terça-feira, 1 de maio de 2012

Império Romano: Série de vídeo-aulas - A Arquitetura - Aula 09

Por Carlos Chagas

Segue-se com a série "Império Romano: Ascensão e Queda" com o vídeo 09:



A arquitetura romana deriva da arquitetura grega, embora diferenciando-se por características próprias. Alguns autores agrupam ambos estilos designando-os por arquitetura clássica. Alguns tipos de edifícios característicos deste estilo propagaram-se por toda a Europa, nomeadamente o aqueduto, a basílica, a estrada romana, o domus, arcos do triunfo e o Panteão.

Os monumentos romanos se caracterizam pela solidez; aprenderam com os etruscos o emprego do arco, assim como a abóbada ou teto curvo, que os gregos e egípcios não conheceram. Construíram também catacumbas, fontes, obeliscos, pontes e templos.

Os Arquedutos
Os romanos construíam os aquedutos, enormes conjuntos de arcos que levavam água para as cidades. Os europeus aprenderam com os romanos a arte de canalizar a água em aquedutos. Um exemplo dessa influência são os arcos que os portugueses construíram no Rio de Janeiro.

As Estradas Romanas

Os romanos construíram ainda estradas, calçadas e pontes de uma solidez que desafiou as invasões bárbaras e prestaram grandes serviços para o comércio.

O Estilo Românico na Europa

Na Europa, durante a Idade Média, muitas igrejas cristãs, imitando as basílicas de Roma, foram construídas no estilo românico com a abóbada apoiada nas paredes e estas, para suportar o enorme peso, tinham que ser baixas, espessas e com poucas janelas. As basílicas eram edifícios públicos onde havia tribunal, biblioteca, sala de jogos e de conversação.

Os Templos Romanos

Os templos românicos seguiam principalmente o estilo jônico. Diferente dos templos gregos, os romanos não possuíam abertura por todos os lados e sim uma entrada com degrau e pórtico apenas na parte frontal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de comentar esta postagem. Sua opinião é muito importante!