sábado, 18 de setembro de 2010

Pergunta: "É pecado desejar uma mulher? [...] Não consigo arrumar uma namorada e não desejá-la sexualmente..."

Por Carlos Chagas

Esta seção é destinada a responder dúvidas comuns no meio cristão. Algumas delas foram realizadas por visitantes do blog, outras encontradas em pesquisas pela Net e outras formuladas por mim mesmo. Caso queira realizar uma pergunta favor acessar o Fale Conosco. Seu nome será mantido em absoluto sigilo caso assim o queira. Não tome tais respostas como algo definitivo para sua vida. Reflita nelas, pense mais um pouco e peça instrução divina para melhores posturas ante suas dúvidas. E lembre-se: Duvidar de algo, com interesse em aprender mais, não é pecado, e sim uma dádiva. Deus lhe deu um cérebro... para quê?

Pergunta:

"É pecado desejar uma mulher? [...] Não consigo arrumar uma namorada e não desejá-la sexualmente..."

Pergunta feita por um leitor do blog que pediu sigilo de seu nome. Abro aqui com um versículo muito intrigante: "Ouvistes que foi dito: Não adulterarás. Eu, porém, vos digo: Qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela." Mateus 5.27-28.

Este versículo tem sido muito usado no meio evangélico para disceminar a idéia de que, ao olhar para uma mulher, com desejos sexuais, torna-se um ato pecaminoso. Tal afirmação é um perigo. É necessário duas coisas a serem observadas aqui: Primeiro o contexto do texto; segundo o texto (exegese e hermenêutica).

Contexto: Jesus estava ensinando a nova Lei: Menos tábuas e mais coração. Esse seria um bom título para aquele momento. Na passagem citada acima Jesus queria mostrar o pecado que nasce do coração.

Texto: Gostaria que você atentasse para a passagem "... com intenção impura..." ou maligna, segundo outras versões.

Cientificamente falando o homem é dotado de um corpo e neste se encontram tecidos nervosos, os quais são responsáveis por uma série de coisas como: Sensação térmica (frio, calor, etc), textura das coisas (duro, mole, sólido, líquido, gasoso, etc), e também sentimento (raiva, alegria, tesão, etc). O pregador que diz que sentir desejos por uma mulher é pecado está errando em diversos pontos:

1º- Não aceita a criação de Deus: Deus fez o homem com sentimentos e com sistema nervoso. Este nunca deixará de sentir sensações a não ser que anule seu sistema nervoso ou que morra;

2º- Está pecando: Ninguém pode dizer que olha para outra pessoa, seja essa homem ou mulher, se interessa sexualmente por ela, e fala que não teve nenhuma sensação nervosa. Aquele que diz isso, ou está pecando no ato da mentira, ou está com sérios problemas de saúde. Se for a 2ª opção, procure um médico.

3- Não interpreta corretamente o texto: O texto possui um apóstrofo muito importante ("... com intenção impura") e uma discussão de assunto ativa (adultério e não a sexualidade do homem/mulher).

Uma possível interpretação do texto:

Quando Jesus cita as palavras do versículo 28 ele diz respeito ao adultério e tão somente a isso. O pregador que usa tal versículo deve tomar cuidado ao usar as mesmas palavras para outro assunto. Jesus diz: "Qualquer um que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração...". Aqui ele ressalta o fato de um homem, que olha para uma mulher e vice-versa, e que um dos dois é casado ou que os dois são casados, busca alimentar um desejo que é maldoso em seu coração. Essa maldade no coração é percebida antes mesmo de se olhar para a mulher. Ninguém peca sem antes maquinar tal pecado em seu coração (Tg 1.12-15) pois o homem é tentado em sua cobiça. A maldade está em trair o seu esposo(a) ou a esposa(o) de outrem segundo a passagem.

O adultério nasce após uma intenção impura do coração e sempre será assim. Jesus se torna radical ao falar que se adultera em apenas olhar maldosamente, já que sua intenção era em mostrar o quanto o homem é mal e necessitado de Deus. Portanto, o texto não pode dizer nada sobre o desejo sexual, uma vez que isso é necessário para uma excelente coabitação entre homem e mulher. Sem desejos sexuais, não há atração física, e sem atração física, não há casamentos sadios.

Finalmente, respondendo à pergunta:

Não há como namorar uma pessoa sem possuir uma atração física (a não ser que você não a ame e não a queira como sua legítima mulher). Portanto não é pecado desejar uma mulher (quando o desejante é um homem), ou um homem (quando o desejante é uma mulher). Mas é bom observar:

1- Para que você a namora? Para dar um "sarro"? Para não ficar sozinho? Ou para contrair um excelente matrimônio?

2- Quando você está com sua namorada (esqueça este negócio de "ficar", "pegar", "catar", etc), e você começa a sentir desejos sexuais, o que você faz? Dar lugar aos sentimentos? Tenta evitar os pensamentos mas deixa ela lhe instigar? Ou dá um "basta" inspirado em Tg 1.12 e, se necessário, vai embora para casa para que algo de pecaminoso não aconteça?

3- Se você olha para uma mulher de repente, e a acha linda sexualmente (até aí é natural pois nunca  se dá para evitar o olhar, que vem juntamente com o olhar apreciativo) você deve para e pensar consigo mesmo no porquê você a está achando linda. O pecado não está em apreciar, de forma simples, a priori e instintiva, mas para que intenções, as quais poderiam ser desastrosas para seu futuro cristão como: Para "ficar " com ela; apenas se relacionar sexualmente falando; para trair um amigo ou inimigo; para trair sua namorada ou esposa; etc. O olhar deve ser puro: Eu olho, aprecio, julgo e defino minhas ações no coração, antes mesmo de por qualquer pensamento em prática. O ato de apreciar instintivamente ainda não é uma prática maligna e/ou pecaminosa, já que ainda não deu tempo para agir sobre tal visão. Mas lembre-se: Tal olhar instintivo dura um instante até um segundo pensamento, que já é o definitivo para se pecar ou não.

4- Você namora para se casar? O namoro, para mim, é o primeiro passo do casamento. Nunca escolha uma pessoa porque ela é bonita, ou porque ela é "de Deus", ou porque ela é uma "bênção", etc. Escolha esta pessoa porque ela será sua esposa(o), nos momentos bons e ruins, na alegria e na tristeza, para toda sua vida. Namore pouco. Noive cedo. Analise sempre sua/seu pretendente. Pesquise até mesmo no Google sobre ele(a). E só assim se case.

5- Aquele que namora/noiva/casa apenas por sexo será um DESGRAÇADO pelo resto de seu namoro/noivado/casamento ao não ser que se transforme. Medite nisso.

6- O pecado não é um pensamento ingênuo, é uma elaboração, seja esta simples ou complexa. O ato de desejar é humano. O ato de sentir é humano. O ato de sonhar é humano. Assim como o ato de pensar nas consequências é humano, o ato de julgar o certo e errado é humano, o ato de decisão também é humano.

7- Leia a Bíblia. Medite nela. Converse com amigos cristãos. Não adquira opiniões a partir de pensamentos obscuros. Evite amigos que não edificam. Seja edificante em seu meio e não edificado por pessoas ruins. Evite pecar. Seja honesto com você, com Deus e com o próximo, seja este homem, mulher, criança ou velho. Ore ao Senhor todos os dias sobre suas dúvidas e acertos. Ore ao Senhor junto com os seus erros. Aprenda com estes erros. Busque a pureza de Deus para o seu coração. Evite seguir instruções de loucos que mais ensinam doutrinas do que princípios para sua vida. Observe a prática da vida, observe o amor. Siga estes conselhos, mas antes, medite neles. Obtenhas suas próprias respostas, para que você viva sua vida com Deus e não a vida de outro.

Que Deus o abençõe e lhe dê a perfeita esposa.

115 comentários:

  1. Olá Charles

    Gostei muito do seu texto!

    A quase 2 anos eu e meu namorado nos convertemos e mudamos nosso namoro para um namoro cristão ou seja sem sexo, não podiamos casar devido a um processo de divorcio que já corria a 3 anos, no entanto ele sempre insiste muito e agora disse que não vai mais a igreja porque não para de me desejar e que está pecando.
    Pedi para que ele conversasse com uma pessoa espiritualmente mais experiênte.
    E é claro que não vou deixar que ele saia da igreja, mais relatei aqui exatamente o que aconteceu para que outras pessoas possam entender que muitas vezes a falta de informação pode até nos tirar da presença de Deus.

    Deus abençoe você
    Reh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade concordo também falta de informação gera conflitos achando que está pegando.muito bom

      Excluir
    2. Gostei muito como deixa bem claro o comportamento do crista.solteiro

      Excluir
  2. Prezada "Digitais";

    Fico feliz por ver que você teve a coragem de escrever tais palavras. Alegro-me por sua postura: Pedir para que seu namorado converse com alguém mais experiente é uma atitude sábia e, não deixá-lo sair da igreja é algo maior, é amor, tanto por ele, quanto por Deus.

    Estou orando para que vocês encontrem a luz necessária que ilumine seus passos. Que nosso Senhor ajude-os nessa empreitada. Continue assim: Temente a Deus, pronta a ouvi-Lo e sedenta de respostas.

    CHAGAS

    ResponderExcluir
  3. as vezes acontece de eu olhar para uma jovem achar bonito seu corpo, e de repente me vem a duvida será que olhei para ela desejand-a sexualmente? será que pequei? Mas me disseram que quando olha com intenção de desejar voce não esquece, e acho que não acontece esse tipo de dúvida também. é isso mesmo irmão? me explique mais sobre isso.

