terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Rapidinhas 08 - Sobre Idolatria

Por Carlos Chagas

Idolatria nada mais é que colocar algo ou alguém no lugar de Deus. É dizer que outra coisa faz o que só Deus pode fazer. Além das imagens de escultura uma Bíblia ou um líder de igreja evangélica também podem ser ídolos, quando estes não correspondem ao que simplesmente representam. 

Bíblia só serve para leitura e para a prática. Limitando-se a isso a Bíblia jamais será a Palavra de Deus já que este objeto é tão somente um livro. A Palavra de Deus só O é quando praticada. Logo, a Bíblia se torna objeto de idolatria quando não usada corretamente.

Da mesma forma que liderança é formada por homens e todos são iguais perante Deus. Se um é usado mais que o outro não o fará mais poderoso ou digno de estrelinha na testa. 

Por fim, a verdadeira idolatria nasce no coração. Quando estimulada vai para sua exteriorização, onde ganha a forma de um ídolo. Ninguém cria um bezerro de ouro sem antes ter uma ideia na cabeça de quê isso de fato representa. Isso tanto é verdade que muitos condenam imagens católicas de Jesus Cristo, mas quando questionado sobre a possível forma humana de Cristo quase todos não deixam de criar em suas mentes a imagem do possível Cristo: Homem branco, italiano, de barbas e cabelos longos, olhos azuis... Não seria isso uma imagem? E seria isso uma idolatria?

2 comentários:

  1. Oi Carlos, paz irmão, muito bom seu blog, estou acessando a pouco tempo, mas tenho me identificado com o que li até agora.... continue o bom trabalho meu camarada...
    Moro no Paraná, mas também sou mineiro, você mora em BH? Gostaria de manter contato direto contigo, se você permitir, creio que eu ganharia muito em conhecê-lo pessoalmente, vez em quando vou a Belo Horizonte visitar familiares, tenho muitos aí.... Abração! Deus te fortaleça cada vez mais, e de novo: parabéns, ótimo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu caro;

      Pelo contrário. Será eu que crescerei contigo! Hoje frequento uma igreja no bairro Santa Helena em Contagem ajudando um pastor amigo meu a crescermos com ela. Mas você tem meu email (no fale conosco logo acima da página) e quando vier é só falar antes que damos um jeito de nos encontrarmos com certeza.

      Abração

      Excluir

Não esqueça de comentar esta postagem. Sua opinião é muito importante!