes no ícone do arquivo para abrir o programa;

3- Uma vez aberto vá em "ajuda" e clique em "sobre o Encore";

4- Digite lá o Serial e dê ok. Pronto. Agora o programa está registrado e deixando de ser DEMO.

Meus agradecimentos ao saxofonista PRINCY MAGOO SAX pela disponibilização do programa e pela sua iniciativa.Ele me enviou vários emails tentando fazer com que eu conseguisse o programa. Valeu mesmo!


terça-feira, 10 de julho de 2012

Te perdoo, mas isso não mudará as consequências

Por Carlos Chagas



Quem nunca brigou com alguém ao ponto de não conseguir liberar um perdão? Acredito que quase todo mundo já passou por situações desagradáveis nas quais mesmo perdoando a outra pessoa ainda continuou nutrindo um sentimento, que é diferente do ódio, o qual o acusa incessantemente dizendo que o mesmo ainda não conseguiu perdoar. De fato, muitas pessoas que dizer ter perdoado realmente jamais conseguiu tal ato. Todavia existem aquelas que já praticaram a benevolência do perdão e mesmo assim sofrem. Por quê? Isso é normal? Afinal, o que de fato aconteceu?

Lembra-se de Adão e Eva?

Em Gênesis lemos a história de Adão e Eva, os quais, que eram os primeiros seres humanos no mundo, resolveram desobedecer a Deus comendo do fruto proibido. Essa desobediência desagradou a Deus de tal modo que o forçou a tomar uma atitude, que por sua vez, o levou a tomar uma segunda atitude: Ele puniu Adão e Eva (imputando a morte) e depois os perdoou. Perceba que mesmo após o perdão a consequência para o erro cometido jamais foi retirada. Escrevo isso para que tal exemplo seja a luz principal para o entendimento do restante do artigo.

O que é perdão?

Conceituar a palavra "perdão" não é algo fácil uma vez que atualmente muitos pervertem seu significado na prática. Perdoar é não considerar algo mais como relevante para sua vida. É evitar priorizar algo que incomoda sentimentalmente não deixando necessariamente de encará-la ou tratá-la.

O conceito supra-citado é de grande valia quando se entende que perdoar não é deixar de lado, mas sim deixar que tal problema seja o centro das atenções e aquilo que abala sentimentalmente. Logo, em momento algum o perdão significa um álibi para que o erro continue a ser praticado ou que o problema não precisa ser tratado ou que não há mais necessidade de punição.

O perdão para um erro e a consequência do erro praticado

No Brasil atual o erro é algo tão aceito quanto tomar um copo d'água. Já virou rotina. Mais especificamente nas igrejas o erro nem sempre é tratado à altura do mesmo, o que pode acarretar dificuldades de conserto ou novos erros.

No cenário político vemos a aceitação dos erros dos mesmos como uma espécie de perdão dos nossos líderes (ou seria conivência?). Tal atitude pode ser presenciada no meio eclesial quando membros comuns da igreja são punidos por erros, por assim dizer, simples, enquanto a cúpula da mesma é "perdoada" por erros mais grotescos e altamente nocivos.

Isso não deveria proceder dessa forma. Perdoar não é aceitar o erro, mas sim aceitar o errante como alguém que necessita de uma segunda chance e de tempo para a mudança. Entretanto perdoar, para o meio cristão atual, é aceitar o erro e o errante sem discutir o problema ou tratá-lo de forma adulta.

Outra coisa que deve estar na mente de quem erra e é perdoado é que não é pelo simples fato de ter recebido o perdão que quer dizer que sua vida estará livre das consequências de seus erros. É importante para uma mãe perdoar o motorista que atropelou e matou seu filho, mas isso não quer necessariamente dizer que ela aceitará a conduta do errante e, talvez, nem mesmo o errante. No caso, talvez o perdão dela seja uma liberação do errante do seu erro para que ele conserte com uma nova postura.

No que tange ao cristianismo, o pecado é perdoado sim por Deus, mas sua consequência fica como fruto e este, como se sabe, é ruim. Toda escolha gera uma situação, e se esta é pecaminosa, no ato do arrependimento Deus, na mesma medida perdoa, como foi com Adão (desobediência), Caim (assassinato) e Davi (adultério), mas também atribui uma consequência pelo erro, como foi com Adão (morte eterna), Caim (exílio) e Davi (sofrimento advindo de seu filho Absalão e mais tarde uma punição divina de guerras eternas durante seu reinado), dentre outros personagens juntamente com seus erros.

Afinal, como devo entender o Perdão?

Perdão não é fuga do tratamento de um problema. Não é aceitar que o errante continue seu caminho. Perdoar não infere conivência naquele que promove o perdão. Perdoar é deixar de focar o errante e focar o problema. Perdoar é:

  • Não enxergar o motorista infrator mas sim como corrigir seu erro;
  • Não se vingar do político mas mostrá-lo o erro e, se necessário, retirá-lo do poder;
  • Não usar o braço para retirar um líder ou um ditador do poder só porque o ódio fala alto mas usar o bom senso não deixando os sentimentos falarem mais alto;

Logo, perdoar é evitar que o subjetivismo tome lugar para que o objetivismo atue. Perdoar é estar ativo na recuperação do erro. Para finalizar segue uma breve reflexão:

O filho ameaçou atravessar a rua mesmo sabendo que seu pai não queria que ele atravessasse ou que colocasse um pé que seja na rua. O pai chamou a atenção 1, 2 vezes. Na 3ª vez ele foi ao filho, pegou a chinela, bateu no filho e explicou o porquê daquele ato violento. Essa é a prova do amor: Por mais que o filho erre é necessário uma chamada de atenção verbal e, às vezes, até com violência (física? palavras agressivas?), mas sabe-se que, graças ao amor, a repreensão veio e junto com ela a dor da lição aprendida.

Palavras de um site espírita sobre o assunto:

Amar os inimigos não é, portanto, ter-lhes uma afeição que não está na natureza, visto que o contacto de um inimigo nos faz bater o coração de modo muito diverso do seu bater, ao contacto de um amigo. Amar os Inimigos é não lhes guardar ódio, nem rancor, nem desejos de vingança; é perdoar-lhes, sem pensamento oculto e sem condições, o mal que nos causem; é não opor nenhum obstáculo a reconciliação com eles; é desejar-lhes o bem e não o mal; é experimentar júbilo, em vez de pesar, com o bem que lhes advenha; é socorrê-los, em se apresentando ocasião; é abster-se, quer por palavras, quer por atos, de tudo o que os possa prejudicar; é, finalmente, retribuir-lhes sempre o mal com o bem, sem a intenção de os humilhar. Quem assim procede preenche as condições do mandamento: Amai os vossos inimigos.
Retirado de: http://www.espirito.org.br/portal/codificacao/es/es-12.html. Acessado em: 28/11/2011.

terça-feira, 3 de julho de 2012

Dependendo de quem canta, "Imagine" de John Lennon se torna um desafio à religião cristã

Por Carlos Chagas

Quer ser um cristão autêntico? Faça o que essa mulher fez ao seus dois filhos. Veja o vídeo abaixo:



Apesar da música de John Lennon possuir o ideal hippie, no qual se vê o repúdio à religião, ainda sim consegue imprimir na alma de quem escuta um verdadeiro espírito religioso. Apesar desta música ser de negação ao tipo de religião que se conhece a mesma insiste que se faça da terra o céu, ou que ao menos se venha viver aqui na qualidade de um céu. Para um cristão não seria isso um desafio a ser encarado e praticado?