terça-feira, 25 de novembro de 2014

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Surpresa!!! O 666 não é 666

Por Juan Stam
Tradução: Carlos Chagas

Sobre o 666 há muito a dizer, e a primeira é que este não existe como tal. O que a Bíblia diz que é "6-6-6", e não "666", o que é muito diferente. Não é um "triplo seis" como seria "666" na aritmética moderna. O texto bíblico não tem o efeito de repetição, o mesmo número três vezes seguidas. A ênfase não cai em três dígitos de lado a lado , mas na suma expressada pela soma as três palavras originais. Qualquer que seja a interpretação, o significado não pode ser em três dígitos, mas se unindo como uma figura total. 

As pessoas nos tempos bíblicos não podiam sequer imaginar um número como "666" , pois não conheciam o sistema decimal. O número teve que ser "seiscentos - sessenta - seis" .

Além disso,naquela época não se usavam números, então eles tinham que usar as letras do alfabeto para sua aritmética , começando com "A" para "1" , "B" para "2", etc . Assim eles tiveram que escrever números como palavras, neste caso, "666" , ou se não, tem três personagens completamente diferentes, um para 600, um para 60 e outro para 6. Estas três letras diferentes em grego seria "jxs": o "chi" para seiscentos , o "xi" para sessenta e um "dígama" (letra arcaica) para 6. Se a marca da besta é uma tatuagem, não poderia ter sido "666" e sim essas três letras que nos parecem bem raras. 

Agora, se cada letra é um número diferente, então cada palavra ou nome também tem um número, o qual é a soma total dos valores numéricos das cartas respectivas . O nome "aba" seria "4" ( 1 2 1 ) ou " Abba " seria 6 ( 1 2 2 1 ) . Em uma parede de Pompéia há uma pichação bastante romântica dizendo: "Eu amo uma garota cujo número é 545". Entretanto, existe algo de interessante com essa conta. Se eu sei o seu nome, eu só tenho que trocar cada letra pelo número correspondente e somar. Mas se eu disser um número, sem saber a qual nome eu me refiro, nem quantas letras tem, e nem em que idioma está escrito, não teria nenhuma maneira eficaz de proceder do número ao nome correspondente. Por essa e outras razões, é quase certo que os crentes na Ásia Menor sabiam de antemão que esse número se referia a uma pessoa específica. O desafio não era para decifrar o número, mas para entender o significado dos números e ser fiel a essa mensagem. 

Os números misteriosos de Apocalipse 13:18, não só tem muitas interpretações, mas também diversas maneiras de interpretar. Uma dessas maneiras é ter um nome possível e calcular a soma de seus números. Este método produziu uma grande quantidade de candidatos, mas o mais provável é "César Nero", o primeiro perseguidor romano da igreja. Curiosamente, o cálculo é apenas se esse nome em sua forma grega, é transliterado com as letras do alfabeto hebraico com valores matemáticos correspondentes. Outro argumento confirma essa possibilidade. Alguns manuscritos têm um texto variante de "616", e verifica-se que este número corresponde à forma latina do mesmo nome, que tem a palavra final "n" de "Nero" , diminuindo assim o total por 50 pontos . 

Há um outro detalhe que confirma esta análise . O texto diz que "o número da besta é o número de (um) homem" ( 13:18) . Bem, a palavra grega para "besta" (Therion), convertido na mesma forma de letras hebraicas , também soma 666. Sabe-se que havia uma pichação contra Nero, com base no fato de "Nero" e "matricida" somam a mesma quantia ambos. Então , Apocalipse 13:18 estaria dizendo que Nero e a Besta são a mesma coisa. 

No entanto, temos também uma outra possibilidade. Uma escrita antiga chamada Oráculos Sibilinos, tem uma bela passagem que analisa o nome de "Jesus" em grego, e conclui que soma-se 888, ou seja, mais do que perfeito. Este é um texto cristão, escrito logo após o Novo Testamento, e mostra claramente que os cristãos usaram os mesmos jogos matemáticos. Mas, à luz desta passagem, o 666 de Apocalipse 13:18 poderia sugerir que a Besta pretende um dia ser absoluta (777), mas há sempre cai em um triste 666. Cristo, no entanto, é perfeito e mais do que perfeito. Nesse sentido, o Anticristo não é somente um anticristo, mas um pseudo-Cristo, uma imitação e paródia (muito boba) do único e verdadeiro Salvador. 

