terça-feira, 23 de novembro de 2010

Pergunta: "Os 153 peixes de Jo 21.11 se refere à expressão: O Senhor é Deus?"

Por Carlos Chagas

Esta seção é destinada a responder dúvidas comuns no meio cristão. Algumas delas foram realizadas por visitantes do blog, outras encontradas em pesquisas pela Net e outras formuladas por mim mesmo. Caso queira realizar uma pergunta favor acessar o Fale Conosco. Seu nome será mantido em absoluto sigilo caso assim o queira. Não tome tais respostas como algo definitivo para sua vida. Reflita nelas, pense mais um pouco e peça instrução divina para melhores posturas ante suas dúvidas. E lembre-se: Duvidar de algo, com interesse em aprender mais, não é pecado, e sim uma dádiva. Deus lhe deu um cérebro... para quê?

Pergunta:

"Em João 21.11 o autor fez questão de anunciar que a pesca foi de precisamente 153 peixes. Ouvi dizer que este número de refere à expressão "O Senhor é Deus". Isso procede?"

Esta pergunta foi feita a mim pessoalmente pelo meu querido e amado irmão em Cristo Allan. Tive a oportunidade (e ainda estou tendo) de lecionar História da Igreja Antiga e Medieval para os irmãos de sua Igreja (Casa de Oração para todas as Nações - Riacho). Sua dúvida foi gerada após escutar alguém mencionar tal interpretação, a qual gerou em Allan certa dúvida. Assim, vamos ao que interessa: À resposta.

Resposta: Não sei (rsrsrs)!!! Pesquisei tal afirmação e não descobri nada. Mas o que pesquisei isso eu publico à você leitor. Vamos lá!!!

Algumas curiosidades sobre o número de peixes citado por João em 21.11:

A Bíblia é repleta de passagens onde números são citados não de uma forma genérica (como os números arrendondados do tipo 10, 100 200, 150, etc.) mas com uma determinada precisão como se algo estivesse por detrás daquilo (como o 666 de Ap 13.18; o naufrágio de Paulo em At 27.37 onde o número de tripulantes eram exatos 276; etc). E na passagem de Jo 21.11 não é diferente.

O versículo 11 se encontra numa perícope que inicia-se do verso 4 ao 14, onde Jesus incentiva os discípulos a pescarem para se alimentarem. E no verso 11 temos o relato de João que a pesca foi de exatos 153 peixes grandes e que, apesar de serem um grande número, a rede não se rompeu e também tiveram que arrastá-la até à margem pelo fato de não caber no barquinho de Pedro.

Mas afinal, existe algum simbolismo no número ou era apenas um número que era muito bem lembrado por quem contou os peixes? Pode-se citar algumas possibilidades de simbolismos. São eles:

1- O número 153 possui propriedades interessantes. Uma delas é o fato de ser um número triangular, ou seja, a soma de 1 a 17 resultam em 153 (1+2+3+4+5+6...+17=153). O 17 também tem certos simbolismos: Um é o fato de este ser a soma de 10, referindo-se aos 10 Mandamentos e 7, que se refere ao número de Deus; a Perfeição. Um dos que mencionam isso é Agostinho (Agostinho, Homilias em João, artigo 122). Outro é o fato de Jesus, segundo alguns estudiosos, ter ressuscitado no dia 17 do primeiro mês.

2- É um dos 4 números, abaixo de 1000,que possui a estranha propriedade da soma do cubo de cada algarismo, que resulta no próprio número:

• 153 = 1³ + 5³ + 3³
Os outros são:
• 370 = 3³ + 7³ + 0³
• 371 = 3³ + 7³ + 1³
• 407 = 4³ + 0³ + 7³

3- Toda letra grega possui um valor numérico. Talvez o autor quisesse se referir a uma pessoa em específico, mas de forma intelectual, citando apenas o número, fazendo com que pessoas buscassem descobrir quem de fato era o referido por números. Mas como se dá isso? Sabe-se que o povo do mundo antigo adorava quebra-cabeças (como pode ser constatado no vídeo que postei no YouTube a partir do minuto 6:23. Para assistí-lo clique aqui). Um truque comum era usar números para disfarçar um nome. Nos alfabetos Grego e Hebraico, cada letra possuia um número correspondente. Veja na tabela abaixo:

