domingo, 14 de novembro de 2010

Meditação sobre uma resposta neo-nazista

Por Carlos Chagas

Já faz algum tempo que venho estudando a história da 2ª Guerra Mundial e sempre me pergunto: Mas por qual motivo efetivo os nazistas provocaram tal revolução? Por que os nazistas promoveram a Guerra? A essas e outras perguntas eu sempre procurei com afinco as respostas. Assim que eu pensava ter achado respostas eu sempre desconfiava das mesmas, voltando então ao ciclo inicial de se perguntar as mesmas questões.

Já fiquei diante de muitas respostas, mas atualmente eu presenciei uma muito intrigante, respondido por um neo-nazista (apesar de não se intitular assim) quando questionado no YouTube (ver respostas nos comentários do vídeo através do link: http://www.youtube.com/comment_servlet?all_comments=1&v=7kBa3V01D0A) sobre qual pressuposto objetivo e racional ele possuía em se achar melhor que um judeu. A resposta foi literalmente essa:

"Porque o neonazista tem direito de viver na sociedade dele e o judeu não? Simples, porque o neonazista é nacional e a identidade rácio-cultural dele é congruente com a da sociedade em geral, enquanto o judeu é alienígena em relação a isso e tem sua própria esfera de cultura onde seus costumes podem ser melhor preservados e valorizados."

Melhor explicado, o sentido é esse: O Nazista só o é quando se vê integrado e influenciando a sociedade, enquanto que o judeu só vive preocupado com sua etnia e não com a sociedade.

Para quem tenta entender a cabeça de um neo-nazista (porque não existe mais nazistas) como eu isso é muitíssimo interessante porque me leva a um fator determinante para entender a guerra de Hitler e aos pedidos de nova ordem dos neo-nazistas: A meu ver, a guerra aconteceu pelo fato de ambos os lados, os nazistas e os judeus, não atentarem para o outro. Quero dizer, mais importa o "eu" que o "outro". Vejamos os passos.

Nazistas: Pregavam que a evolução das raças estava em seu ápice (arianos). E que os arianos alcançaram o direito de controlar totalitariamente as vidas das demais raças em prol da eficiência da evolução.

Judeus: Segundo um neo-nazista, estes controlam uma sociedade não para que a mesma evolua, cresça ou desenvolva, mas voltado apenas à sua própria etnia. São considerados como aproveitadores e pervertidos já que são voltados apenas ao seu povo.

Geralmente, quando o brasileiro assiste a um filme, documentário ou comentário sobre a 2ª Guerra, sua forte tendência é de ficar do lado dos Aliados (França, EUA, Inglaterra e URSS), ou seja, do mesmo lado que o Exército Brasileiro lutou. Mas isso só ajuda na formação de idéias unilaterais, ou seja, é muito difícil para um brasileiro tentar enxergar o lado de um alemão hitlerista.

Minha tentativa enquanto humano e cristão é não ser partidário no meu modo de julgar as ações, mas de entender e professar minha concepção de vida que, de uma forma ou de outra, é partidária e julgativa, todavia política (aceita controvérsias). Se a idéia professada pelo neo-nazista acima é verídica e vivida pelos seus seguidores, acho que estou numa nova linha de pensamento racional-cristão para minhas concepções sobre a 2ª Guerra Mundial. Antes eu acreditava que a Guerra era uma simples entrega de um povo ao ideal de um homem que queria, a todo custo, reerguer a Alemanha da crise que a mesma se encontrava, resultado da 1ª Guerra Mundial. Ou seja, pura loucura. Mas agora percebo que não foi algo tão simples: Tudo tem haver com o social. A preocupação com a sociedade, mas de forma egoísta, pode ter sido o estopim para a 2ª Guerra.

Se, como eu disse, o argumento do neo-nazista está correto, temos dois erros sociais, condenáveis pela visão cristã, que promoveram a 2ª Guerra: O erro dos judeus foi de, ao invés de lutarem pela reconstrução da Alemanha, no intuito de reintegrar o alemão ao seu estado original antes da 1ª Guerra, sem adaptar sua visão religiosa em suas ações políticas alemãs, acabou por praticarem uma espécie de saque de valores vitais dos alemães, para implantarem em seu sistema étnico-religioso tais valores, fazendo com que o alemão fosse passado para trás. Foi uma espécie de apunhalada pelas costas. Para o nazista, a 1ª Guerra só serviu para colocarem os judeus no poder, aumentando mais ainda a injustiça contra os alemães. E o erro dos nazistas foi o de, (baseado na visão deles), não se verem como evoluídos, e, como tais, não promoverem a retomada da política alemã das mãos judaicas, reestabelecendo a sociedade alemã, nos moldes nazistas com maior amplitude nos direitos humanos como um todo, respeitando não só o direito à vida que os judeus (e todo mundo) têm, como também respeitando sua própria história, já que o ariano é uma evolução de raças e, como evoluído, deve sua evolução aos involuídos. Sem os involuídos os arianos nada seríam. A matança só serviu para que se mostrassem ingratos consigo mesmos.