Ainda é de se supor que o número se refira ao Anticristo final, e sua marca será uma espécie de tatuagem na testa. No entanto, o próximo verso, 14:1 (os capítulos estão mal divididos) contrasta a marca da besta, com "o nome do Cordeiro e de seu Pai escrito nas suas testas". O selo de Deus, de Cristo e do Espírito é um tema muito comum no Novo Testamento (Apocalipse 7:4-8 , 2 Coríntios 1:22, Efésios 1:13, 4:30), e nós sabemos que não é uma marca visível ou física. Assim, parece que a marca da besta não será uma tatuagem. Muito menos estava pensando João em computadores e máquinas a laser, quando ele sequer conhecia a eletricidade. Nem tem a ver com o nosso calendário moderno (6 ​​de Junho), de que João não sabia de nada . Inventar tais interpretações é especular e adicionar à Palavra de Deus (Ap 22:18). 

Há uma outra coisa curiosa nesta passagem: o texto não diz que a besta "marcará a todos", em um tempo futuro, como se fosse uma previsão/predição. Ele diz que à Besta "foi dado poder para dar fôlego à imagem" e que "ele faz tudo ... a receber uma marca" (13:15,16), no passado e no futuro. Parece óbvio que os antigos dias de visões de João referem-se ao momento em que João tinha recebido essa visão. É típico das visões do Apocalipse, que quase sempre vêm no passado e no futuro. É claro que muitas das visões de João são claramente futuro (como a vinda de Cristo, Armageddon , o juízo final e a Nova Criação), mas outros claramente no passado ou presente (como o Filho do homem entre candeeiros, no trono e no céu). 

As visões do Apocalipse, é claro, podem ser futuras, mas não necessariamente, muito menos quando elas vêm escritas no tempo passado ou presente. No caso da marca da Besta, onde os verbos não são futuros, decidir se a marca é uma realidade futura literal ou não, é uma decisão humana de interpretação textual, não no sentido do próprio texto.

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Poema do crente descrente

Por Carlos Chagas

Prezado Deus, ex-querido:
É por meio desta que venho lhe falar,
que não mais tenho lhe seguido,
e que em ti não mais posso confiar.

É porque você, como um grande mentiroso, se mostrou
Como duas caras você se revelou.
Dizia que era imutável,
que erros não cometia.
Mas aos poucos fui conhecendo
um Deus que me surpreenderia.

Surpreendeu-me na arte de manipular,
dizendo que dos pobres era a Sua moradia,
que neles repousava a bem aventurança,
e que deles jamais se esqueceria.

Mas a luz veio da Teologia da Prosperidade,
dela vim a te conhecer.
Que Tu só abençoas de verdade,
aquele que 10% dá do que receber.

Eis o que você é: Deus do barganhar.
Isso mesmo: "Você" e não "Senhor".
Porque dou o que espero angariar,
fazendo de ti um garçom a meu favor.

Além do mais um fracote se revelou ser,
porque agora sei que a macumba é mais poderosa,
que o Pão da sua Ceia.
Só com Campanhas Poderosas quebro de Satanás o seu poder,
mas dos elementos "Pão e Vinho" não há poderosa reação em cadeia.

Fracote Deus!
Tu te revelas medonho!
De ti só vejo poder,
quando contigo sonho.

Satanás mais presente aqui está,
no mundo dos homens a amedrontar.
Os crentes mais dele tremem,
do que de ti temem.

Deus imbecil!
Não tenho respeito pelo seu nome.
Porque já vi que com ele,
Ganho o dinheiro do mundo fácil, fácil.

Pode ver, pode atestar,
aqueles que se dizem seus filhos assim o fazem.
Dos crentes que a Ti o dízimo trazem,
O mundo compram só para se abastar.

Não acredito mais na sua cura.
Orei tanto para que o meu dia chegasse!
Até que aquela carta eu li.
Para que a ignorância de mim agora se afastasse.

Como tão ingênuo pude ser?
Na cara estava e não quis ver.
Talvez por tanto amor por ti,
que em vão consegui nutrir.

Se seus filhos representam você aqui na terra,
uma dica vai para ajudar:
Mude sua voz para que ovelhas não mais pereçam.
Porque seguir a voz do reconhecível pastor
Só destrói, mata e enterra!

Agora se seus filhos são,
estes três que irei mencionar:
Valdemiro, Soares e Edir,
Quero apenas lhe dizer,
que por eles é que aprendi,
que de você o mal devo expandir.

Por eles devo pregar o que acredito,
não seguindo a Bíblia,
já que esta só deve ficar,
debaixo do braço apenas a enfeitar.

Devo, por eles, devo dizimar, dizimar, dizimar.
E nem ao menos questionar,
porque do Senhor ungidos são,
a pregar subjetividades particulares sem cessar.

Sem mais quero me despedir,
dizendo até nunca mais,
porque aqui todos dizimam.
Menos você,
que infiel se demonstra ser,
não seguindo o que prega Edir.

terça-feira, 4 de novembro de 2014