terça-feira, 22 de maio de 2012

Qualidade da presença na condução da educação dos filhos

Publicado por Carlos Chagas



Muitos autores falam sobre a importância da presença dos pais no desenvolvimento infantil sadio da criança. Uns trazem que a qualidade é mais importante que a quantidade, outros dizem que a qualidade de tempo investida é essencial. Alguns ainda falam que o objetivo dos pais deveria ser o de conseguirem mais tempo para estarem com seus filhos.

Um fator comum é a importância dessa presença e algo inquestionável é a repercussão dessa presença na formação da personalidade desse indivíduo, na maneira de se colocar no mundo, seu conjunto de regras, cultura, costumes, enfim sua constituição psíquica.

Se pensarmos em nós como adultos perceberemos o quão significativo foi essa realidade em relação aos nossos pais. Alguns de nós ficaremos felizes e gratos pelos exemplos, outros nem tanto ou poderemos ter um misto de sentimentos.

O ritmo de vida das pessoas a cada dia acelera-se ainda mais. E por essa razão, a relação entre pais e filhos tende a se tornar cada vez mais distante. E importante que tenhamos consciência da importância da nossa participação na condução da educação de nossos filhos, Essa responsabilidade é dos pais. Não adianta querermos passar esse bastão porque quem irá arcar com as consequências dessas escolhas são os próprios pais. Podemos e devemos, se possível, ter colaboradores para serem nossos parceiros nessa empreitada, mas a responsabilidade é dos pais.

VALE A PENA INVESTIR

O tempo que você investe em seu filho é tempo investido em você! Antes de dar algumas dicas sobre como estar presente mesmo na ausência, não podemos deixar de falar que o tempo presente é fundamental. Procure criar uma rotina de presença, seu filho se sentirá seguro em saber, e sentir, que tem um momento que é só dele. Você pode levar ou buscá-lo na escola, ter o ritual de colocá-lo para dormir e conversar como foi o seu e o dia dele. Nesse momento não atenda telefone e peça que as pessoas não te chamem. Procure escolher uma atividade que lhe dê prazer.

Algumas dicas que fazem com que, vocês pais, estejam presentes mesmo na ausência...

• Deixe um desenho para ele antes de sair de casa se você precisa sair antes que ele acorde. 

• Se seu filho tem uma cuidadora, fale exatamente todos os cuidados que deverão ser realizados. A criança sente a presença dos pais quando a cuidadora é uma parceira da educação. Vale orientação sobre todos os aspectos, onde ela deve passear e onde não pode ir, como escovar os dentes da criança, como deve ser a maneira de se posicionar quando a criança precisa ser advertida e tantos (e coloca tantos nisso) outros aspectos.

• Outro ponto é o final de semana. Belo Horizonte é repleto de eventos e lugares maravilhosos para passelos que incluem os pequenos, belos parques, atividades culturais. Só não aproveita quem não quer. Passear, participar de atividades culturais, de lazer, momentos de descontração com os filhos fortalece o vínculo afetivo.

Acho que vocês, pais, que têm filhos pequenos já escutaram uma célebre frase que muitas pessoas que tem filhos maiores não se cansam de falar: “Aproveita, porque essa fase passa tão depressa e depois só sobram saudades. Eles crescem tão rápido!”. Acredito que não é a toa que tantos pais falam isso. Por que então não seguir o conselho de pessoas que já passaram por essa experiência?

Sobre a escritora: Ana Antoniali é mãe, psicopedagoga, consultora em organização do lar e desenvolvimento infantil e diretora da AIUTARE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de comentar esta postagem. Sua opinião é muito importante!