Por que vejo essa imagem e sinto-me tocado? Por que ainda insisto em rever meus conceitos e percepção da realidade se, daqui à pouco, procurarei remover esta imagem da minha mente e, com isso, voltar ao "normal" novamente? Por que insisto em criar frases de impacto sobre isso no Facebook, Twiter e Orkut se nem ao menos quero mudar tal história? E mesmo se quisesse como mudaria? Enviar dinheiro? Eles roubam. Ir lá? Eles me matam a tiros. Orar? Jejuar? Não sei. Mas ainda me pergunto: Por quê?
Por que os grandes do planeta não revertem essa situação? Será que eles não têm tanto poder? Ou não querem? Quem sabe eles só são chamados "grandes" porque subiram em vários degraus a mais que os outros e, quem sabe, os degraus são estes dois personagens da foto! Ahh, desculpe, agora resta apenas um, porque o outro morreu... por quê?
Será que ele morreu por minha culpa? Será que eu poderia fazer algo para mudar essa história? Não usando sacolinhas plásticas? Votando em nulo? Comprando um terreno para dar um funeral digno e receber por isso? Ou deveria seguir meu curso e investir em vendas de lingerie mesmo vendo esses peitos nus da foto? Ainda me questiono: Por quê isso me incomoda?
Talvez agora esteja criando barreiras que me protegem de mim próprio, de minhas próprias perguntas e críticas. Talvez eu não seja responsável por essa calamidade. Talvez eu não tenha poder suficiente para isso. Afinal, lá é outra nação e possui seu líder responsável. Além do mais o Evangelho vai chegar lá e vai mudar a vida deles... mas de menos do que morreu. Mas vai chegar... com certeza pela mão de um missionário (que não sou eu). É isso. Sou isento da culpa... mas só resta uma dúvida: De quem é a culpa dessa desgraça e por quê ainda me comovo?
" Tu és isso". Somos participantes dessa dor, pois temos todos o mesmo criador. Enquanto olharmos sem indiferença, há esperança. Não estás sozinho neste caminho, amigo.
ResponderExcluirbasta que se seja humano, verdadeiro humano para que esta imagem não nos seja indiferente. revolta-nos muito. olhando para os milhões de dólares que se gastam diariamente em compra de armamento mais sofisticado. Uma aberração! sim, estamos juntos quando o coração é mesmo humano e não somente animal. estes que assim morrem é que nos julgarão. basta que nos lembremos da parábola de Lázaro e o homem rico. S. Lucas 16, 19-31
ResponderExcluir