Por Carlos Chagas
Domingo, dia 01 de agosto de 2010. Era para ser mais um domingo comum de louvor. Era... porém, neste dia abrimos o primeiro dia de agosto com um primeiro problema do mês: Um Reset inesperado da mesa de som. Na minha igreja (Igreja Batista Betel no Flamengo / Contagem / MG) usamos a mesa 01V96 VCM da Yamaha (Veja na foto abaixo):
Para quem opera esta mesa sabe o quanto ela é poderosa e fácil de operar. Chega a ser mais fácil do que essas mesas simples de amadores. Mas eu não sabia o quanto ela chega a ser complicada quando sofre um reset inesperado.
Nesse Reset (reinício de atividades no ponto 0, ou seja, no estado que vem de fábrica) perdemos todas as equalizações de vozes, todas as cenas dos grupos de louvor, todas as configurações de usuário e, o pior, todas as pré-definições de instalação da mesa. Esta última perda mencionada fez com que o som ficasse totalmente comprometido. Alguns canais foram trocados, algumas funções desabilitadas e o Subwoffer não mais funcionava, o que me fez entrar em desespero, já que faltava apenas 50 minutos para o início do culto de domingo.
Como eu não domino esta mesa, recorri aos meus fiéis amigos e irmãos de ministério "sonoplástico": Fernando ("Nandão"), Daniel e Ronald, numa convocação iminente, na tentativa de solucionarmos os problemas. Apesar da prontidão dos três, não conseguimos resolver quase nada. O que fizemos??? Fomos à autoridade máxima da sonoplastia que conhecemos e confiamos: Nosso amado irmão e amigo Marco Aurélio da Igreja Batista do Tirol, que se dispôs no ato da ligação telefônica, resolver nosso problema.
O mais incrível é que o Marco Aurélio chegou justamente no horário do culto (18:00) e às 18:20 ele já havia diagnosticado todo o problema, já havia solucionado e já havia equalizado todos os microfones e aparelhagens. INCRÍVEL!!!
Após o culto o nosso 2º Salvador (porque o primeiro e maior é Jesus Cristo, é claro), Marco Aurélio, desconfigurou tudo de novo para que aprendêssemos juntos a solucionar a BOMBA.
Eis os passos que precisávamos seguir:
No painel de botões da mesa (canto esquerdo) necessita clicar em "Patch" (Veja na figura o círculo Vermelho). No painel da mesa aparecerá várias opções. Na tela, vá na guia "In Patch" (Veja na figura o círculo Verde). Como a mesa foi resetada ela desconfigura toda a organização do usuário. Sendo assim, como nós usamos um ADAT (sistema de recepção e distribuição de sinal), que é uma peça extra da mesa, ou seja, não faz parte dela, após o reset ela já não mais reconhece a harmonia posta pelo usuário entre ela (mesa) e a peça (ADAT).
Esse ADAT, na minha igreja, é usado para transmitir o áudio dos microfones nos PA's e do Subwoffer. É um hardware que auxilia a mesa na recepção e envio de sinal. Logo, após o reset da mesa, os microfones, que foram pré-configurados do ADAT para a mesa, com saídas de áudio dos canais 13, 14, 15 e 16, retornaram para as posições origianis de fábrica, que são os canais 17, 18, 19, 20. E o Subwoffer não mais funcionava. Portanto a necessidade de reconfigurar o painel PATCH.
Voltando na guia "In Patch" precisávamos configurar os canais da seguinte forma:
- 13: ADAT 1
- 14: ADAT 2
- 15: ADAT 3
- 16: ADAT 4
- [...]
- 20: ADAT 8
- 21: AD 13
- 22: AD 14
- 23: AD 15
- 24: AD16
- 25 SL 01
- [...]
É só seguir a seqüência. Aqui, transferimos a entrada de áudio, que estavam nos canais 17, 18, 19, 20, para 13, 114, 15, 16, e harmonizamos os restantes.
Depois salvamos em Lib estes passos acima.
Bom. Já estava configurado a entrada dos áudios, mas faltava configurar onde queríamos que tais áudios saíssem. Portanto fomos até à guia "Out Patch".
Lá, configuramos da seguinte forma:
- ADAT 1: AUX1
- ADAT 2: AUX2
- ADAT 3: AUX3
- ADAT 4: AUX4
- ADAT 5: AUX5
- ADAT 6: AUX6
- ADAT 7: AUX7
- ADAT 8: AUX8
E OMNI:
- 1: AUX1
- 2: (Em branco)
- 3: AUX8
- 4: AUX8
Assim, ficou configurada as saídas de áudio. Sendo que:
- AUX1 é o retorno geral;
- AUX2 é o retorno de fone do baterista;
- AUX3 é o retorno de fone do baixista;
- AUX4 é o retorno de fone do guitarrista;
- AUX5 é o retorno de fone do tecladista;
- AUX6 é o retorno de fone do violonista;
- AUX7 é o painel de controle por Faders do volume de Subwoffer individual.
