terça-feira, 26 de maio de 2015

Vivendo em Santidade - Parte 1

Por Carlos Chagas

Vivendo em Santidade


Versículo Destaque

“Paulo (chamado apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus), e o irmão Sóstenes, à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso SENHOR Jesus Cristo, Senhor deles e nosso: Graça e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.” (1Cor 1.1-3)

1- A Situação Humana

Após pecar o homem passou de um estado eterno para um degenerativo em várias áreas da sua vida, a começar pela falta de comunhão com Deus à morte física e eterna. Houve então a necessidade de Salvação do mesmo por parte de Deus, o qual, se tornando homem, morreu pelos nossos pecados, e ressuscitou pela graça e amor de Deus, sendo o primeiro de muitos, já que sua morte leva os arrependidos e seguidores de seu Evangelho à Salvação.

Sendo assim, a Salvação está ligada a 3 passos: Necessidade de arrependimento, Salvação de Deus e vontade de se santificar após a justificação por parte de Deus. Mas o que é isso tudo?

2- Entendendo os Conceitos de Forma Geral

A vida cristã é um passo a passo. Ninguém nasce salvo, ninguém se salva. Com Deus, a Salvação é imediata e, ao mesmo tempo, lenta. Imediata porque Deus perdoa e salva assim que o pecador desiste de sua vida distante de Deus e resolve segui-LO. Mas é lenta porque o outro passo para a Salvação depende exclusivamente do homem. Ele deve querer caminhar e transformar áreas de sua vida.

Salvação divina é notificar o homem de seu estado pecaminoso, levar este homem ao arrependimento, ao encontrar Cristo ele é justificado e, após esta justificação, seu amor pela criação divina o leva a um caminho de eterna santificação. Mas perceba: Existe Santidade e Santificação. Apesar de estas palavras serem quase idênticas ambas têm sentido diferentes, mas a atuação é comum.

Nas próximas lições estaremos estudando alguns conceito para entendermos o que é Santidade. Os conceitos São: Salvação, Justificação, a vida no Espírito, Santificação e por fim Santidade.

3- A Salvação é HOJE

A Salvação que se encontra explicada na Bíblia é pela graça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo e não por obras para que ninguém se glorie. (Ef. 2.8-9).

A Salvação não vem de obras como algumas religiões não-cristãs pregam (Kardecismo, cientificismo, etc) e esta jamais precisa de manutenção vinda do homem para que tenha eficácia. A Salvação de Deus é completa e eficaz, mas cabe ao homem escolhê-la e praticá-la.

A Salvação, na Bíblia, é a “redenção do homem em sua integralidade”. E esta redenção é ser liberto das garras do pecado por Jesus Cristo, que foi o alto preço pago por Deus, para que tl redenção pudesse acontecer (1Co 6.20).

É fato que o homem não sabe o que ocorrerá daqui uns anos, e nem daqui uns dias. Assim fica mais forte a necessidade do homem buscar esta salvação. É de graça e a mesma, ao ser aceita, deve ser entendida e vivida. O apóstolo Paulo costumava dizer no início de suas epístolas as expressões “servo de Cristo” ou “livre do pecado”, o que não é muito bem entendido por alguns. Parece que é contraditório. Livre ou escravo (preso)? O que Paulo queria dizer é que ele se livrou do pecado graças a Jesus Cristo e sua possibilidade de escolha. Paulo se sentia tão liberto que optou por ser escravo de Cristo. Aqui, ser escravo de Cristo não infere tirania de Deus por sobre Paulo, mas espontaneidade do apóstolo em ser escravo de Deus.

4- A Salvação é Contagiante

A Salvação é motivo de alegria. Ou pelo menos deveria ser. Assim como alguém que ganha um prêmio e quer anunciá-lo a todos, assim deveria ser com a Salvação, pois esse prêmio se estende a todos e oferece bônus aos que o amplia (1Pe 4.8; Tg 5.20).

Vale ressaltar que aquele que é salvo fica em evidência, uma vez que o pecado desumanizou o homem e por meio desta Salvação, a humanização em Cristo se faz eficaz. Schaeffer, teólogo estadunidense dizia: “ser espiritual é ser cada vez mais humano”. O desumanizado procura ser completo. E essa completude se encontra em Cristo. Cristo se apresenta por meio do cristão. Logo, o cristão é destaque para o não-cristão.

5- O Desafio da Salvação

Daí nasce um desafio mútuo: Como se achegar a Cristo se o pecado amarra o não-cristão? E como fazer com que o pecador se achegue a Deus e se arrependa do pecado se o cristão não quer evangelizar?

Diante desse desafio a resposta não é tão difícil. É evangelizar e orar pelo não-cristão. Entretanto isso requer certos passos como aumentar o conhecimento de sua fé, tanto de forma espiritual quanto em leituras e estudos, como também buscar os outros passos que veremos nas lições seguintes como ter uma vida no Espírito e buscar a santificação.

E então, o que é ser santo?

6- Santidade não é... mas é...

Ser santo não é ser arrogante ou extremo conhecedor da Bíblia. Não é ser um extra-terrestre e nem uma “fumacinha”. Não é ter dons espetaculares e nem ser perfeito. Antes de tudo é ser amável e sábio. É conhecer o seu real propósito na Terra e lutar para que todos compreendam tal coisa. É se humanizar a cada dia e se fortalecer na fé em Cristo. É estar aberto para Deus, assim que necessário, lhe usar da melhor forma almejando a perfeição, que está no Criador e Redentor, Jesus Cristo nosso Senhor e Salvador.


Caso queira baixar a lição em DOC clique aqui.