terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Não há vida sem problemas

Por Carlos Chagas

O que você mudaria no seu passado? O que você diria a si mesmo se pudesse voltar 5, 10, 15, 20 anos atrás?

Lembro-me da minha adolescência. Tempos em que me nutria de sonhos e loucuras, misturando tudo e criando uma realidade paralela que só eu entendia. Passou não muito tempo para que eu visse que tudo aquilo era baboseira.

Lembro-me que era péssimo em português e pior ainda em história. Mas em nada eu era mais fraco do que em matérias de amor. Sempre fui um fracasso com namoradas. Levei tempos para conseguir uma que, não demorou muito, veio a me trair. Achava que rosas as alimentariam e que ser sincero era o que as agradavam. Loucura. Loucura criada em minha realidade paralela.

Lembro-me de acreditar em meus pais quando diziam que mulheres gostavam de homens inteligentes e que somente os estudiosos seriam alguém na vida. Pois me tornei estudioso e... bom, a vida não acabou. Devo aguardar para lançar o veredicto. Mas até agora não sou ninguém na vida (rsrsrs).

Por que escrevi isso tudo? Porque após assistir ao filme "O Homem do Futuro" parei pra pensar na minha vida e no que diria a mim mesmo se tivesse a mesma oportunidade do cientista João. Sinceridade? A minha resposta está na música tema do filme: "Temos nosso próprio tempo... temos todo o tempo do mundo... não temos mais o tempo que passou...". Eis a resposta. A realidade, como Einstein dizia, é composta por tempo e espaço, onde sem um deles é impossível que algo exista. Ou seja, a realidade é relativa a todos.

Assim, meditando em meu passado vejo que é nele que está o meu futuro e se preciso de ir lá no meu passado para mudá-lo a fim de ter um futuro melhor segue-se que jamais terei um futuro e nem mesmo o presente pois me trancarei eternamente no passado tentando sempre ter uma vida sem problemas. Isso é o absurdo da vida: Querer tê-la sem problemas.

Logo, conclui que não precisaria voltar no tempo para consertar nada. Era e é necessário que eu seja o que sempre fui, para que minha vida seja um sucesso, ainda que com fracassos ou derrotas. A vida é isso. É viver o hoje, planejando o futuro e repensando o passado. Preciso vencer o meu eu. Não o do passado, mas o de hoje, porque é ele o culpado dos meus erros. Preciso não só do tempo, ainda que tenha todo o tempo do mundo. Preciso de coragem para querer algo mais. O quê? É aí que quero chegar.

Obrigado Deus.



Tempo Perdido - Legião Urbana


2 comentários:

Não esqueça de comentar esta postagem. Sua opinião é muito importante!