Então se somássemos os valores de todas as letras de um nome obtínhamos um código numérico. Vamos a um exemplo:

A N N A: 1 + 50 + 50 + 1 = 102

Isso parecia ter nenhuma serventia, como foi constatado numa parede de Pompéia onde se lia: "Amo a garota cujo o número é 545". Com certeza a garota sabia que seu número era 545, mas somente ela e o escritor, uma vez que para alguém descobrir de quem se trata tal número chega a ser algo quase impossível. De repente, João poderia estar brincando com este tipo de quebra-cabeças.

4- Ainda de acordo com Jerônimo, zoólogos gregos afirmavam que no mundo existiam 153 diferentes tipos de peixes. Mas isso pode ter sido apenas uma adaptação de Jerônimo e não algo de fato (Jerônimo - Comentário de Ezequiel 47.6-12)

5- Para o Dr Aileen Guilding o número é referência direta aos 153.600 "prosélitos" que foram contados com os súditos de Salomão (2 Cr 2.17). Talvez quisesse fazer alusão à escolha de homens para o trabalho de Deus.

6- Outros afirma que 153 é o resultado dos quadrados de 12 (número de apóstolos) e 3 (que representa a Trindade).

7- Outra coisa interessante é o fato de João usar uma palavra para "peixe", que só é encontrada somente em seu Evangelho e em nenhum livro mais da Bíblia (segundo F. Wilbur Gingrich e Frederick W. Danker em "Léxico do Novo Testamento"). Veja abaixo:



Transliterado para os nossos caracteres fica: Opsárion. Diferente do tradicionál Ichthus. Veja no NT em grego:





Estas são algumas das possibilidades de simbologia do número 153. Todavia, se houve intenção de inserir algum simbolismo no número (como o foi no número da besta), a mesma deve ter alguma relação com o assunto em questão e seu contexto. Vale lembrar que toda interpretação nesce do texto para foram, mas esta deve voltar sempre ao texto para que a extrapolação não aconteça. Outra coisa é perceber o estilo do autor e seu "Sitz in Leben" (contexto vital). Nunca uma interpretação deve se esquecer disso.

Quanto à afirmação de que o número 153 se refere à expressão "o Senhor é Deus" ainda não achei quem a mencione. Entretanto isso não quer dizer que Deus deixe de ser Senhor, já que a pesca foi extremamente atípica, pois foi de 153 peixes grandes de uma só puxada de rede, de quantidade tamanha que não coube no barco de Pedro (que com toda certeza era um barco de profissional já que ele vivia da pesca) e que, para completar o milagre, não arrebentou a rede, contrastando o caso mencionado em Lucas 5. Mas, com certeza, o número 153 ainda dará muitos estudos sobre o mesmo, pois, para alguém mencioná-lo com tanta firmeza e precisão, é porque deve ter sido muito importante para ele.


Fontes de Pesquisa:

http://misterio777.blogspot.com

BRUCE, F.F. João: Introdução e Comentário. São Paulo: Vida Nova, 2005.Págs.: 341-342

GINGRICH, F. Wilbur; DANKER, Frederick. Léxico do Novo Testamento: Grego Português. São Paulo: Vida Nova, 2005.

THE GREEK NEW TESTAMENT, 4th Revised Edition.

42 comentários:

  1. Muito bom o artigo Chagas, deu pra esclarecer bastante, só me lembrei de uma coisa agora,
    não sei se foi no original Grego ou Hebraico rs..rs
    Mesmo assim Deus abençoe pela sua boa vontade
    de olhar e tentar esclarecer, afinal de contas
    eu sou bastante curioso tbm no que se relaciona
    as simbologias da palavra....
    Allan Silveira

