terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Inteligência ou vontade ante à Salvação?

Por Carlos Chagas




Após assistir a esse vídeo parei para pensar diversas coisas que, antes, eu não possuia respostas, mas que agora, mesmo sem respostas, me leva a raciocinar certas coisas com relação à Salvação cristã relacionada à busca dos humanos por ela.

Não que o vídeo trate a questão da salvação, todavia este vídeo ajuda aos estudiosos cristãos a pensarem em certas posições adotadas por si próprias ante a realidade. No vídeo Marins tenta mostrar que nem sempre uma má escolha denota falta de inteligência, mas que a motivação e o despertar de interesse é fundamental para que a vontade seja fator determinante na escolha.

Sendo assim parei para pensar: Quantas vezes eu não mais quero seguir a fé cristã? Seria burrice minha em não mais querer seguir o que todos dizem ser o certo, ou porque minha motivação já não mais é a mesma de antes? Na questão de salvação isso é muito interessante. Talvez o desligamento do cristão da salvação se deu no ato em que sua motivação já não mais o diz que aquilo é bom. Ou seja, muitos dizem que ele desviou da fé por ter dado ouvidos à sabedoria do mundo (inteligência) enquanto que, na verdade, seu problema é o fato de que não mais encontra um ideal a que se apegar, seja por não conseguir viver a salvação hoje (que é muito importante gozá-la aqui), ou porque alguém inventou algo enganoso ou mágico demais para se viver (Interpretações errôneas da fé cristã são muito comuns hoje. Vejam os pregadores das massas e suas teologias!), ou então porque algo mais interessante se apresentou a si.

Neste último ponto citado acima existe algo a se meditar: Se a vontade dita o meu jeito de ser social fica óbvio que devo tomar cuidado com o que escolho para seguir. Pode acontecer (e muitas das vezes) que o que sigo pode ser nocivo a mim, me levando a uma final tenebroso. Doutra sorte essa nova escolha pode também ser algo de valor e positiva. O fato é que a vontade sempre deve ser alimentada. E é aqui que a Palavra de Deus deve ser sempre vivida, uma vez que ela é a fonte de Vida, da qual nada vem velho e sim novo. Palavra de Deus não é a Bíblia como livro, mas simples palavras ditadas pelo Divino e colocadas em prática por um coração com VONTADE  de mudar o mundo e a si próprio. A inteligência em interpretá-la deve sempre existir, mas a VONTADE em vivê-la deve ser grande também. Nesse ponto concordo com o Dr. Marins.

Que nossa vontade cristã seja sempre adoçada pela boa vontade do Consolador, que nos traz sempre Palavras de Vida e de Paz, das quais, no tempo certo, conseguimos conquistar um mundo de maravilhas, com as quais sempre reder-se-á louvores e glórias a Deus. Observe sua vontade e inteligência e sempre se pergunte respeitando a sinceridade e verdade do seu coração: Por que e para que estou caminhando com Deus? Dependendo da resposta, você saberá o tamanho da sua vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de comentar esta postagem. Sua opinião é muito importante!