terça-feira, 14 de julho de 2015

Vivendo em Santidade - Parte 3

Por Carlos Chagas

Versículo Destaque

Sejam praticantes da Palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos” (Tg 1.22)

1. Um Evangelho para crentes e descrentes

Como todos sabem não há uma pessoa sequer no mundo que não pecou. Por causa disso que Jesus Cristo se fez homem para nos salvar. E através da fé nele é que se dá a Salvação. Mas o grande mal está na pessoa que foi salva (justificação) achar que não mais precisa do Evangelho. Achar que se deve apenas levar a mensagem bíblica aos não crentes é o maior erro que se pode cometer. A busca por melhorias em seu ser deve ser constante e não deve cessar.

2. O mal entendido

Muito se confunde santidade com regulamento interno da igreja, ou em outras palavras, usos e costumes. Alguns acreditam que a Salvação e a santificação estão estritamente ligadas às vestimentas, instrumentos musicais, jejuns, opções religiosas, etc. Já foi dito que a Salvação não vem de obras (Ef 2.8-9), mas ainda existem aqueles que forçam a interpretação de fé cristã tentando impor tal coisa. Tal prática também era comum no meio judaico (Mt 11.19). Os que interpretam assim o texto bíblico ainda não entenderam que aquilo que antes era pedra (a Lei) agora está escrito e se vive na carne (2 Co 3.3). Estes não só anulam a Cristo como pensam que por leis serão justificados e salvos (Gl 2.19-21). Isso é o mesmo que matar a Cristo novamente e dispensá-lo (vs 21).

O que mais torna nocivo a este tipo de interpretação é o fato do crente achar que por mais que evite coisas ditas profanas, ou siga mais enfaticamente um regulamento, mais ele se tornará santo. Isso pende mais à religiosidade que a santificação. Neste caso percebe-se que falta entendimento do Evangelho para o cristão, que por sua vez, pregará equivocadamente aos demais à sua volta. Jesus Cristo sempre repreendeu os fariseus e escribas que praticavam tal religiosidade (Mt 23.13-39; Mt 9.11-13; Mt 12.2; Lc 11.14-23; Mt 15.9; Lc 16.14; Lc 20.46-47, entre várias outras passagens).

3. A santificação proposta por Cristo

Ser santo é:

... buscar ser essencialmente humano, ser parte da história, porém vivendo a presença de Deus no mundo (Lc. 7.39).

... ter relação com a busca de uma sociedade sem desigualdades e onde os mais fracos jamais sejam despojados (Mt. 23.14).

... viver a alegria do conhecimento de Deus com oração e fé e é sofrer as angústias da história como resultado de nossos vínculos com um padrão que o mundo não conhece (Mt. 11.25-27; 5.11-12).

... ser separado, não dos pagãos; como Israel equivocadamente tentou, mas é viver a diferença radical dos valores do Reino em meio às sociedades pagãs (Mt. 5.43-48).

... ter na paixão dos profetas a motivação existencial para o nosso enfrentamento histórico do mal (Lc. 13.33).

..., mesmo em dia de sábado, trabalhar a favor da santidade de vida (Lc. 14. 1-6).

... colocar o valor da vida acima do valor das coisas, mesmo aquelas mais "sagradas" (Mt. 23.23).

... entender que o altar diante do qual Deus nos quer ver prostrados não é apenas o altar do templo, mas também os altares ensangüentados dos corpos dos nossos irmãos de história e que estão caídos nas esquinas da vida (Lc. 10.25-37).

... viver a misericórdia no agitado ambiente secular, ao invés de viver a quietude alienada do ambiente religioso que não tem janelas para a história da dor humana (Mt. 9.9-13).

... acreditar que a santidade não se polui quando toca com amor, aquilo que é sujo (Mt. 8.1-4; Mc. 7.1-23).

... não temer ser mal interpretado pela mente daqueles que estão sujos de pretensa santidade.(Mc.7.5;Lc.7.39).

4. Santidade é para mim

Por que o mundo vai de mal a pior? Por que a transformação ainda não se deu de forma efetiva no mundo? Por que Deus não conserta de vez esse planeta? Essas são perguntas que talvez Deus as reelabora para nós hoje: Por que você vai de mal a pior? Por que a transformação ainda não se deu de forma efetiva no seu ser? Por que você não se conserta de vez para o planeta? O grande problema que se têm na compreensão do Evangelho é o de se achar melhor que os outros se esquecendo que a transformação deve começar de si, para os demais, voltando para si novamente. É um ciclo que não deve cessar.

Cobranças sempre são importantes, mas quando estas vêm carregadas de egoísmo se tornam nocivas a quem as elabora. A transformação do mundo começa por um, por outro e por fim, por todos, entretanto, quem será o primeiro a se transformar? Este primeiro deve se predispor por puro altruísmo, imitando o mestre Jesus, que por santidade e amor, morreu primeiro como justo, para que os demais fossem mortos como justos, por causa dele.

O que você acha da frase: "Viver por nada ou morrer por alguma coisa?"

5. A escolha sensata

Desde que você se converteu sua missão já não foi a mesma de antes. Hoje você já não vive para si apenas. E nem para Deus apenas. Seu compromisso é agora consigo mesmo, com seu próximo, com Deus e com a Criação Dele. E toda esta compreensão só faz sentido quando um grau de santidade é alcançado por você. E por causa desta conquista no entendimento de Deus e Sua Obra é que você se reelabora em sua forma de ser e viver ao ponto de reavaliar o mundo. E nessa reavaliação do mundo você se reavalia e também alcança nova consciência. A partir disso, por amor a Deus, você passa a lutar por algo, que já não é somente seu, mas de todos, porque agora você sabe que tudo é Dele. E se tudo é Dele, tudo é por Ele. E se antes não era, agora tudo será para Ele, pois Dele é a Glória, a Honra e o Poder. Amém.

Fontes Consultadas:

www.cristaoshoje.blogspot.com 
Santificação Norteada pelo Evangelho – Jerry Bridges 
www.caiofabio.net/conteudo.asp?codigo=00237

Caso queira baixar a lição em DOC clique aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de comentar esta postagem. Sua opinião é muito importante!