terça-feira, 20 de março de 2012

O começo e o recomeço do mundo para os hindus

Por Carlos Chagas

Sabe-se que para o cristianismo a história é linear, ou seja, tem começo, meio e fim. Todavia para os hindus a história é cíclica, o que não impede que haja um final, entretanto, há sempre um recomeço. Segundo Edgard Leite, professor da UERJ, "... as concepções religiosas de origem védica sustentam a eternidade do mundo e do universo. E os finais, que existem, são apenas novos recomeços". O mito do "eterno retorno" tem sua origem nas tradições religiosas e filosóficas indianas. Na Índia, tudo sempre recomeça. Como exemplo temos a deusa destruidora Shiva, que é, ao mesmo tempo, grande construtora.

Para um ocidental é complicado entender a criação do mundo na concepção indiana. Muitos dizem que o deus indiano da criação do mundo é Brahma. Para estes que acreditam Brahma criou não só o mundo físico com suas leis, como também o espiritual. As demais coisas cabem aos deuses restantes. Porém, na verdade, Brahma não "criou" o mundo. Ele simplesmente fez com que todas as criaturas percebessem sua existência. A característica principal do hinduísmo é que cada deus representa a característica de um Deus único. Ou seja: Ele cria o mundo como Brahma, o mantém, como Vishnu e o destrói como Shiva. 



Segundo a cosmologia hindu, um dia da vida de Brahma equivale a 4 bilhões de anos dos seres humanos. Sendo assim, a idade da Terra, que é considerada por muitos de 4,5 bilhões de anos corresponde a um dia de vida de Brahma. Esse espaço de tempo é conhecido como Kalpa. Dividindo esse tempo em 4 milhões de anos surgem os períodos chamados mahayugas. De acordo com os Puranas, um dos livros sagrados do hinduísmo, no fim de cada mahayuga, a humanidade cairá no caos e na degradação moral. Assim, haveria um tempo de perversidade, inveja e conflito.

Quando isso ocorre, Vishnu, que é o deus da ordem, se manifesta como avatar, que é enviado à Terra. O próximo será Kalji, um jovem que é descrito como aquele que "cavalga num grande cavalo branco com uma espada semelhante a um meteoro fazendo chover morte e destruição por todos os lados". A Terra, depois de destruída, ressurgirá das cinzas e quando isso acontecer será o período da volta da pureza e da inocência, conforme os livros sagrados hindus. O último avatar que veio ao mundo foi Buda (4 séculos antes de Cristo). Kalki, portanto, deve demorar um bom tempo para aparecer (cerca de 3.997.600 anos!!!).

Fonte:
SILVEIRA, Evanildo da. Apocalipse: O fim do mundo. Fúria Divina sobre a Terra. Super Interessante, São Paulo, n.291, p.14-15, maio 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de comentar esta postagem. Sua opinião é muito importante!