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. 153 = ANI ELOHIM = EU SOU DEUS. CADA LETRA DO ALFABETO HEBRAICO TEM UM NÚMERO CORRESPONDENTE, ONDE: A=1; N=50;I=10;E=1;L=30;O=6;H=5;I=10;M=40 QUE SOMANDO É IGUAL 153.
      É JESUS DIZENDO A PEDRO APÓS A RESSUREIÇÃO, PEDRO, EU DOU DEUS. EM LUCAS NÃO DÁ PORQUE É NO INÍCIO DO MINISTÉRIO DO MESSIAS E INCLUSIVE NÃO TEM O NÚMERO DE PEIXES. a fonte: Norbert Lieth = O Judeu que não pode ser Deus = Artigo 01 da Revista Chamada da meia-noite do mês de Janeiro de 2014, páginas de 5-9. Shalom!!!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Prezado Carlos,
    li seu comentário acerca dos 153 peixes. estive, juntamente com minha esposa e filha em Israel. Nosso guia foi um Judeu messiânico que disse que o número 153 representa ou quer dizer: "À sombra do Senhor".Ele deve ter algum conhecimento sobre o significado dos números na Bíblia por ser oriundo daquela terra, vc não acha? Abraços,
    Romário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão da numerologia bíblica é algo vasto e pouco estudado por estudiosos compromissados com a veracidade. No Brasil tal estudo é tão subjetivo que quase tudo deve ser rejeitado por faltas de comprovações científicas, históricas e outras. Mas, no fim das contas, toda interpretação deve ser estudada, afinal, a Bíblia é um instrumento que necessita de interpretação e, sendo assim, está sujeita a variantes.

      Abraços

      Excluir
    2. SEGUNDO O QUE JÁ TENHO LIDO EM UM LIVRO DE CURIOSIDADES BÍBLICAS,OS 153 GRANDES PEIXES;REFERIAM-SE A UM BOATO QUE CIRCULAVA NA REGIÃO DE QUE UM CERTO ZOOBOTÂNICO OU BIÓLOGO DISSE QUE, NAQUELE LAGO (MAR DA GALILEIA) EXISTIA 153 ESPÉCIES DE PEIXES.E JESUS NA SUA INFINDA SABEDORIA QUIS REVELAR MAIS UMA VEZ AOS APÓSTOLOS, QUAL ERA SUA MISSÃO AQUI NA TERRA E QUE SEUS APÓSTOLOS TERIAM DE CUMPRI-LAS.PORTANTO,JESUS,PRA PROVAR A VERACIDADE DESSE COMETÁRIO OU MOSTRAR PRA OS APÓSTOLOS QUE NO REINO DE DEUS HAVERÁ LUGAR SEM DISTINÇÃO DE RAÇA E COR PRA TODOS QUE O RECONHECER A SUA MORTE NA CRUZ DO CALVÁRIO E QUE DEUS O RESSUSCITOU DENTRE OS MORTOS E ACEITA-LO COMO SENHOR E SEU SALVADOR SERÁ SALVO(FIGURADAMENTE UM DESSES 153 GRANDES PEIXES). "Evangelho de João no capítulo 21,10 Disse-lhes Jesus: Trazei alguns dos peixes que agora apanhastes. 11 Entrou Simão Pedro no barco e puxou a rede para terra, cheia de cento e cinqüenta e três grandes peixes; e, apesar de serem tantos, não se rompeu a rede".ISSO É APENAS UM PARAFRASEAMENTO EM FONTES HISTÓRICAS DE PESQUISAS EXTRA BÍBLICAS,DESCONSIDERAREM QUALQUER INTERPRETAÇÃO HERMENÊUTICA DE TEXTO SAGRADO.PAZ.