    ResponderExcluir
  4. Caro Anônimo;

    É como disse no post "... com intenção impura no coração". O impuro aqui é no sentido de maldade. Vou tentar lhe explicar de uma forma diferente:

    Qual a diferença entre errar e pecar?

    Errar: Cometer algo que não foi consideravelmente certo trazendo uma consequência ruim para um ou outro ou todos.

    Pecar: Errar consiente do erro e com a certeza de que aquilo é errado.

    Logo, o olhar e até o desejar não é o pecado. Pecar é praticar o desejo e o olhar pela mera vontade de errar. Todo homem deseja. Todo homem tem sentimentos. Todo homem deseja sexualmente. Mas todo homem deve evitar o mal contra si mesmo, contra a criação, contra Deus e contra o próximo.

    E mais: Ninguém deve namorar alguém simplesmente porque ela é uma pessoa boa, espiritual, legal, inteligente. Tudo isso é importante mas deve haver também o desejo SEXUAL. E como isso acontece? Quando se olha para alguém e o deseja sexualmente.

    Pense um pouco.

    Deus o abençõe

    ResponderExcluir
  5. olhar e desejar, é simplesmente humano. Não é plausível que haja alguém que possa verdadeiramente evitar desejo ou erotismo no mais intimo de sua mente. Nos somos humanos, NÃO anjos. De fato, considerando a passagem na qual JESUS faz alusão ao ADULTÉRIO NA IMAGINAÇÃO E CORAÇÃO, ou no intimo dos pensamentos. Talves ELE quis frisar que, de fato, era imprescindível o advento do sacrifício na CRUZ por parte do VERBO de DEUS (o cordeiro SANTO); porquanto o homem somente com seu patético esforço jamais iria conseguir deixar de pecar e de manter concuspiscencia e desejos.

    ResponderExcluir
  6. Caro Anônimo;

    Sua explanação é plausível mas vale lembrar que a passagem é sobre Jesus ensinando ao povo como agir e não sobre a necessidade de seu sacrifício.

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Ola, eu queria saber o seguinte... eu andando na rua, em um onibus, shopping, lugares sociaveis e ver algumas mulheres bonitas e olha-las so pelo fato de acha-las belas sabe, ate o propio corpo mesmo... isso seria considerado pecado?! pq eu as vezes quando olho pra uma mulher fico me sentindo como se tivesse errado entendeu? como se tivesse pecando contra Deus e q fosse errado msm! o que vc diz?(sou solteiro)

    ResponderExcluir
  8. Prezado;

    O fato de olhar e achá-las bonitas não é pecado. Na linguagem vulgar: Achar as mulheres gostosas não é pecado. Esse sentimento foi criado por Deus. Aliás, só se case com uma mulher se esta lhe despertar algo. O que Jesus chama a atenção é a maquinação do mal no ato do desejo. Por exemplo: "Quero apenas comer essa gostosa", ou "vou chifrar aquele otário de vez", ou "que se foda tudo, eu quero é gozar" dentre outras opções que são egoístas e que divergem do sentido da vida.

    Espero ter sido útil

    ResponderExcluir
  9. Agora entendi, valeu msm! so o fato de olhar e admirar, ate achar "gostosa" no sentido vulgar nao eh errado! entendi kra! o negocio e nao ter pensamentos nem sentimentos impuros, intençoes... sentir atraçao ou admirar e normal! valeu ai!

    ResponderExcluir
  10. Ola, achei interessante as respostas. Tenho namorada inclusive moro junto a anos. Amo ela demais nao tenho duvidas e tambem respeito nao cometendo dulterio. Porem de vez enquando passa aquela mulher na rua e vc acha ela ''gostosa'' olha mesmo a gente sabe que é quase impussivel e na medida que ta olhando eu acho que a gente ta desejando tambem... enfim... outro exemplo , vc assiste aquele programa panico e fica olhando aquelas panicats é claro que da um certo desejo ou um certo tesao, ou as vezes olhas revista porno ou porno na internet... entao a grande duvida é pecado essas coisas : abraço aguardo resposta

    ResponderExcluir
  11. Caro Anônimo;

    A pergunta que você deve se fazer é: Por que assisto ao programa Pânico? Por que leio ou vejo sites pornôs? O pecado não está nessas coisas e sim na sua intenção... ninguém melhor para saber se está ou não em pecado que você mesmo! Pense nisso e, caso seja necessário, entre em contato.

    Abração

    ResponderExcluir
  12. Olá, tenho um namorado, estamos juntos a um bom tempo, se ele se masturbar (desculpe pela palavra), pensando em outras mulheres, ou ficar olhando pra elas demais, e ate mesmo imaginando. Ele esta pecando? O que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso depende do que passa no coração dele. Acredito que algo se torna pecado quando a intenção maligna da ação toma conta da pessoa e de suas ações e pensamentos.

      Quanto ao que lhe cabe é orar por ele e, quem sabe, conversar sobre o assunto se possível. Acho que você só deve tomar postura quando souber que ele de fato faz isso.

      Obrigado pelo comentário

      Excluir
  13. muito interessante esse assunto que poucos falam por receio, queria saber se eu que tenho namorada é pecado se masturbar ou desejar outra mulher? se eu nao tenho intençao de traila mas mesmo assim me masturbo pensando em outra é pecado? obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado;

      O que você deve ter em mente é que a masturbação em si não é pecado e sim os pensamentos e ações que podem contribuir para o mal. Acredito que masturbar pensando em outra pode sim ter algo que venha atrapalhar futuramente seu relacionamento. Todavia só cabe a você descobrir como consertar isso. Lembre-se: Nem todo erro é pecado. Pecar é errar com intenção de fazer o mal.

      Abração

      Excluir
    2. Eu também queria saber se eu que sou adolescente e solteiro e me masturbo diariamente vendo sites pornográficos, é pecado?

      Excluir
  14. Olá! Masturbar-se, sentir desejo, imaginar, istos são coisas que devem ser eliminadas ou não? Ou a questão não é em cometê-los ou não, mas em como se é feito, ou seja, se se masturba buscando amor ou se se masturba de maneira "infantil" buscando apenas a carne e nada mais. Eu quando me masturbo ou olho para uma menina eu olho pra carne por achar algo bom e até de Deus, mas sei que deve haver mais, o amor, a bondade etc. será que nesse caso, eu estou errando e devo de vez acabar com a masturbação e esses desejos na minha vida até achar uma namorada? Eu me envolvo com esses desejos, sentimentos, e depois me sinto distante de Deus, não entendo por que isso acontece comigo, o meu coração chora por isso. obrigado pelas ideias e compartilhamento. Deus te abençõe muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma coisa é proibir (Lei) outra é "seria bom se..." (Graça). Ser cristão é seguir princípios e estes, às vezes, batem de frente com algumas imposições cristãs. O grande problema aqui é o fato de se julgar uma ação a partir da Lei e não da raíz do problema. Em outras palavras: Nem sempre a masturbação é o problema. Pode ser que tenha algo a mais aí. Todavia, não é bom que tal prática seja efetiva. Esta deve vir apenas como "fuga" de um problema.

      Quanto à distância de Deus tal prática é vista como errada já que é definida assim na igreja e, com isso, a consciência não aceita um rumo diferente. Entenda que masturbar não é o ideal mas ainda sim é necessário em determinados momentos.

      Abração

      Excluir
    2. Ta, mas em quanto a um momento de crise existencial ou para dormir, é errado a masturbação? Sou adolescente solteiro

      Excluir
  15. se eu desejar alguem
    digo ela nao sendo casada nem nada
    ou num filme porno
    foto ou essas coisas
    eu nao vou esta planejando nada escondido
    e vou so esta criando coisas na mente
    e me masturbar
    é pecado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fritz;

      Isso depende do que passa no seu coração. A masturbação é uma fuga de um problema ou dificuldade. Permanecer no mesmo pode vir a ser um problema ou até mesmo o pecado propriamente dito. Acredito que algo se torna pecado quando a intenção maligna da ação toma conta da pessoa e de suas ações e pensamentos. Procure se auto-esclarecer para que tudo vá bem.

      Abração

      Excluir
  16. eu mesmo passo pelo mesmo problema,pra mim eu acho que deus me excluiu do sexo
    mas se eu fosse o unico homem da face da terra com certeza ele nao me negario o desejo sexual
    e que tem tanta gente pra fazer filho ai que ele nao liga em me exclui
    me lembro quando eu podia deseja sexualmente as mulheres
    quando comecei a ser repreendido por deus meu mundo desabou
    pois via todo mundo na safadeza e ficava na vontade
    pois nao via logica em fazer sexo com deus me punindo
    entao abandonei minha vida sentimental de vez

    ResponderExcluir
  17. ola cara que fez a pergunta me passa seu msn pra gente debate o assunto ou me adc eriberto-fala-aovivo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Conheci um rapaz num site de relacionamento , a 4 meses só nos conhecemos por foto , estamos fazendo planos de nos ver pessoalmente , e as vezes acabamos conversando e fazendo sexo por telefone ... isso me faz muito bem ,mas tambem sei que estou pecando .... as vezes me sinto muito mal ... o que devo fazer .. já tentei me afastar dele mas estou gostando dele de verdade , e realmente estamos fazendo planos até de nos casar ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que você nem faz "sexo"... e muito menos com ele (alimentação da imaginação)... já que você só o conhece por foto e o fato de que sexo é muito mais do que alcançar um orgasmo. Deveria rever sua conduta. Acredito que isso não é saudável.

