sábado, 4 de dezembro de 2010

Pergunta: "Cristo pertence somente ao Cristianismo?"

Por Carlos Chagas

Esta seção é destinada a responder dúvidas comuns no meio cristão. Algumas delas foram realizadas por visitantes do blog, outras encontradas em pesquisas pela Net e outras formuladas por mim mesmo. Caso queira realizar uma pergunta favor acessar o Fale Conosco. Seu nome será mantido em absoluto sigilo caso assim o queira. Não tome tais respostas como algo definitivo para sua vida. Reflita nelas, pense mais um pouco e peça instrução divina para melhores posturas ante suas dúvidas. E lembre-se: Duvidar de algo, com interesse em aprender mais, não é pecado, e sim uma dádiva. Deus lhe deu um cérebro... para quê?

Pergunta:

"Cristo pertence somente ao Cristianismo?"

Esta pergunta chegou até o blog através do fale conosco por uma pessoa que preferiu deixar seu nome em anonimato. Quanto à resposta é não. O Cristianismo obteve seu surgimento graças à pessoa de Cristo. Após a morte e ressurreição deste o Cristianismo passou a elaborar sua leitura da vida de Cristo fazendo uma aplicabilidade de seus ensinos e elaborando com isso uma teologia própria.

Com o passar dos anos percebeu-se que o Cristianismo é a religião que mais fala de Cristo com propriedade. Isso talvez gerou na mente de seus seguidores a idéia de que Cristo é o seu bem maior porque se fala somente de Cristo e vive-se somente para Ele, logo ele é do Cristianismo. Mas essa idéia é errada. O fato de se viver para Ele não quer dizer que Ele é uma exclusividade ou um bem. Ninguém prende ou domestica Deus.

Cristo/Deus está aberto para qualquer um se achegar a Ele. Assim como o Cristianismo está aberto para ENSINAR sobre Ele. Se Cristo for do Cristianismo entender-se-á que a salvação está somente no Cristianismo, ou que só o Cristianismo salva, retornando então à teologia católica medieval. 

Além do mais diversas religiões e não só o Cristianismo falam e vivem para Cristo, por exemplo o Espiritismo Kardecista e os baixos espiritismos (Umbanda, Kimbanda, etc). Todavia vale lembrar que toda religião é uma releitura de algo (no caso aqui é de Cristo ou Deus) buscando uma aplicabilidade de efeito para a realidade. Se Cristo pertence ao Cristianismo somente porque este fala Dele, Ele também deverá ser considerado das demais religiões por estas fazerem uma leitura sobre Ele. Portanto a resposta a essa pergunta é: Não, mas o Cristianismo pertence a Cristo.