      Excluir
  5. 153 são as características de personalidade que devemos amealhar


    1 abnegação 81 imaginação
    2 aceitabilidade 82 impassividade
    3 acuidade 83 instrução
    4 afabilidade 84 inteligência
    5 afeição 85 introvidência
    6 afirmatividade 86 intuição
    7 agregabilidade 87 justiça
    8 alegria 88 kardecismo
    9 amabilidade 89 lealdade
    10 amizade 90 liberdade
    11 amorosidade 91 longanimidade
    12 articularidade 92 madureza
    13 associação 93 magnanimidade
    14 atividade 94 mediundade
    15 autenticidade 95 memória
    16 benevolência 96 misericórdia
    17 benignidade 97 mística
    18 bonomia 98 moralidade
    19 brilhantismo 99 mordomia
    20 calidez 100 morte
    21 candura 101 motivação
    22 capacidade 102 naturalidade
    23 caráter 103 obediência
    24 caridade 104 oração
    25 civilidade 105 ousadia
    26 clemência 106 paciência
    27 compaixão 107 parcimônia
    28 compreensibilidade 108 paz
    29 confiabilidade 109 penitencia
    30 conformação 110 perenidade
    31 consciência 111 perseverança
    32 consideração 112 persistência
    33 cooperação 113 piedade
    34 coragem 114 placidez
    35 cosmovidencia 115 plenitude
    36 creatividade 116 polidez
    37 creaturidade 117 ponderação
    38 credibilidade 118 pontualidade
    39 criatividade 119 produtividade
    40 cultura 120 prosperidade
    41 dedicação 121 prudência
    42 desejo 122 qualidade
    43 destreza 123 razão
    44 devoção 124 razoabilidade
    45 disciplina 125 renuncia
    46 discrição 126 reputação
    47 disposição 127 resignação
    48 doação 128 responsabilidade
    49 docilidade 129 reverência
    50 educação 130 sabedoria
    51 eficácia 131 sagacidade
    52 eficiência 132 saúde
    53 eloqüência 133 sensatez
    54 empatia 134 sensibilidade
    55 entendimento 135 serenidade
    56 entusiasta 136 simpatia
    57 equanimidade 137 simplicidade
    58 equilíbrio 138 sinceridade
    59 esperança 139 singeleza
    60 espontaneidade 140 sobriedade
    61 ética 141 sociabilidade
    62 evangelização 142 solicitude
    63 excelência 143 solidariedade
    64 experiência 144 sublimidade
    65 familiaridade 145 sugestão
    66 fé 146 temperança
    67 fecundidade 147 tolerância
    68 felicidade 148 universalidade
    69 fertilidade 149 veracidade
    70 fidelidade 150 vigilância
    71 firmeza 151 vocação
    72 fraternidade 152 vontade
    73 frugalidade 153 vulnerabilidade
    74 generosidade
    75 genuinidade
    76 gratidão
    77 harmonia
    78 honestidade
    79 hospitalidade
    80 humildade

    ResponderExcluir
  6. Pode, também, ser referente a língua hebraica, pois seu sistema numérico não é decimal. "O sistema de numeração hebraica é muito semelhante ao sistema decimal e usa como numerais as letras do alfabeto hebraico. Neste sistema não há o número zero e o valor representado é obtido pela soma do valor que cada letra representa. Por exemplo, o número 177 é representado por קעז que é equivalente a 100 + 70 + 7 = 177." Nesse caso, alguns números podem se confundir com palavras ou frases. Ainda não estudei números hebraicos no curso que iniciei, mas um fato curioso, no mesmo site da citação acima, é "Notadamente os números 15 e 16 não são escritos nas formas 10 + 5 e 10 + 6 pois a palavra resultante é uma das formas de se referir ao nome de Deus. Neste caso pode-se escrever 15 como ‫ט״ו‬ ‎, ou seja, 9 + 6 e 16 como ‫ט״ז‬ ‎, ou seja, 9 + 7."
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Numera%C3%A7%C3%A3o_hebraica

    É possível alguma relação.

    Fiquem na Paz.

    ResponderExcluir
  7. Um guia turístico em Israel disse que este número na simbologia de lá, representa FILHOS, HERDEIROS, então, fica aí pra cada um :p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o que chamamos de eisegese. Obrigado pelo comentário. Isso enriquece o artigo.

