terça-feira, 22 de setembro de 2015

Seja um Pixel

Por Carlos Chagas

Você sabe o que é um pixel? É um ponto luminoso do monitor que, juntamente com outros do mesmo tipo, forma as imagens na tela. Ou seja, é um ponto. Já pensou que sua foto, ou aquela imagem linda que você colocou como papel de parede em seu PC, Notebook ou telefone tem milhões desses pontinhos? A grande questão é que muitos não sabem disso, não se impostam com isso, mas quando falta apenas um pontinho desses na tela sua revolta pode ser grande. Sua imagem fica feia, violada e toda vez que você abre a imagem na sua tela o que mais chama a atenção é aquele pixel morto na tela.

Como pode um pontinho em meio a milhões fazer tanta diferença? Isso se dá porque ele desempenha algo muito importante: uma função exclusiva dele. Todos amam imagens bem definidas, com linhas perfeitas e se falta um pontinho naquela bela linha ela fica defeituosa, estranha, sem beleza. Apenas um pixel pode mudar muita coisa. Pense um rosto lindo de um(a) modelo. O que será deste rosto se um pixel inverter sua cor? E se ele ficar vermelho? Pensaremos que é uma espinha? Uma infecção? Uma pinta? Um machucado? Saiba que este pixel é responsável por diversas interpretações quando em conjunto com diversos outros.

Na vida os seres humanos não são tão diferentes assim, aliás, desempenham papel mais ilustrativo e visto que não são um pixel apenas. O problema é que muitos não percebem isso ou às vezes percebem mas não valorizam como deveriam. E, por isso, a vida se torna defeituosa. Muitos fogem de seus deveres e ainda culpa outros por isso. Isentam-se de suas responsabilidades tirando a beleza da vida e não percebem que com uma simples ação sua, ainda que pequena, pode trazer grande beleza. Diante dessa irresponsabilidade na vida temos muito que aprender com um pixel.

Talvez sua ação não destaque em comparação com as demais. Talvez você queira uma consideração maior que os demais. Digo que provavelmente não alcançará. E que bom se isso acontecer porque você deve focar na obra do conjunto e não sua apenas. Não brilhe sozinho. Não será belo. Saiba que ainda que seu brilho não seja considerado pelos demais o destaque da imagem existe um Admirador lá fora deste brilho que nos assiste como um todo, que aprecia a boa imagem. Façamos desta imagem uma bela imagem. Não desfoque de sua função, apenas lute em realizá-la com sucesso e maestria. Seja sábio, seja um pixel.

terça-feira, 15 de setembro de 2015

O Homem de Posses

Por Carlos Chagas

Havia um homem poderoso, de muitas posses, o qual ninguém sabia de onde vinha e nem pra onde ia. Apenas sabiam que procurava algo. Chegando numa cidade, dita cristã, ele passou a questionar as pessoas uma pergunta muito estranha:

- “Suponhamos que vocês descobrissem agora que não existem regras para a vida e que tudo é permitido, podendo fazer o que quiser sem que haja punição. O que fariam?” 

- “Eu ajuntaria riquezas alheias” disse um. 

- “Eu viveria em festas e beberia até não aguentar mais”. Disse outro. 

“Eu isso eu aquilo”... Todos começaram a falar de seus desejos, até que um desta cidade questionou aquele poderoso homem: 

- “Mas senhor, por que tal pergunta?” 

- “Gostaria de saber se há na terra um cristão que de fato tem um coração bom. Sei que tem, mas não o acho.” Disse o homem estranho. 

- “Desculpe-me senhor, mas diante da sua primeira pergunta, o senhor não achará tal pessoa. Fazemos as coisas devido a regras. São as regras que nos guiam.” Disse um da cidade. 

- “Este é o problema. Quando damos o poder para o homem é aí que de fato o conhecemos. Sei das intenções dos corações. A minha pergunta foi apenas um teste para saber do que de fato é feito o coração das pessoas. Digo que a regra deveria servir apenas de apoio para que o sentido da vida seja entendido. Cristo assim pregava e vejo que muitos ainda não entenderam. Procuro aqueles que entenderam a mensagem de vida e que se desvencilharam das leis e regras, colocando o amor como regra maior. Na minha pergunta eu tirei a regra porque o amor não há como tirar”. 

Depois de dizer estas palavras as pessoas ainda não procuraram entender aquilo, assim como muitos não procuraram entender as parábolas de Cristo em sua época. Continuaram suas vidas religiosas, pregando salvação a um mundo perdido assim como eles são. 

O homem de posses? Ainda caminha por aí, achando uns e outros que, mesmo diante da pergunta tendenciosa, respondem de coração: “...continuaria fazendo o que Cristo pediu para fazer”. Dizem isso porque entenderam que a regra em si não vale nada e que o amor sempre deve prevalecer. 


terça-feira, 8 de setembro de 2015

Apostila Recomeçar para Disipulado - Disponível para download

Por Carlos Chagas


Se você precisa de uma apostila que trabalhe os fundamentos cristãos em novos convertido fica aqui a disponibilidade de baixar esta que com certeza é muito boa. A apostila que originou esta é da Igreja Batista de Contagem, redigida pelo pastor Antônio Cirilo, pessoa esta que tem o meu respeito. Para baixá-la clique aqui.

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Apostila de Aconselhamento Pastoral

Por Carlos Chagas

Apostila de aconselhamento pastoral. Muito boa para quem almeja excelência no tratamento de pessoas em dificuldades.

Para baixá-la clique aqui.