Por Carlos Chagas
Hipótese - uma tentativa teórica de falar sobre o mundo natural; um conceito que não está ainda verificado mas que se verdadeiro explicaria certos fatos ou fenômenos; "uma hipótese científica que sobrevive a testes experimentais se torna uma teoria científica"; segundo a visão filosófica "suposição que orienta uma investigação por antecipar características prováveis do objeto investigado e que vale, quer pela confirmação dessas características, quer pelo encontro de novos caminhos de investigação; hipótese heurística".
Teoria - uma explicação bem substanciada de um pouco do aspecto do mundo natural; um sistema organizado de conhecimento aceito que se aplica em uma variedade de circunstâncias para explicar um conjunto específico de fenômenos; "as teorias podem incorporar fatos e leis e testar hipóteses"; "busca de equilíbrio de verdade em fato e ideia"; são opiniões sistematizadas; conhecimento especulativo.
Em suma:
Hipóteses: são suposições admissíveis, teorias prováveis, mas não demonstradas. Nascem geralmente para criar certa polêmica e dúvida para que o conhecimento cresça. Não se preocupa com o cientificismo no primeiro instante.
Teorias: são conhecimentos especulativos, puramente racionais. Conjunto de princípios fundamentais de uma arte ou ciência. Geralmente se preocupam com o cientificismo em suas colocações e estão à parte de diálogo em primeiro instante (o que não é o caso das hipóteses).
Fontes:
AURÉLIO, Dicionário.
Google;
http://www.thefreedictionary.com/hypothesis Acessado em 29/02/2004
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de comentar esta postagem. Sua opinião é muito importante!