      Abração

      Excluir
  19. em relação a masturbação, sempre será pecado. a solução é o perdão na pessoa de jesus cristo, até conseguirmos no poder de jesus abandonar tais hábitos, desejos profanos, mente suja, impureza etc. tudo tem perdão em jesus mediante o reconhecimento individual e arrependimento sincero.

    ResponderExcluir
  20. oLÁ Caro cristão!
    Acho interessante sua visão de mundo. Mto progressista se comparando a massa ignorante evangélica que compoem principalmente o neopentecostalismo.
    Ainda assim, creio que um tradicionalismo imenso em relação ao sexo destrói um pensamento brilhante. Condenar a masturbação e a homossexualidade, é também um julgamento falacioso, agregado aos valores morais da sociedade, pelo cristianismo.
    Jesus, como todos aqueles que passaram pela terra, não esteve livre de ter em suas ideias e valores, ideias e valores de outros pensadores. Era ele, um neoplatonico, ou seja, seguia alungs ensinamentos de Platão. Como um Judeu, tinha a influÇência direta da mitologia judaíca, que se formou num eixo extremamente punitivo, em relação ao sexo. Mesmo assim, vc só achará de fato, essa punitividade, ou essas coersões, em versículos da biblia que não contemplam a vida e as ações de Cristo. Estes resquicios, do qual vc tanto presa, essa satanização do homossexual, da masturbação, e do próprio desejo sexual consciente, é um valor mitológico judaíco de muitos muilenios atras, e que não condizem com a realidade de milhares de sociedades que pela Terra se formaram,e não são mais ou menos humanos, pq não tiveram contato com a Bilbia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Os órgãos sexuais, masculinos e femininos, foram criados por Deus para a procriação, para a aproximação do casal em sua intimidade conjugal, não para práticas sexuais egoístas, individuais, imundas, que servem apenas para o prazer da carne e nada mais. Utilizá-los de qualquer forma além da procriação em matrimônio como brinquedos, sendo usados e abusados, vai contra a vontade dEle. O homem e a mulher devem casar-se e unir-se em carne como uma só.

      Sobre o homossexualismo no Antigo Testamento: Levítico 18:22 Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; é abominação.

      Agora no Novo Testamento: Romanos 1:26–32 Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames; porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário a natureza; semelhantemente, os homens também, deixando o contato natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro. E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável para praticarem coisas inconvenientes.

      Não caia nas armadilhas do "liberalismo" cristão.

      A paz de Cristo.

      Excluir
    2. 1 João 1:9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.

      Todo pecado é errado, vai contra a vontade de Deus. A mensagem de Jesus não é o abrandamento com a perspectiva quanto as transgressões humanas, mas sim o perdão! Entenda isso e aceite Jesus Cristo como nosso único Senhor e Salvador e peça perdão a Deus, arrependa-se, do fundo de seu coração. Você será perdoado.

      Excluir
  21. Olá! Gostei muito do assunto abordado! Essa dúvida me molestou por muito tempo, ao ponto de achar que pelo simples fato de amar as mulheres já estar em pecado. Somos seres profundamente biológicos e não angélicos, logo, desejamos muito naturalmente as pessoas do sexo oposto.
    Nossa sexualidade é, por incrível que pareça, um dom de Deus, e como tal, só se torna uma má coisa se a usarmos de forma errada, egoisticamente, por mera fonte de prazer, sem vinculo emocional e sem compromisso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente esse assunto é um tabú. Valeu pelo comentário. Abraços.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  22. passei 13 anos casado, estou a 4 separado, já tive muitas namoradas e com todas mantive relação, ha mais ou menos 5 meses estou frequentando a igreja bola de neve, exclui todas as mulheres da minha vida, mas elas insistem em sair comigo e já cedi,não penso em casar mas quero uma mulher pra casar,é pecado eu começar a namorar e manter relações antes de me casar?

    ResponderExcluir
  23. Meu namorado me ama muito, e eu também o amo, tenho certeza disso. Eu pedi pra que ele sempre me dissesse a verdade, pois só assim eu poderia confiar e ser feliz, mas então ele me contou que não acha errado olhar pra outras mulheres bonitas, desde que não queira me trair. Eu fiquei muito magoada e pedi pra que ele não olhasse de forma alguma. Em muitas discussões, me disse que instintivamente percebe e vê o corpo delas, percebe se são bonitas ou gostosas (ele usar essa palavra me magoa intensamente), e que aí para de olhar por minha causa, pois tem namorada e me respeita, mas admitiu que a vontade de olhar existe nele, e ele a controla. Mas no meio disso tudo não consigo deixar de me sentir péssima. Eu só queria que ele não desejasse mais ninguém, e que não fizesse esforço pra não olhar, mas simplesmente não quisesse olhar. Me diga o que está errado nisso, o que é pecado e o que não é. É errado que eu queira que ele só queira a mim? O que é a monogamia?

    ResponderExcluir
  24. Prezada;

    Como escrito acima no artigo eu repito: O homem ( e a mulher) são dotados de sistema nervoso bem como de instintos animais. Entretanto o homem tem em si aflorado este lado sexual. O homem possui um desejo sexual bem mais elevado que a mulher e por isso sente tanto desejo de ver e apreciar o corpo de uma mulher. Já foi provado cientificamente que quando uma mulher está em período fértil seu corpo passa a melhorar em sua aparência (face, curvas, etc) atraindo o sexo oposto.

    Entendo sua mágoa pela sinceridade de seu companheiro, mas entenda que o olhar não é o problema e sim desejar com maldade (traição, mero desafogamernto sexual, vingança a terceiros, etc). Mas cabe ao homem controlar isso.

    Quanto ao seu desejo acho que tem muito ciúmes ou ainda falta de compreensão acerca do assunto. Tente se controlar mais. Ciúmes é bom, exagerado é nocivo.

    Monogamia: Regra, costume ou prática socialmente regulamentada segundo a qual uma pessoa (homem ou mulher) não pode ter mais de um cônjuge.

    Abração

    ResponderExcluir
  25. Queria saber se eu posso masturbar minha esposa e ela pode me masturbar, se isso é pecado?(lembrando masturbar com as mãos)
    E se sexo com camisinha com minha esposa é pecado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado;

      Acho que isso nem Deus "bota o dedo". Acredito que não há nenhum problema nisso. Costumo dizer que a consciência mútua de ambos e levando em consideração a fé dentro do quarto é que vale e nenhum irmão deve entrar com dicas ou palavras de conserto salvo em condutas desumanas (brigas, espancamentos, etc).

      Quanto à camisinha acho que às vezes é necessário. De repente o casal quer evitar uma gravidez. A camisinha é a melhor forma. Da mesma forma para a preservação física dos mesmos quando há uma DST.

      Vale lembrar aqui que o sexo não é somente para o nascimento dos filhos, senão o casamento entre pessoas estéreis seria proibido, bem como casamento entre pessoas mais velhas onde já não é mais possível ter filhos devido a idade.

      Abração

      CHAGAS

      Excluir
    2. irmão , não sou melhor que ninguém , mas tenho quase certeza que nossa imagem ''Jesus'' nem antes e nem pós casamento faria isso , na minha concepção qualquer tipo de relação sexual antes do casamento já é impureza sexual, se não poderíamos dizer que não há problemas em sexo oral, na bíblia há até mesmo passagens ditas pra controlar o beijo para não ser dominado pelo mal, não agradar o mal , e o ultimo ponto é que você querendo ou não de qualquer jeito vai se sentir tentado, e violar ''sua mulher'' cedo ou tarde.
      Se sua mulher te tenta tanto a pecar , pode ser uma opção se afastar dela por alguns dias buscando iluminação com Deus, peça a ele sabedoria pois sem ela somos falhos, e pergunte a opinião dele sobre esse assunto, que Deus te abençoe irmão .

      Excluir
  26. Esse assunto deveria ser discutido por varios pastores para que se tenha varias respostas e assim chegar em um termo. Pois algumas pessoas acham tal coisa pecaminosa e outra pessoa nao, tal coisa pode ser um tropeço na vida de um pessoa. Quando somos servos de Deus ao desagrada-lo sentimos no nosso coraçao. A masturbaçao na minha opiniao nao é saudavel para um cristao pois o orgasmo deve acontecer no ato sexual a dois dentro do casamento e com amor. Espero sua resposta

    ResponderExcluir
  27. bem eu sou cristão e digo q esse assunto é muito complexo, pois Deus não se deixa escarnecer, logo tais coisas como , masturbação , desejar mulher casada , ter relações fora do casamento , e etc.. isso são coisas q muitos passam inclusive " Eu" nós temos q pedir a Deus q mortifica nossa carne a todo dia, pq ela é q faz nós errarmos!! infelizmente estou passando por esse problema, pq ser solteiro e jovem é uma mistura de desejos tão grande q as vezes vc não consegue suportar!! mas o melhor é tentar evitar pq o pecado q afasta o homem de Deus!! temos q orar e jejuar e buscar a cada dia!! paz.

    ResponderExcluir
  28. Esse assunto me ajudou muito, era a resposta que eu tava procurando . Eu sempre peço a Deus sabedoria. Uso a ciência pra entender certas coisas da biblia, esse assunto sobre desejar uma mulher sexualmente , eu estava em duvida em ser pecado, mas agora compriendo que , pecado é a intensão de fazer o mal, é a intensão como eu a desejo.mas eu tenho duvida numa coisa ,seria pecado desejar sexualmente uma serva do senhor, eu entrei a pouco tempo na igreja , to tentando entender isso mas ainda não consequir, ,eu não quero errar com Deus. Espero a Resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Raphael;

      Desejar sexualmente uma mulher é algo natural, necessário e de extrema importância para nós seres humanos. Você não se une a uma mulher só porque ela tem dinheiro ou bens (apesar de uns fazerem isso). Você se une devido a uma gama de fatores somados aos desejos sexuais nutridos pela mesma.

