terça-feira, 15 de outubro de 2013

A realidade - Parte 1

Por Carlos Chagas

Este artigo faz parte da série O que é ser cristão? Caso queira acessar o índice clique aqui.




Então, para que não nos percamos, devemos avançar aos passos. Qual seria a solução para esse impasse?

1- Todo ser pensante deve conceder ao ateísmo o direito de um “não!” a Deus. É possível sim negar a existência de Deus já que o ateísmo não pode ser eliminado racionalmente e pelo fato que Deus não pode ser provado, da mesma forma que é irrefutável.

A experiência da radical insegurança de qualquer realidade leva pensadores ateus afirmarem que a realidade não possui fundamento original e objetivo último e que tudo culminará no absurdo e na ilusão (niilismo).

Racionalmente falando não existem contra-argumentos racionais que aniquilem ou ameacem o ateísmo. Todavia a negação de Deus não se dá apenas racionalmente.

2- Concomitantemente, se dizer “não” a Deus é possível, o “sim” também o é. Por quê?

Se o “não” é aceito porque Deus não se faz presente de fato para estudos e averiguações, o “sim” é possível uma vez que a realidade que está entregue ao homem se mostra com fundamentação desconecta; em todo seu suporte, sem base; em todo seu progresso, sem meta. Portanto o “sim” é tão válido quanto o “não”!
Os mesmos critérios usados pelo ateísmo em prol da derrubada do “sim” a Deus são os mesmos usados pelos religiosos ao “não” ao ateísmo. Seria então um empate?



Para voltar ao índice clique aqui.

Para continuar com o estudo clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de comentar esta postagem. Sua opinião é muito importante!