Em OMNI eu uso a saída 1 para os retornos gerais e 3 e 4 para gravar o áudio no notebook com Stéreo.
Depois disso, fomos até Out Lib e salvamos a configuração de saída.
Então ficou faltando apenas configurar o perfil do usuário. Então clicamos na guia "DIO/SETUP" e no "PREFER 1". Desmarcamos TODAS as opções e começamos a marcar apenas as que nos interessavam. Foram elas:
- AUTO Pan Display;
- AUTO Equalizator Display;
- AUTO Channel Select;
- Store Confirmation;
- Recall Confirmation;
- Patch Confirmation.;
- DIO Warning;
- MIDI Warning;
- Cascade COMM Link;
E em MIDI/Host: Studio Manager Post: USB; ID: 1.1
Mas para que todas essas informações? Simplesmente para que você enxergue que sonoplastia não é lugar de oba-oba, mas é ministério no deserto. Aquele que almeja a sonoplastia deve estar ciente de que só ouvirá reclamações e quase nunca elogios. Portanto, que o silêncio (ausência de reclamações) venha a ser tomado como elogio. E se você é daqueles que gosta de reclamar do som de domingo aconselho a você a assumir uma sonoplastia, para que você veja de perto que problemas como este acontecem a todo o tempo. Este é só um dos muitos que presenciamos e solucionamos. Vida eterna aos sonoplastas. Glórias ao Nosso Deus.
Agradecimentos:
Aos sonoplastas da minha igreja: Fernando, Ronald e Daniel. Sem vocês o sofrimento daquele dia seria bem mais doloroso e sem graça nenhuma... Depois nós rimos à bessa....
Ao Marco Aurélio pela sua paciência, devoção ao ministério e a Deus, pela sua disciplina e sabedoria no ramo, e por quebrar tantos "galhos"... meus sinceros agradecimentos!!!
Ao nosso líder de louvor, Júlio Amaral que, mesmo não entendento "patavinas" ainda se dispõe a sofrer com a gente. Esse aí é discípulo de Cristo mesmo. Valeu por caminhar conosco em nosso calvário.
À Deus pelo prazer proporcionado em experimentar algo ímpar em nossas vidas. Muito obrigado por este caminho, porque é só aqui que a vida tem graça e SOM audível!!! Nós O amamos!!!
Caso queira baixar o manual desta mesa clique aqui.
Caso queira baixar o manual desta mesa clique aqui.
DESCULPA, MAS, NÃO TEM COMO NÃO RIR ...
ResponderExcluirREALMENTE FOI MUITO ENGRAÇADO VOCE SO ESQUECEU DE COMENTAR QUE O PASTOR NEM PERCEBEU O PROBLEMA.
PODEM CONTAR COMIGO EU TENHO GRAÇAS A DEUS UMA VISÃO MUITO BOA SOBRE SOM NAS IGREJAS. E ELE ( O SOM ) TEM QUE SER O MELHOR POSSIVEL DENTRO DAS CONDIÇÕES DE CADA MINISTERIO. AFINAL NAO PODEMOS SER RELAXADOS NEM PREGUIÇOSOS BO TOCANTE DA OBRA DO NOSSO DEUS!
ASS: MARCO AURELIO
Valeu Marco... cê é demais...
ResponderExcluirJúlio Amaral;
ResponderExcluirObrigado pelos elogios que você me mandou via "Fale Conosco". Mas quero salientar que se somos bons é porque você soube nos trabalhar... valeu mesmo!!!
ola gostei muito da postagem mas eu tenho tbm um problema la na igreja a uma mesa de som com as equalizaçoes manuais tudo manual entende e não consigo deixar o microfone belezinha vcs poderiao me ajudar nessa parte
ResponderExcluirPrezado;
ExcluirÉ só ler o meu outro artigo e baixar o CD de equalização que está disponível lá.
http://cristaoshoje.blogspot.com/2011/02/problemas-com-equalizacao-equalizador.html
A dica é equalizar o som com as potências no máximo e com os Fader's também no máximo. Precisa de um ouvido apurado para perceber o excesso e a falta de cada frequência. Tal processo também incomoda quem está por perto porque é por demais barulhento. Mas no fim das contas compensa. Isso resolverá seus problemas não só de equalização de microfones como também de tudo o mais.
Abração
meee mano na nossa igreja aqui eu trabalho na sonoplastia e ninguem reconhesse a sonoplastia ,se esquessem que se nós(sonoplastas)não tivermos no culto é quase impossivel ter culto!!!!
ResponderExcluirTemos que trabalhar por amor a obra de Deus pq se esperar por elogios vc morre lá mas não recebe elogios vlw pela postagem..........
Muito bom, A Deus seja a honra e a glória!!!! E aproveitando não é correto utilizar o termo "Sonoplasta" para o que fazemos na igreja e sim "Técnico Operador de Áudio". Sonoplasta e o profissional que edita trilha sonoras, vinhetas, e reproduz sons em em peças de teatros, tv e radio.
ResponderExcluir