      Agora para que aconteça um casamento entre servos de Deus numa igreja é necessário primeiro o desejo sexual de ambos. Não há casamento sadio se não houver desejo sexual. E se alguém disser o contrário estará mentindo para si próprio. Mas este desejo deve ser sempre analisado para não se tropeçar no pecado. Procure saber se esta mulher não é casada, se ela está desimpedida, se é boa pessoa e se você realmente quer ela como uma mulher para sua vida. Se todos os quesitos forem positivos, deseje-a sexualmente, una-se a ela legalmente e curta sua vida a dois.

      Abração

      CHAGAS

      Excluir
  29. Tenho 17 anos, sou solteiro e quase todos os dias me masturbo. As vezes também assisto a vídeos pornô pela internet, mas isso é menos frequente.
    Já ouvi várias pessoas dizerem que esses hábitos são atos pecaminosos, e outros que os defendem dizendo que a masturbação é meio que uma necessidade de todos homem, já que precisamos esvaziar nosso depósito de sêmen, e se não se masturbamos podemos ter uma polução noturna, ou seja, iremos ejacular de qualquer forma. Quanto a pornografia é a mesma coisa: já ouvi dizerem que não é pecado, pois mesmo que não assistamos a vídeos e vejamos fotos desse gênero, poderemos ter um sonho erótico e acabar tendo contato com coisas pornográficas de qualquer maneira.
    Também acredito que tais coisas não sejam pecaminosas. Afinal, sou solteiro, não tenho por quem adulterar e só existe esse meio para mim se aliviar com tantos hormônios aflorados devido a idade. Mas as vezes me bate uma dúvida se estou pecando ao me masturbar e assistir pornô, e logo começo a ter uma sensação ruim, como se estivesse me distanciando de Deus. Sou cristão e Jesus é tudo em minha vida. Não quero nunca seguir um caminho errado e odeio desobedecer meu Mestre.
    Tudo isso acaba me deixando confuso. Não sei o que fazer ao certo.
    Gostaria que me ajudasse. Aguardo a resposta e obrigado desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro;

      Não vai caber a mim dizer se é ou não pecado. O que você disse tem sim um fundo de verdade. Mas se é verdade de fato ou não , não nos importa. Importa é a intenção do coração e sua intenção em seguir a Deus de coração e alma. Ore a Ele. Ninguém melhor que Ele para lhe responder isso.

      Vou te ser sincero aqui. Tais atitudes podem ser sim pecado, mas em outras não... não vivo sua vida e sim você mesmo quem a vive. Além do mais, só você sabe suas intenções e pretensões. O grande problema nos dias de hoje é colocarem o pecado nas coisas e não nas ações. Logo, se há algo de positivo nas ações e práticas...

      Medite, ore... isso que você me pergunta é algo polêmico e que muitos dirão que é pecado, mas não pode ser assim... todos já foram jovens e todos sabem o que os mesmos passam nessa fase da vida. É como já dizia um pastor amigo meu: "De cada 10 jovens que converso na minha igreja 3 não se masturbam, os outros 7 não mentem". De fato, masturbação não começa das mãos, nem da cabeça, mas do coração... e se essa ação é boa ou má, cabe a você descobrir...

      Abração meu amigo e irmão!!!

      Excluir
  30. E quanto a assistir vídeos pornô?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para qual seria a finalidade? Seria benéfico? Não lhe atrapalharia na sua vida? Não adquiriria com isso um malefício como ejaculação precoce? Enfim... só você saberá se é ou não pecado, pois isso nasce é dentro do coração.

      Abração

      Excluir
  31. Mas qual o motivo de mim se sentir distante de Deus quando faço essas coisas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez culpa, remorso, incerteza, medo... o fato é que sua mente possui muitas informações e sua alma na angústia de não se encontrar mesmo com tantas informações... é aí que digo que quem sou eu para dizer se é pecado ou não... é um caminho a ser trilhado e descoberto. E por isso a oração com sinceridade a Deus e a vontade de não se Desviar de Seus caminhos...

      Excluir
  32. E quanto ao sexo sem compromisso?
    Por exemplo: Você está na balada e lá conhece uma mulher muito bonita. Vocês conversam um pouco e ela te convida para ir a casa dela. Chegando lá, obviamente, vocês tem uma relação sexual e logo pela manhã você se despede dela e ambos voltam a viver uma vida normalmente.
    Esse tipo de sexo é pecado? Qual o problema em duas pessoas terem apenas um dia de prazer sexual e lembrarem desse dia a vida inteira como sendo um dos melhores momentos que já tiveram!? No entanto, é claro que tudo precisa ser feito com honestidade e responsabilidade.
    Espero a resposta.
    E então, qual a opinião de vocês?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A banalização daquilo que deveria ser o ápice da aliança é que é um problema.... resumindo uma tese que eu deveria escrever aqui para você: É PECADO!

      Excluir
  33. Respostas
    1. Eu que pergunto.. mas por que ter sexo sem compromisso?

      Excluir
  34. Olá irmãos.Eu necessito esclarecer uma dúvida sobre esses assuntos:Sou estudante,tenho 18 e na minha classe há uma garota que possui um corpo avantajado e parece que está se desenvolvendo cada vez mais. Eu quero saber se olhar para ela é pecado.Eu me masturbava até dois anos atrás mas agora consegui abandonar este ato e evito de olhar mulheres na rua e na TV.Já teve colegas meus que disseram que sou gay por não olhar meninas.Será que estou certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá;

      Lendo o artigo e os comentários com certeza sua dúvida receberá uma luz.

      Abração

      Excluir
    2. Valeu irmão.Olha, o pior é que ela me seduz diariamente e eu gosto dela de verdade.Eu
      queria namorar com ela pra casar e hj eu nem fico olhando ela mais com segunda intenção.é verdade que Deus sempre prepara a pessoa certa para nós?

      Excluir
    3. olha só p/concluir,eu imagino que no livro de Mateus,cap 5,vers 28,indica que um homem casado não deve olhar mulher com outra intenção nas ruas pq não é certo.E
      também masturbação não é pecado porque não vicia nem traz conseqências,na bíblia não existe esta palavra e além disso se fosse,metade dos homens seriam condenados,não é mesmo?

      Excluir
    4. O problema não é o olhar, é a intenção. O problema não é a masturbação, é a intenção. Pense nisso!

      Abração

      Excluir
    5. Deus não prepara a pessoa certa para você. Antes, ele o trabalha para que você seja a pessoa certa para ela!

      Medite nisso também

      Outro abraço

      Excluir
  35. Queria saber como posso me comunicar com você???
    Tenho alguns questionamentos e você é um grande pensador

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ol´pa Paulo.

      Tem sim: Você pode usar o "Fale Conosco" ou ir direto pelo email carloschagas82@hotmail.com

      E obrigado pelo elogio

      No aguardo

      CHAGAS

      Excluir
  36. Boa Tarde!
    No meu local de trabalhado passam muitas mulheres gostosas e acabo olhando para a maioria. Eu olho porque eu gosto. Se eu disser que não gostasse, estaria mentindo. Mas tem pessoas que me dizem que é errado e que estou cobiçando. Escuto MUITAS opinião e fico na duvida. Então? Olhar é errado e um ato cobiçoso ou não? Andando pela rua não vejo essa necessidade. Só vejo essa necessidade quando estou no serviço e como não faço muita coisa passo a maior parte do tempo na internet e sem fazer nada. Então, posso afirmar que olho porque não há muito o que fazer. Tenho 17 anos, nunca beijei e nem transei e quero casar virgem. Mas luto contra a pornografia e masturbação e sempre acabo caindo. Como ser liberto desse vício?
    ESPERO RESPOSTAS!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom;

      Boa parte das respostas já estão nas respostas dos outros. Então vamos ser sucintos:

      1- O olhar não é pecado, se este olhar não estiver com intenções malignas. Mas que intenções são essas? Olhar para transar apenas, olhar desejando que a mulher de outro seja a sua, olhar para a mulher de outro já tendo uma, olhar para a mulher de ninguém e já tendo uma, etc... isso são exemplos de olhares malignos. Outras intenções malignas podem surgir caso seu coração não lhe dê paz.

      2- Como fugir da pornografia? Não existem regras. O negócio é fugir. José do Egito fugiu largando até sua capa para trás porque sabia que contra desejo sexual não há estratégias e sim bater em retirada. Mas evite ambientes, pessoas e coisas que lhe levem a tais atos.

      Espero ter sido útil.

      Mais detalhes leia as respostas acima ou me mande um email mais especifico

      Abração

      CHAGAS

      Excluir
  37. Olá, gostaria de saber se desejando minha namorada, sexualmente estou pecando? Eu à respeito quando estamos juntos, quando nos beijamos não tenho màs intenções em querer fazer sexo com ela. Mas algumas vezes vem estes pensamentos e acabo desejando-a sexualmente. Só quero saber se isso é pecado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Não se este desejo é apenas algo natural... sensações são normais. Lembre-se que a vontade de ficar juntos também é algo da carne. O sexo é algo da carne e o desejo acompanha. Desejar é natural; desejar malignamente é que é pecado. Desejar a namorada porque vc a quer como sua mulher e deseja respeitá-la é algo normal. Desejá-la para simplesmente fazer sexo e depois descartá-la ou porque simplesmente a quer isso é pecado. Pense na questão do mal: O mal que é o problema e não o desejo!