      Abração

      Excluir
  8. Tudo bão? C.Chagas,
    Vivendo no mundo com tanta mentira ,é difícil ao menos entender , o que dirá fazer-nos entender ,já que o que mais tem é dúvidas pelo medo (herança de nossos pais ) dadas dos falsos Yahudyim/ judeus , a maior parte do povo sente isto !
    Mas se temos um pouco mais de inteligência ,devemos usá-la . Mas antes, sem afastarmos daquela grande simplicidade do qual veio Yahushua .
    E se há mistérios que devemos saber pra não nos corrompermos com as mentiras do mundo ,e se há uma codificação deixada de verdade nos primeiros manuscritos ,vamos -lá!
    Mas e se foi a exegese do que teve audácia de traduzí-los , vai ficar mais raro saber ,a não ser que nos seja confiado através do ruach Hakodesh pra reconhecer a verdade,já que nenhuma escritura pode ser de interpretação própria ,como está escrito !
    Mas já que também está escrito em revelação 13 que " o que tem sabedoria /inteligência , calcule o número que está codificado em 666, e é também um nome" ,pois se números são letras ,pode ser sim encontrado e sim revelado ! Talvez mais fácil do que se imagina !
    O problema é o medo ! Se as pessoas deixassem o medo de morrer por exemplo , e o medo do homem que o máximo que faz em atitude é ser homicida , seriam livres pra pensar , mas esses maus não fazem isto ,se igualam ao que foi homicida desde o princípio das coisas na terra ( s.a.t.a.n ) !!
    Então se puder e tiver interesse ,faça do grego para o inglês , nome ( jesus ) com os numeros 666, .
    Pode ser que aja uma coincidência , porque essa letra jota foi criada após 1512, por um francês pierre de la remée, alongando a letra ( i ) que estava em ( iesous/iesus) das primeiras bíblias traduzidas !
    Junto com estas coisas descobri que há várias fraternidades com esta simbologia ( chi xi sigma ) , como logotipos ,e ostentações às coisas gregas e romanas e foram criadas por maçônicos ! Elevando frases do tipo ( rio das almas perdidas,com fotos deles próprios ( os jovens dessas irmandades ) ( se não é alpha, é segundo ) !
    Gostaria que pesquisasse a respeito !! Já que é entendido desses algarismos !
    Grande seria uma unidade de pessoas tipo as quais foram aquelas 3000 testemunhas diante de Kefa/pedro , (( mais um número ,nas escrituras )) que fizeram o que determina uma sociedade justa e na fé daquele que trouxe a verdade , O UNGIDO do criador !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Várias questões devem ser levadas em consideração ao se abordar um texto. A mais importante delas é lembrar que um texto foi escrito para sua época. Logo, o texto de apocalipse está inclinado para sua época, ou seja, primeiro e segundo séculos. Portanto, toda interpretação deve respeitar isso.

      Outra questão que deve ser levada em consideração é essa coisa da numerologia. Na sua pergunta você mencionou o nome de Jesus, que no grego seu correlato é iesous (iota, êta, sigma, omicron, upsilon, sigma) que somado dará 888. Usar o nome Jesus, com caracteres latinos e somar os valores das letras para ver se daria o 666 só seria relevante se eu somasse o valor das letras latinas e não gregas. Como não tenho a tabela aqui em mãos fico devendo essa.

      Mais uma questão interessante é que o texto sobre o 666 chama atenção para algo que poucos interessam saber. O texto não quer destacar simplesmente o anticristo, mas mostrar que aqueles que estarão vivos no dia de sua manifestação serão já de antemão seus adoradores, uma vez que aqueles que não o adoraram tiveram suas mortes antecipadas (Ap 13.15). Portanto o mais importante é não ser adorador da besta que saber de fato quem ela é.

      João se referia alguém da sua época, lembrando que ele era judeu e que isso que ele estava a "brincar" era um modo de conversar por códigos, já que o imperador da época, o Domiciano, era tirano e estava a matar quem fosse contra suas ideias. Falar de um imperador e ainda chama-lo de anticristo, associando-o ao mal, era assinar o próprio óbito.

      Abração

      Excluir
  9. Sonho com esse número todas as noites "153". E queria fazer o que significa esse número :(

    ResponderExcluir
  10. Sonhei que estava somando 02 números e que o resultado era "152".
    E, que eu não deveria me esquecer do número 152 quando acordasse pois era muito importante.
    O que será que este sonho quer dizer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não tenho a resposta. Mas se o sonho é de Deus creia que a resposta virá. Deus não brincaria se o negócio é Dele mesmo.

