terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Desafio dos modernos humanismos: Introdução

Por Carlos Chagas

Por que ser cristão? Não bastaria ao homem ser tão somente humano? Para que o título? Superestrutura? Infraestrutura? Afinal, o que significa ser cristão? Para responder a tal pergunta nada melhor que uma auto-crítica ou apenas crítica ao cristianismo. Tal crítica deve ser complexa uma vez que complexa é a teologia e a compreensão do cristianismo.



Sabe-se que o cristianismo não existe para si. O mesmo veio para ser uma entrega eterna à sociedade em seus serviços. Logo, o cristianismo, diante dos humanismos modernos e das grandes religiões pode ser visto como algo especial e essencial? Em suma, o que se tem é que em muito o cristão deixou de ser o tal. Se desviou daquilo que o caracterizava como cristão e, muito das vezes, sem perceber tal desvio. 

Assim, faz-se necessário o reestudo do que é ser cristão, todavia, este não será sumário, e sim exaustivo e demorado. Tal estudo é o compromisso de um cristão que, por amor à causa cristã, procura explicar a sua fé de forma mais teológica, filosófica e social possível. 

Este estudo é destinado à pessoas que realmente querem compreender a fé cristã. Não é recomendado a meros leitores de "blogs", já que o conteúdo é acadêmico. 

Para voltar ao índice clique aqui

Para continuar com o estudo clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de comentar esta postagem. Sua opinião é muito importante!