      Excluir
  38. Nossa!
    Esse autor não condena pecado?
    Se masturbar, assistir filme pornô, programas imorais, e outras devassidões só serão pecado se a intenção for má?
    Quando alguém se masturba cantando uma música evangélica?
    Quando alguém assiste um filme pornô com uma Bíblia na mão?
    Quando alguém se envolve com "pensamentos impuros", porém por uma boa causa?

    Segundo o autor desta postagem, tá tudo liberado. Claro, desde que não tenha má intenção.
    Posso passar a vida planejando assaltos à banco. Desde que eu não tenha intenção de assaltar.
    Posso pensar em estuprar moças e crianças, desde que não queira fazer isso na vida real.
    Posso tudo, nesse autor que fortalece o meu pec... Opa! Quis dizer, meu pensamento pecaminoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu, o autor, não disse que tá tudo liberado. Me cita a linha e o parágrafo que isto está escrito por favor. Outra coisa que percebo em seus comentários é a ira que você tem por pessoas que pensam diferentes. Perceba sua fala: "Posso pensar em estuprar moças e crianças, desde que não queira fazer isso na vida real." Qual estupro premeditado não é nocivo? Por favor meu caro criador de sofismas (pelo menos aqui nestes comentários), ataque com clareza. Jamais brinco com a Palavra. Pelo contrário, sou fiel e respeito interpretações. Jamais disse que tudo é permitido. Pelo contrário. Disse que se um pensamento tem más intenções esse já pecou antes da ação. Aliás isso a Bíblia já diz. Eu só salientei que NEM TODO PENSAMENTO É PECADO. Não há como ir à praia e, olhando uma mulher "desenhada à mão" você não sentir algo sexual. Agora, a partir daí configurará o pecado.

      Finalizando, gostaria de lhe dar um conselho: Seja menos ácido em seus comentários. Isso não é bom para o Reino. Não julgue como sendo Deus. Você me desferiu vários adjetivos sem ao menos me conhecer. Um outro grande problema de internet é que nunca temos o mesmo sentimento enquanto escrevemos se estivéssemos à frente com a pessoa. Acredito que se você estivesse na minha frente você me respeitaria mais e me escutaria ou daria maior atenção. Você parece ser uma pessoa muito instruída na Palavra mas quando lê pensamentos adversos acaba atacando sem entender o contexto.

      Mais uma vez Markin, eu não disse que "tá tudo liberado". Eu disse que "nem tudo que você deseja já configura um pecado" e que "nem todo erro é pecado".

      Desejando que o Amor Dele nos ilumine sempre

      CHAGAS

      Excluir
    2. CH: não disse que tá tudo liberado. Me cita a linha e o parágrafo que isto está escrito
      JM: É melhor estar mais atento ao que escreve. Vou ter mesmo que ficar contando linhas e parágrafos pra mostrar suas dúvidas?
      Como já disse no comentário; usou a ciência para dizer que o pecado deixa de ser normal, para dizer que aquele que não peca está enfermo ou morto.
      "Cientificamente falando o homem é dotado de um corpo e neste se encontram tecidos nervosos ... anule seu sistema nervoso ou que morra"
      Como a Bíblia (e não eu) nos ensina, arranque o olho. Anule seu sistema nervoso.

      CH: ...percebo em seus comentários é a ira que você tem por pessoas que pensam diferentes.
      JM: Não tenho ira por pessoas, ou não poderia ser cristão. ´Não posso é ficar calado ao ver alguém ensinando as pessoas a distorcer a palavra para poder pecar.

      CH: Perceba sua fala: "Posso pensar em estuprar moças e crianças, desde que não queira fazer isso na vida real."...
      JM: Você é quem disse que pode pensar desde que não haja intenção de fazer. Usei algo exagerado e assustador, "pelo menos para mim" para você perceber o que você pode estar ensinando. Tudo que o ser humano quer, é uma desculpa para pecar. Do jeito que você colocou no texto e respondendo aos comentaristas, minha frase, (por mais maldosa que seja), se parece com um "tá liberado". "Você pode realmente pensar em estuprar. Não pode é executar esse pensamento". Não tem intenção, não tem pecado.

      CH: Não há como ir à praia e, olhando uma mulher "desenhada à mão" você não sentir algo sexual.
      JM: E você acha mesmo que alguém vai ficar olhando para uma mulher direto para não cobiçar? Acha mesmo que o homem vai a praia com uma venda nos olhos para evitar olhar para mulheres de biquini? Tem certeza que a carne pode se controlar tanto ao ponto de você dizer "pode olhar. Só não pode deixar brotar intenções maldosas", contrariando o que Jesus disse no versículo posterior com uma palavra tão radical?
      I tessalonissenses 5. 22. Fugí da aparência do mal.

      CH: Por favor meu caro criador de sofismas (pelo menos aqui nestes comentários), ataque com clareza.
      JM: Criador de sofisma? Falta de clareza? Usei a Bíblia ao invés da ciência. Você é pelo menos evangélico? Usou até palavrão e termos obscenos para descrever sua ideia! Procurou tanta coisa na linha em que contém as palavras de Jesus, e não entendeu as linhas do versículo seguinte que eu te mostrei, e que também são palavras de Jesus?

      CH: Disse que se um pensamento tem más intenções esse já pecou antes da ação. Aliás isso a Bíblia já diz. Eu só salientei que NEM TODO PENSAMENTO É PECADO.
      JM: Parece aquela situação em que satanás disse para Eva: "Foi assim que Deus disse? não pode comer de arvore alguma?"

      CH: Seja menos ácido em seus comentários.
      JM: Está dizendo para eu pegar leve quando achar que alguém está ensinando errado? Devo passar a mão pelo erro deles também? Minha franqueza foi ácida pra você porquê? Não suporta comentários alheios que diferem do seu? Porque eu suporto e respeito. Mas aí em baixo tem um campo para eu colocar o que penso.

      CH: Você me desferiu vários adjetivos sem ao menos me conhecer.
      JM: Quais?

      CH: Acredito que se você estivesse na minha frente você me respeitaria mais e me escutaria ou daria maior atenção.
      JM: Onde que eu te desrespeitei? Deixei minha opinião. Se não posso, é só apagar meu comentário e está resolvido.

      CH: Você parece ser uma pessoa muito instruída na Palavra mas quando lê pensamentos adversos acaba atacando sem entender o contexto.
      JM: Sem entender o contexto? Achei muito do que você escreveu tão errado, que gastei um pouco do meu tempo para ler mais de uma vez para não ser injusto em meu comentário.

      CH: Eu disse que "nem tudo que você deseja já configura um pecado" e que "nem todo erro é pecado".
      JM: É diferente você errar ao escrever, e errar ao fazer. Você coloca o erro como se ele não fosse nocivo. Como já expliquei antes, pecar é errar o alvo.

      Graça e paz!

      Excluir
  39. Sobre masturbação:
    I Coríntios 3. 16
    "Não sabeis vós que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?"
    I Coríntios 6. 18
    "Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?"

    Olhe aqui também:
    http://www.gotquestions.org/Portugues/masturbacao-pecado.html

    Sexo foi criado para o casamento. Casamento é uma habilitação para o sexo com a esposa.
    É como se eu soubesse pilotar um avião, mas não tivesse habilitação.
    Jesus também tinha contato com mulheres. Mas seu espírito estava ligado com o pai, assim como sua mente.
    A mente é um campo de batalha. E é lá que o inimigo vai querer te vencer. Pois te vencendo lá, ele te vence no corpo, ou em qualquer lugar.
    I Coríntios 2. 16
    "Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo."
    I Pedro 4.
    "Ora pois, já que Cristo padeceu na carne, armai-vos também vós deste mesmo pensamento; porque aquele que padeceu na carne já cessou do pecado;"

    Só respondendo esta pergunta virtual:
    É pecado desejar uma mulher?
    Vamos mostrar o versículo abaixo do outro que foi oculto pelo autor do blog:
    27 Ouvistes que foi dito: Não adulterarás.
    28 Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.
    29 Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.
    Acho engraçado que Jesus é radical, enquanto estes falsos ensinadores insistem em falar sobre ciência para enviar pessoas ao inferno.

    Conselho de Jesus!
    Não olhe. Mas se mesmo assim quiser olhar, multile-se.
    O sentido aqui pode ser figurado, ou literal. Você que define. O olho é seu, e sua capacidade de raciocinar também.

    Sobre as "coisas naturais do corpo"; O que foi citado no texto como "masturbação é uma fuga". Se há vontade de se masturbar, é porque este desejo está sendo alimentado:
    Que o corpo tende despertar desejos, é biblico, e nem tão científico. Porém há um alerta direto do próprio Deus:
    Gênesis 4. 7
    "Porventura se procederes bem, não se há de levantar o teu semblante? e se não procederes bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo; mas sobre ele tu deves dominar."
    Romanos 8. 7
    "Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser".

    O pregador tem que ter cuidado ao pregar? Concordo.
    Mas dar conselhos, requer coragem para apontar e condenar pecado.
    Não adianta passar a mão por cima de erros dos outros, só para garantir audiência no blog.

    E por falar em erros, "pecar" significa "errar o alvo".
    Quem erra, independente de consciente ou não, pecou.
    Quem peca consciente, já passa a ser iníquo.

    É muita coisa errada neste blog. Espero que Chagas saiba que terá uma conta grande à prestar a Deus por estar dizendo que o errado é certo.