Diversas coisas dá para se pensar destes dois erros acima. Mas o mais comum de se pensar é o egoísmo. O de não abrir mão de sua forma de pensar em favor do outro; do próximo. O Nazista não abre mão de sua visão de que só ele merece a terra. E o judeu não abre mão de que só sua religião salva e é digna da terra. E a prova de seus erros são as guerra que eles (nazistas, neo-nazistas, judeus, sionistas, etc) arrumam e arrumaram durante a história da humanidade. A cegueria espiritual/humana é a pior das maldições, porque impede o homem de se vê no outro. Sendo assim matar o próximo já não é mais um ato contra si mesmo, mas a seu favor, fazendo do mundo o próprio inferno.

O objetivo deste post é levá-lo a pensar na importância de seu inimigo e amigo como formador de opinião e como alguém que existe assim como você o é para ele e para outros. Veja a vida como uma rede de interligações onde você é só mais uma delas. Respeito o próximo em suas decisões até onde elas não firam a humanidade e o princípio da vida, mesmo que, para isso, seja necessário uma nova intervenção armada como foi na 2ª Guerra Mundial. Oremos para que a ignorância humana não retorne a essa torpe idéia. Chega de mortes desnecessárias e vis. O mundo não é o inferno... pelo menos quero crer assim.

Fontes de pesquisas:





2 comentários:

  1. Bom dia
    devo lembrar o autor que os judeus não saquearam a alemanha e sim foram roubados pelos nazistas e obrigados a trabalhar de forma escrava para a maquina de hitller ,os judeus contribuiram e muito para a evolução da humanidade quer na ciencia quer nas artes em ou em suas empresas e bancos assim como outras etnias o fizeram inclusive os norte americanos e europeus ,apenas querem preservar suas raizes ,já os nazistas queriam exterminar a todos os que se opunham a suas convicçoes e não eram alemães ,vale lembrar que muitos alemães se opuseram a hitller pagando com suas vidas ,os nazistas dizimaram judeus ,negros ,russos ,ciganos homossexuais ,enfim tudo que se pounha a eles ,inclusive fazendo horrendas experiencias cientificas com as pessoas ,não me consta que judeus fizeram isso a outros povos ,tanto é que Israel não vive em uma ditadura totalitaria com o seu povo ,apesar da questão palestina que espero tenha um fim pacifico , portanto para mim o nazismo foi uma loucura coletiva que ceifou milhões de vidas de todos os povos envolvidos nessa insanidade ,e pouco importa ver do ponto de vista cristão ou não,apenas não pode se repetir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendi sua colocação, mas você fala a partir da 2ª Guerra e eu falo a partir da 1ª Guerra. Após a derrota na 1ª Guerra os grandes bancos ficaram nas mãos dos judeus e, com isso, devido às sanções do Tratado de Versailes (muito pesado para o meu gosto) esses bancos forçaram os alemães a viverem na miséria e descaso. E se dependessem dos judeus a Alemanha continuaria assim já que eles, até aquela data, não lutavam por nação alguma e sim para seu comunismo religioso.

      Já atualmente os judeus têm uma pátria falsa criada pelos aliados. E assim, nos dias atuais têm para o que lutar nacionalmente falando. Digo pátria falsa porque o que os Aliados fizeram foi um golpe para com os árabes de hoje: Aceitarem milhões de judeus em suas terras juntamente com as guerras futuras e os gastos incalculáveis que não sairão dos bolsos europeus.

      E antecipando a uma pergunta possível do tipo: "Mas os judeus tinham sim uma terra e foram expulsos... e você agora vem dizer que eles não têm o direito de retorno para sua terra?" Eu respondo: "Se um índio bater em sua porta e pedir sua casa você DEVOLVERIA?"

      Mas finalmente digo que realmente, em questões de atrocidades, os nazistas foram os piores e os judeus jamais beiraram ao caso. Pelo menos pelo que temos em mãos...

      Abração e obrigado pelo comentário

      Excluir

Não esqueça de comentar esta postagem. Sua opinião é muito importante!