      Abração

      Excluir
    2. 152 somando mais 1 (voce) dara 153 peixes,peixes representam os cristãos,seu sonho é um chamado para que se converta e aceite a Jesus Cristo como unico e suficiente Salvador

      Excluir
  11. Alguns pesquisadores afirmam,e eu fico com esse pensamento. Que o número 153 peixes representavam as 153 nações existente na época de Cristo. Ou seja os apóstolos teriam que pescar todo o mundo com a palavra. Acredito que pode ser verdadeiro.

    ResponderExcluir
  12. No culto matutino que fazemos minha esposa e eu, estudamos João 21 e ficamos, e sempre ficamos quando lemos esse capítulo, com os "153 grandes peixes". Discutimos a respeito e levantamos várias hipóteses, sem chegar a um consenso. Mas a curiosidade acabou me levando a pesquisar na internet e chegamos ao seu blog, que já está entre os meus favoritos pela seriedade e humildade da sua forma de pesquisar. Como podemos ver, Deus sempre trabalha em favor daqueles a quem ama. Que o Senhor lhe abençoe.

    ResponderExcluir
  13. Carlos
    Obrigado por compartilhar seu conhecimento. Sei que é difícil agradar a todos. o Nosso Mestre ainda hoje não agrada. Mas é comum encontrarmos pessoas contrárias, que não expõem suas idéias mas são ávidas em criticar aqueles que desejam orientar com base nas suas experiências e estudos.
    Mesmos que todas as definições não estejam "corretas", importa saber que tem seus fundamentos e que podem ser a expressão da multiforme sabedoria de Deus em se apresentar ao homem.
    Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  14. Alguém pode me falar meu número?
    Guy Afonso

    ResponderExcluir
  15. Bom fiquei curiosa,em baser,desse número de peixe,eu acompanho pele tv a, igreja" mundial do poder do Deus"e o pastor Valdomiro Santiago está,fazendo um propósito com esse número 153 três e está fazendo um propósito de escolher 100 mil pessoas para contribuir com 153 reais e através essa oferta as pessoas vão ser curado vão alcança calsas impossível e alcançar bastante milagre,eu posso confiar nos estamos no tempo de alcanças grandes milagres não que eu , não esteja acreditando mas eu gostaria de ter uma certeza,para não ser lesada,eu acredito muito na bíblia mas quedo tenho dúvida gosto de fazer pesquisa,e ele falou que através desse 153,00 reais,ele manda um peixinho abençoado,como um pingente,isso é verdade!eu não conhecia essa passagem da bíblia falando desse pingente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. os mercadores prantearão pois não terão mais a quem vender sua mercadoria!sai fora povo meu.Apocalipse 18

      Excluir
  16. Aqui um excelente estudo, https://www.youtube.com/watch?v=KsvRrWsl9YE

    ResponderExcluir
  17. Através do Espírito Santo de Deus fazendo a leitura deste texto ...visto q após a crucificação João abandona o ministério e como era uma voz forte entre os 12 os outros 11 certamente iriam com ele

    Deus falou ao meu coração o seguinte
    Pelo conhecimento daquela época pela experiência de João com a pesca e com valores e quantidades o único jeito de mostrar a João q a promessa ainda estava de pé pois no começo do ministério de João Jesus diz a João q ele seria pescador de homens
    1 representa Deus
    5 representa Jesus 5 letras tem seu nome
    3 Espírito Santo a terceira pessoa da Trindade
    E tbm lembrando da promessa q após Jesus voltar pro céu Deus não nos deixaria como órfãos se cumprindo em atos 2 no pentecostes

    Não sei vcs q são mais estudados vão aceitar mas é o que Deus falou ao meu coração

    Paz do senhor a todos aprendi muito aqui tbm Deus abençoe

    ResponderExcluir
  18. Para mim 153 grandes peixes, significa 153 nações que os apóstolos ganhariam para Jesus. Existem mais de 200 nações atualmente, porém muitas dessas nações são países enclaves, resumindo possa ser que Deus perceba o mundo somente com 153 países.