    Quanto à todos que vieram tirar dúvidas sinceras, ou aqueles que querem só alguém para concordar com seu pecado biblicamente, deixo um pequeno livro para meditação:
    Judas 1. 10
    "Estes, porém, blasfemam de tudo o que não entendem; e, naquilo que compreendem de modo natural, como os seres irracionais, mesmo nisso se corrompem."

    Meu conselho é que leiam o livro de Judas inteiro.
    É apenas 1 capítulo, com 25 linhas bastante esclarecedora sobre com quem você deve se aconselhar.
    Não se deixem levar por blogs de pessoas que não tem aliança com Deus, ou tem medo de dizer a verdade.
    Pecado é pecado, e errado é errado. Não há meio termo.
    Quer esclarecer suas dúvidas perante a Bíblia, sem enrolações ou distorções da palavra de Deus?
    Markin.net@ig.com.br

    Graça e paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá "Markin";

      Primeiro quero agradecer ao seu comentário. Enriquece o blog.

      Em segundo lugar quero agradecer sua visita ao blog. Mostra que ele é um instrumento usado ainda que por pessoas que o detestam;

      Em terceiro lugar quero parabeniza-lo pelo julgamento "tão preciso" sobre minha pessoa. Deve ter sido Deus que o revelou. Obrigado.

      Também gostaria de agradecê-lo pelos elogios e por dizer que oculto ensinos aqui. É sinal que você já leu todo o blog que, por sinal, só tem materiais gratuitos e sem pop ups que o forçam a pagar algo.

      Por fim parabenizo-o por dizer que "passo a mão" no pecador alimentando-o em seu erro. Isso com certeza é mérito seu.

      Parabéns

      Nele, que me julgará e me mandará para o lugar merecido e, ainda que seja o inferno, agradecerei.

      CHAGAS

      Excluir
    2. Respondendo à Carlos Chagas.

      CH: Primeiro quero agradecer ao seu comentário. Enriquece o blog.
      JM: De nada.

      CH: Em segundo lugar quero agradecer sua visita ao blog. Mostra que ele é um instrumento usado ainda que por pessoas que o detestam;
      JM: Minha visita foi buscando algo que não achei. E se a indireta do "detestam" foi pra mim, em momento algum disse que detesto. Só disse que está cheia de coisa errada.

      CH: Em terceiro lugar quero parabeniza-lo pelo julgamento "tão preciso" sobre minha pessoa. Deve ter sido Deus que o revelou. Obrigado.
      JM: Você acha que foi preciso? Fui tão superficial. Falei apenas do que pude ver nesta postagem. Quer dizer que você é todo assim? Pois bem. Deus não precisou me revelar nada. Apenas lí sua inércia diante do pecado das pessoas, e tirei minhas conclusões.

      CH: Também gostaria de agradecê-lo pelos elogios e por dizer que oculto ensinos aqui. É sinal que você já leu todo o blog que, por sinal, só tem materiais gratuitos e sem pop ups que o forçam a pagar algo.
      JM: Nossa! Tá atacado da ironia! Não me agradeça. Caso não tenha prestado atenção, não fiz elogio algum. Já mostrei o que ocultou. Não vou repetir para não ser redundante. E se você descorda, é um problema seu mostrar biblicamente que estou errado.
      Também não olhei o blog inteiro, pois a primeira impressão que deixou, como já disse, foi de conivência com pecado dos comentaristas.

      CH: Por fim parabenizo-o por dizer que "passo a mão" no pecador alimentando-o em seu erro. Isso com certeza é mérito seu.
      JM: Eu sei o que disse com: "você passar a mão sobre o erro," mas não entendi o que quis dizer com "mérito seu". Parece que você se perdeu um pouco nas palavras, ou não está sendo muito claro.

      CH: Parabéns
      JM: Não por isso.

      CH: Nele, que me julgará e me mandará para o lugar merecido e, ainda que seja o inferno, agradecerei.
      JM: É contigo mesmo.

      Marcos.

      Excluir
  40. Boa Noite!
    Admiro muito o seu blog, principalmente essa parte que diz sobre olhar para as mulheres. Antes de eu entrar aqui, eu era preso. Não olhava pra nenhuma mulher e se eu olhasse e sentisse atração me sentia muito mau e ficava me condenando e criando pensamentos negativos. Mas logo após eu entrar aqui e entender essa parte me senti livre. Eu olho, gosto (não admitia antes, pois tinha medo de achar que Deus me julgaria) e não tenho medo mais, apesar de saber que certas Igrejas condenam isso...
    Até aí tudo bem. Mas desde os 13 anos sou viciado em masturbação e pornografia. Como sou muito ligado a Bíblia e Igreja, não demorou muito pra descobrir que isso é uma coisa errada em minha vida. Desde os 14 tentava lutar com tudo. Ficava as 2 semanas sem, mas depois caia de novo. Aos 16, desisti. Parei de tentar e comecei a fazer todos os dias. Nem orar, ler a Bíblia eu faço mais, pois desanimei. Agora com 17 eu faço praticamente todos os dias. Gostaria de saber se é possível mesmo parar e como conseguir fazer isso. Não adianta dizer pra parar de olhar pra mulher pq isso NÃO vai MUDAR NADA! Sei disso pq tem dias que quando folgo eu não olho pra nenhuma mulher e nem vejo pornografia. Mas logo no dia seguinte que acordo me dá muita vontade pelos sonhos eróticos que tenho durante as noites, mesmo quando no dia anterior nem se quer vi mulher e pornografia. Ou seja, esse negócio de estar alimentando o desejo sexual ao olhar pra mulher, que nem falaram logo acima, NÃO TEM NADA A VER, pois a vontade SEMPRE VOLTA! Não importa se fico dias sem olhar pornografia, olhar pra mulher e etc. Não tem MESMO COMO ANULAR O DESEJO SEXUAL! Então: Como controlar o desejo sexual? Sei que é o único modo de escape para vencer esse mau, pois deixar de ter tesão nós nunca deixaremos de ter...
    Eu tentei por muito tempo vencer a masturbação com essa ideia de ficar o máximo de tempo sem sentir tesão. Não olhava para nenhuma mulher e tentava não sentir tesão. Não venci MESMO ASSIM, pois não era essa a verdadeira vontade de Deus...
    Abraço!

    ResponderExcluir
  41. Boa Noite!
    Admiro muito o seu blog, principalmente essa parte que diz sobre olhar para as mulheres. Antes de eu entrar aqui, eu era preso. Não olhava pra nenhuma mulher e se eu olhasse e sentisse atração me sentia muito mau e ficava me condenando e criando pensamentos negativos. Mas logo após eu entrar aqui e entender essa parte me senti livre. Eu olho, gosto (não admitia antes, pois tinha medo de achar que Deus me julgaria) e não tenho medo mais, apesar de saber que certas Igrejas condenam isso...
    Até aí tudo bem. Mas desde os 13 anos sou viciado em masturbação e pornografia. Como sou muito ligado a Bíblia e Igreja, não demorou muito pra descobrir que isso é uma coisa errada em minha vida. Desde os 14 tentava lutar com tudo. Ficava as 2 semanas sem, mas depois caia de novo. Aos 16, desisti. Parei de tentar e comecei a fazer todos os dias. Nem orar, ler a Bíblia eu faço mais, pois desanimei. Agora com 17 eu faço praticamente todos os dias. Gostaria de saber se é possível mesmo parar e como conseguir fazer isso. Não adianta dizer pra parar de olhar pra mulher pq isso NÃO vai MUDAR NADA! Sei disso pq tem dias que quando folgo eu não olho pra nenhuma mulher e nem vejo pornografia. Mas logo no dia seguinte que acordo me dá muita vontade pelos sonhos eróticos que tenho durante as noites, mesmo quando no dia anterior nem se quer vi mulher e pornografia. Ou seja, esse negócio de estar alimentando o desejo sexual ao olhar pra mulher, que nem falaram logo acima, NÃO TEM NADA A VER, pois a vontade SEMPRE VOLTA! Não importa se fico dias sem olhar pornografia, olhar pra mulher e etc. Não tem MESMO COMO ANULAR O DESEJO SEXUAL! Então: Como controlar o desejo sexual? Sei que é o único modo de escape para vencer esse mau, pois deixar de ter tesão nós nunca deixaremos de ter...
    Eu tentei por muito tempo vencer a masturbação com essa ideia de ficar o máximo de tempo sem sentir tesão. Não olhava para nenhuma mulher e tentava não sentir tesão. Não venci MESMO ASSIM, pois não era essa a verdadeira vontade de Deus...
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriel;

      Infelizmente esta é a realidade nossa que por séculos nunca foi tratada. A igreja aceita as máscaras que todos colocam e tratam esta doença como algo que jamais acontece. Apesar de alguns ainda condenarem tal pensamento (ou a pessoa que o escreve!) não há como negar que o homem possui não somente a fé como também sistema nervoso e junto a este sistema desejos sexuais que são inegáveis. Mas vamos ao que interessa aqui.

      O seu caso caminhou para um estágio crônico (acredito eu). Por anos alimentando este desejo sexual com a masturbação agora seu corpo não vive mais sem ele. Esta educação sexual requer reeducação. Infelizmente isso não é do campo da fé e sim da ciência, de médicos especialistas da área. Interessante seria a procura de sexólogos para melhor orientação no caso. Com certeza exercícios serão passados a você para gradativamente frear tal ânsia. Talvez (quem sabe?) cessa-la.

      Agora anular o desejo sexual é impossível mesmo. Ainda que se fizesse cirurgia para isso diretamente no órgão genital ainda não seria possível já que é da natureza do homem e da mulher esse desejo. Além do mais esse desejo faz parte do sonho de Deus para sua criação. O que muitos fazem nas igrejas é dizerem que tal sonho é pesadelo, invertendo a ordem das coisas e com isso criam um bloqueio para entendimento sadio das coisas.

      Faça isso meu caro: Procure um especialista da área e explique seu problema. De fato, a masturbação exagerada configura um problema e deve sim ser controlada. Você saberá que está controlada quando sem se masturbar acordar com a famosa POLUÇÃO NOTURNA, que é a rejeição do sêmen de forma natural pelo corpo.

      Abração e que Deus o ajude nesta caminhada!

      Excluir
  42. Ola, Boa Tarde!
    Então sou casada, e sofro muito por causa do ciúme... Mais tenho meus motivos.. Meu marido já traiu minha confiança 2 vezes e não consigo mais confiar nele, e o motivo sempre é mulheres.. Sempre percebo ele olhando pra outras mulheres , isso é errado? Pq já pedi pra ele mudar , pra ele olhar só pra mim, só qe a mudança dele é apenas temporária , e outra uma vez fuçando o celular dele encontrei fotos de uma garota só biquine e isso me deixou super mal, então sempre brigamos por conta disso, oq posso fazer em relação a isso? Como posso controlar meu ciume doentiu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada;

      Controlar o olhar realmente não dá, assim como também não dá para seguir com falta de respeito por parte dele olhando mulheres na sua frente. Da mesma forma continuar um relacionamento que está doente sem tratamento é loucura. Sugiro que você ore e jejue mais para buscar maior direcionamento Dele para correção deste problema. Acredito que uma boa conversa entre vocês e com uma conversa com alguém que você confia na igreja ou na amizade é viável. No caso de controle de ciúmes seria bom procurar um psicólogo.

      Abração

      Excluir
  43. Mais já conversamos muito sobre isso, dai ele pega e muda por uns dias, depois continua na msm.. As vezes fico me perguntado sera qe isso é coisa da minha cabeça? Porque não vou negar sou muito ciumenta , insegura! Mais eu nn consigo entender, pq ele faz isso. Eu sei, e tenho certeza qe o sentimento dele por miim é verdadeiro.. Realmente é amor, pq pelo oq passamos juntos não foi brincadeira, mais com a misericórdia de Deus conseguimos vencer todos os obstáculos, já aconteceram tantas coisas, qe se realmente não fosse amor, hj não estaríamos juntos .. Ele fala qe nn olha e tal, qe é coisa da minha cabeça. Um dia cheguei a pegar minhas coisas e ir embora e ele nn deixou, dizendo qe não sabe viver sem mim e tal.. Dai pergunto se não sabe viver sem mim, então pq vc nm valoriza? Conferso tenho medo de futuramente haver traição, ... Eu oro tanto a Deus por mudança, tanto da parte dele como da minha.. Mais então vc acha qe também pode ser coisa da minha cabeça? E quando isso acontecer eu sempre falar ou devo ficar calada e só orar por ele? Eu tento mais não consigo. É horrível viver assim sabe.. Mais está nas maos de Deus, eu não posso mudar ,mais Deus pode !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo que vocês procurem uma terapia de casais com um psicólogo ou pastor com formação na área já que é necessário que vocês dialoguem diante de alguém neutro para orientação.

      Ciúmes é normal, mas demais causa danos ao relacionamento. Ter ciúmes é sinal de amor, mas este não pode ser demais porque já demonstra certo egoísmo de quem o pratica.

      Excluir
  44. Tenho 25 anos, nunca namorei nunca fiquei, mas me masturbo sempre e a sensação é boa porem depois a consciencia pesa, só que ja me apaixonei por mulheres na vida e ate algumas eram casadas e tinham filhos, a amizade começava e depois os desejos surgiam, masturbava pensando nelas só que depois me afastei delas para nao piorar a situação, sinto desejo por mulheres mais velhas e até mae de colegas só que como sou um homem virgem que nao sabe nem o que é beijar uma mulher, os pensamentos e a masturbação é tipo uma escapatoria para mim , apesar de saber que o que faço nao agrada a Deus porem nao consigo deixar esses pensamentos, acho que só irei deixar isso de lado quando tiver uma esposa, mas com o andar da carruagem acho que irei ficar na masturbação até o fim dos meus dias, poderia ir ate uma prostituta ? Sim.. poderia ir até uma colega ? Sim...porem nao haveria graça transar por transar, pq independente de tudo sempre tive a intenção de ser pai e formar familia e viver a vida com a esposa te o fim da vida independente dos problemas que aparecer...porem no meu caso que nao sabe o que é amar e ser amado por uma mulher, fica dificil e com o passar dos anos a pessoa acostuma a ficar sozinha e cai ainda mais na masturbação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel;

      Creio que sua resposta já foi dada a outros com a mesma dúvida. Favor apertar Ctrl + F e depois digitar "masturb". Você verá várias pessoas com o mesmo problema.

      Espero ter sido útil.

      Abração

      Excluir
  45. Chagas bom dia.
    Sei que o Post é antigo mas gostei muito da abordagem sobre esse tema. E talvez tenha uma dúvida igual a de todos aqui.

    Namoro uma menina a 2 anos e meio. Tivemos alguns ''percalços'' em nosso relacionamento, algo como eu trair ela por 2x e por vários momentos caímos. Ficamos cerca de 2 anos sem tomar ceia =/

    Mas enfim, passou esse tempo e agora estamos tentando buscar uma diferença para nosso namoro, focado mais em Deus e sem pecados. É difícil, confesso. Mas aos tropeços e acertos vamos nos achegando.

    Minha questão é: tenho um problema serio com sexualidade. Meu nível de sexualidade é altíssimo e já estou me tratando com psicólogos sobre. Orando sempre, jejuando e buscando uma libertação desse mal. Porém, sempre me aparece uma menina linda, sensual e de corpo desejável. Mas meus pensamentos não são dos tipos: nossa, imagina eu fazendo sexo com essa menina etc e etc. É mais do tipo: nossa que menina sensual, gostosa, etc e etc...

    Isso é pecado? Quando faço isso, estou traindo minha namorada?
    Por favor me ajude com isso e se possível, me indique algum canal de tratamento para meu problema! =/

    Agradecido,
    irmão AD!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá;

      Até então não vi pecado considerar uma pessoa linda ou sensual (falar ou pensar a verdade não é o problema). Agora, a partir daí é que se deve tomar certos cuidados para que você não caia no pecado.

      Abração

      Excluir
  46. Olá boa tarde!
    Gostaria primeiramente de parabeniza-lo pelo conteúdo do blog, e pelos comentários respondidos com agilidade.
    Tenho dúvida sobre um caso que esta acontecendo comigo, e gostaria muito de saber a opinião de outra pessoa com sabias palavras... Pois existe uma amiga do trabalho que nos aproximamos ao passar dos dias eu (solteiro) e ela em um relacionamento serio (mora com outra pessoa, porem não tem filhos e nem é casada) porem nossa atração um pelo outro é muito forte e chegamos a nos beijar e logo depois chegamos até conversar entre agente sobre o ocorrido. Eu peguei em ter beijada mesmo sabendo que ela está em um relacionamento? Porem oque eu sinto por ela é algo muito especial pois ela é uma pessoa incrível e não a vejo com uma má intenção de estragar o casamento (caso eles pretende se casar), mais eu a vejo do meu lado e gostaria muito de ver ela feliz casada comigo e vejo que ela gosta de mim, mais pelo fato de ela já estar (estabilizada) com outra pessoa vejo nela insegurança. Agora não sei se devo continuar correndo atrás desse amor ou espero ela tomar essa decisão ou por fim largar ela de vez e entalá esquecer e deixa-lá ir ser feliz com outra pessoa.

    Desde já agradeço,

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que eu digo é mesmo ela não estando casada oficialmente o fato de você estar tentando se envolver com ela é pecado, já que é uma forma de mal com o marido ou namorado dela. Qualquer aparência de mal já está em vias de ser pecado. Agora pense o lado prático: O caráter de vocês entre vocês mesmo num possível relacionamento futuro já mostra um problema grave, que é da possível traição futura. Se ela o levar a sério tal como você se apresenta ela se envolverá com quem não respeita um relacionamento alheio. E você, se levá-la a sério, saberá que quando juntos ela possivelmente não será fiel já que quando se encontra instável no relacionamento preferirá trair à conversar com seu cônjuge. Não precisa ser vidente pra perceber isso. Apesar de não haver folhas a raiz do pecado já se mostra firme e forte nisso.

      Ore a Deus para que ela seja feliz e, se for de natureza do bem, ela será feliz com você ao lado dela.

      Um abração

      Excluir
  47. Caro pastor por exmplo e se uma pessoa que tem desejos homossexuais e quer se libertar. É pecado ele ficar pensando em mulheres bonitas e tendo relações com elas para poder se afastar do outro desejo que não agrada a Deus. por que a situação dessa pessoa e um pouco mais dificio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até mesmo neste caso é pecado sim. O relacionamento entre duas pessoas não se resume apenas a sexo. Relacionar apenas por sexo é fornicação. Por mais que seja difícil para um homossexual largar de tal prática o envolver sexualmente com outro é usar de pecado pra largar pecado.