    ResponderExcluir
  19. Perceba a terra e não o mundo...corrigindo

    ResponderExcluir
  20. Se quizerem entender; que eñtendam. Não alêm do que é permitido ao homem saber. 153 é número de dias literáis que Deus, fará uma abreviação dos tempos em atenção aos escolhídos. Como tambêm as 5 pedras que Davi, pegou para lutar, também slgnifica a mesma abreviação.

    ResponderExcluir
  21. 153 grandes peixes, quer dizer, que a partir daquele momento terminava definitivamente a missão de pescadores de peixes, pois, segundo o costumes só existia 153 espécies de peixes. Então, quer dizer, "vocês já pescaram tudo o que tinham para pescar", referente a peixes. Agora é Hora de pescar homens.

    ResponderExcluir
  22. Gostei da última reflexão do Paulo, (10/09/2017) !!!!

    ResponderExcluir
  23. Eu gostaria de saber se na ocasião que uza foi morto ao tocar na arca, ele sabia do que aconteceria com ele , mas tentou evitar a queda pra que na situação da arca quebrar muitos iriam ver dentro dela e morreriam mais pessoas
    Ou
    Simplesmente achou que Deus iria ver sua intenção e não lhe aconteceria nada...

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde, estou escrevendo em 2019, e fazendo um estudo, sobre os milagres de forma cronológica, os 153 peixes, é o último milagre antes de Jesus subir ao Céu em uma nuvem... pois bem o ano de 20(17). Foi o ano onde acelerou o processo de cumprimentos proféticos, em uma das hipóteses acima, diz que pode estar referindo se a um homem, pois bem em 20(18) no Brasil um homem vence uma Eleição de forma milagrosa sendo seu número o (17) , usando uma frase: "Joao 8:32" e um slogan: Brasil acima de tudo, Deus acima de todos( faz se uma alusão de Só o Senhor Reina)... O significado do nome desse homem (JAIR: Deus brilhará, Deus resplandesce MESSIAS: Ungido, Messias BOLSONARO: Bolsa) interessante que esse ficou conhecido por durante a campanha receber uma facada e Andar com uma "Bolsa" de colostomia, até o mês de sua posse...
    Ele nasceu no dia 21 de Março, exatamente na data em que no seu primeiro ano de governo, a data se refere a Festa de Purim, "livramento do povo judeu"...
    O interessante que tanto o número 153, e o número 17, se encaixam perfeitamente...
    O mundo voltou os olhos para o Brasil em 2019... e o nome do nosso presidente aponta: "Deus fara redplandecer o Messias"
    Porém o milagres da pesca maravilhosa, foi o último milagre antes dele Subir em uma nuvem... logo durante a subida dois anjos diziam, "porque olha os para o céu, pois na mesma nuvem que subiu ele virá ".
    Será que estamos vivendo o espaço de tempo entre o milagre da pesca maravilhosa e a volta de Jesus?... Maranata ora vem Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É serio que o Brasil está acima de Tudo? Somente Deus pode estar acima de tudo.

      Excluir
  25. Amei esse blog, muito conhecimento Deus continue usando cada um!

    ResponderExcluir
  26. No alfabeto hebraico cada letra tem o seu número. Se somar cada letra que escreve, em hebraico, a frase " Eu sou Deus" a soma dá 153. Para os discipulos isso era compreensivo por que eram judeus. Logo ali Jesus já ressuscitado revela quem ele era para fazer aquele milagre. EU SOU DEUS.Esse e um tipo de milagre que revela Jesus como o Messias esperado poe eles.

    ResponderExcluir
  27. Tudo tem uma grande conexão, vejo que todos contribuíram para o esclarecimento do número 153 . Eu pois tenho menos
    menconhecimento do que todos ,mais , como todos eu creio oque a bíblia em sua plenitude descreve . Vejo que se identificarmos outros livros da bíblia vamos ter mais entendimento e os acontecimentos confirmaram a palavra de Deus

    ResponderExcluir
  28. Se puder contribuir, sugiro acessar:
    https://judaismonazarenosp.wordpress.com/2020/12/19/o-misterio-dos-153-grandes-peixes/

    ResponderExcluir

Não esqueça de comentar esta postagem. Sua opinião é muito importante!