      Abração

      Excluir
  48. Olá, sou casada, tenho filhas, mas aconteceu comigo uma forte atração por outro homem, nós não temos contato, mas nos falamos por Telefone, ele sempre muito carinhoso e atencioso comigo....Morro de medo de acabar me apaixonando por ele, tento não pensar nele, mas as veses me encontro lembrando de nossas conversas e até dos louvores que eu colocava. Me ajudem, não quero trair meu marido, minha família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simples, faça como José do Egito: CORRA! Na área sexual não ficamos de conversinha. Ou você sai fora ou você peca. É só escolher. E não existe esse negócio de "sermos amigos" ou de que "ele é amoroso". Se ele fosse seu amigo ou amoroso ele amaria você o suficiente para não faze-la pecar contra seu marido e filhas. Saia fora enquanto há tempo! O pecado tem perdão, mas suas consequências podem ser desastrosas.

      Abração

      Excluir
  49. Preciso de ajuda, minha mente está confusa e talvez vc possa me ajudar.As vezes parece que vou enlouquecer, vejo vídeos eróticos, amo minha namorada e vou me casar com ela, desejo ela mas respeito, não irei traí-la.
    Só que eu vejo vídeos como uma válvula de escape, pra me aliviar e não cometer pecado, todo homem tem suas fantasias, fora que é praticamente impossível ficar muito tempo sem extravasar de algum jeito, ainda mais na minha idade, porém eu me sinto culpado as vezes pois tanta gente diz que é pecado a masturbação.
    Então, será que eu tô pecando mesmo?
    As vezes penso que sim mas as vezes acho que os pastores julgam demais. Isso parece ser uma necessidade fisiológica, tanto que eu não penso em trair a minha namorada, nem fico pensando nas mulheres que vi nas cenas, vejo pra extravasar e depois esqueço.
    Isto é pecado? Faz mal?

    ResponderExcluir
  50. Falta de respeito a Nosso Senhor Jesus Cristo, dizer que se torna radical ao falar que se adultera apenas em olhar maldosamente, Nosso Senhor é perfeito em tudo, bom, justo, logo não erra em nada que diz.
    O texto pode sim se dizer sobre o desejo sexual, não é necessário desejar sexualmente, e esse desejo entre namorados, não é amor, e devem se guardar castos para um casamento sadio.
    Atração é diferente de desejo, um homem sente atração sexual por uma mulher, mas é pecado desejá-la no coração, devemos repelir nossas atrações pecaminosas.

    Aconselho que leiam o Catecismo da Igreja Católica.

    ResponderExcluir
  51. E devemos sim procurar uma mulher católica, direita, modesta, etc, e não escolher uma corrupta com ideias errôneas.

    ResponderExcluir
  52. Oi, quero tirar uma dúvida. Eu sinto desejo por minha namorada,mas não desejos impulsivos de sexo explícito. Algo que me atraí, nunca nos tocamos ( partes íntimas) mas sempre nos beijamos, quero saber se a algo errado ?! Em sentir uma atração forte por ela, mas sempre por beijos, é o nosso limite.

    ResponderExcluir
  53. E pecado um homen casado olhar para outras mulheres na rua? E sua esposa ficar com baixo estima por isso e normal?

    ResponderExcluir
  54. E pecado um homen casado olhar para outras mulheres na rua? E sua esposa ficar com baixo estima por isso e normal?

    ResponderExcluir
  55. Boa noite. Artigo interessante este.

    Sou cristão e solteiro, mas tenho fortes desejos sexuais. Por exemplo: quando vejo uma moça de vestido curto ou saia curta, e que está sentada, não consigo ficar sem olhar, principalmente quando, em algum momento, dá pra ver parte da calcinha dela. Idem para quando eu vejo uma moça de biquíni (principalmente se for fio dental). Gostaria de uma orientação à luz da Palavra de Deus.

    P.S.: há alguns meses estou tentando deixar a pornografia e a masturbação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos lá, vou começar sendo um pouco duro com você rapaz, ok? ao contrário do proprietário desse blog que tentar minimizar pecado. Quando nos masturbamos, e assistimos pornografia isso vai gerando um vicio, que vira uma obsessão (por isso que você não consegue parar de olhar, como vc mesmo disse), a pornografia faz com que a gente enxergue o sexo oposto como objeto, isso gera cobiça, isso é pecado e a bíblia fala que a consequência do pecado é a morte (morte espiritual, ou seja, tu vai pro inferno tlg?) enfim... e como ainda hoje em dia segundo o site Ei Escolhi Esperar 80% dos homens se masturbam (logo quem se masturba assiste pornografia seguindo a lógica), mesmo que as mulheres estejam começando a se masturbar ainda 9,999999999999% dos casos são homens, por isso há a objetificação da mulher, e quando digo isso não falo só de mulheres adultas, adolescentes, meninas. Ou quantas vezes você não já observou homens adultos, velhos olhando uma adolescente de cima a baixo (mesmo bem vestidas até) só por se menina? é uma situação nojenta e repugnante. Dependendo da sua idade, aposto que já fez o mesmo. Ou independente, errado do mesmo jeito. Se eu fosse a moça de vestido e você tivesse olhando pra mim te chamaria de imoral bem alto no meio da rua, porque é o que você é. Mas você pode mudar, o amor de Cristo tá aí, e mesmo os não-cristãos nem todos são uns imorais. Passar bem, irmão!

      Excluir
    2. Não minimizo o pecado. Apenas o trabalho por uma ótica que a igreja não quer entrar. Abraços

      Excluir
  56. CARA, TU NEM DE DEUS É... LER MAIS A BÍBLIA. PARECE AQUELE TIPO DE GENTE QUE TENTAR "SANTIFICAR" PECADO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo;

      Que bom que você me conhece dizendo isso... parece até Deus sendo onisciente afirmando que não sou Dele. Já li a Bíblia sim. Estudo todos os dias. E não santifico o pecado, você fala assim porque não leu direito meu artigo. Eu apenas abordo por outra ótica. Não incentivo a pessoa a praticar tal coisa. Leia com honestidade e sem preconceito.

      Abraços

      Excluir
  57. Gostei muito da colocação do Carlos. Nós não fomos criados máquinas controladas por seus inventores, mas homens criados a imagem e semelhança de Deus, com sentimentos, desejos, atrações e pecadores (essa é a diferença de Deus, Ele sem pecado)somos atraídos. "Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; pois Deus não é tentado pelo mal, e ele a ninguém tenta.
    Mas cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz;
    então a cobiça, havendo concebido, dá à luz o pecado, e o pecado, sendo consumado, gera a morte. Tiago 1:13-15". O que nos leva a cometer o pecado é quando somos atraídos, alimentamos e caímos. Exemplo: olhamos para uma mulher, desejamos, cobiçamos, masturbamos ou praticamos o sexo (ilicitamente), seria a consumação do ato. Se só olhássemos, desejássemos e confessássemos o arrependimento do pecado, seria sem problemas maiores.

    ResponderExcluir
  58. Mano
    Gostaria de saber se ter fotos da garota que eu gosto no celular é pecado
    Gosto de ficar olhando o sorriso, os olhos, gosto de ficar olhando pra ela.
    Eu gosto tanto dela
    E gostaria de saber se isso é pecado
    Me responda pfvr

    ResponderExcluir
  59. Oi queria te avisar que masturbar é pecado. Eu não lembro o versículo mais em Paulo diz que não se pode ter prazer sozinho. Amigo gostei muito do seu blog eu e minha namorada estabelecemos limites.

    ResponderExcluir
  60. Boa noite Carlos. Quando você diz:"Tal olhar instintivo dura um instante até um segundo pensamento, que já é o definitivo para se pecar ou não". Esse segundo pensamento seria elaborar uma estratégia para deitar com a mulher? Ou o simples fato de eu olhar para uma mulher qualquer e a desejar sexualmente e ficar com ela em meus pensamentos por dias já seria pecado?

    ResponderExcluir
  61. Pergunta polêmica: Se um homem casado e fiel estiver no ato do sexo licito com sua esposa e ao mesmo tempo lembrar de uma mulher bonita qualquer e imaginar que está com ela, ele estaria pecando? Ou em outras palavras: transar com a sua esposa pensando sexualmente em outra é pecado?

    ResponderExcluir
  62. MAS E SE MULHER SE VESTE SEXUALMENTE NÃO É ELA QUE ESTÁ PROVOCANDO

    ResponderExcluir
  63. As vezes olho pra uma mulher vem os pensamentos de beijar ela ou ter relações sexuais mais fico o tempo todo fugindo disso tentando fugir até dos mais pensamentos evitando até olhar pra elas e queria saber olhar para as partes de uma mulhemulher e pecado..

    ResponderExcluir
  64. As vezes olho para uma mulhemulher passa pelo pensamento de beijar ou dar um cheiro ou ter relações sexuais sou comprometido isso é pecado..

    ResponderExcluir
  65. Ola.
    Eu me masturbo às vezes assistindo vídeos ou imagens. No entanto eu procuro evitar ver orgaos sexuais e muitas vezes vejo imagens rapidas apenas para se masturbar, ou seja, não tenho vontade, desejo de estar ali, nem de trair.

    Sei que é pecado, impureza, e as consequências podem ser severas.

    Será que estou adulterando? ou apenas cometendo impureza e egoísmo que também e pecado e preciso me livrar?

    Estou lutando contra o vicioe vale a pena honrar o corpo, e estar em santidade. Mas será que eu adulterei? Ou cometi outros pecados, mas adulterar é algo mais além?

    ResponderExcluir
  66. Oi, gosteria de saber se ha algum problema ter imaginacoes ou cobicas com mulheres que estao totalmente solteiras

    ResponderExcluir
  67. Uma pergunta: pornografia e pecado ja q o sexo é sagrado e n feito apenas por prazer mto menos para as pessoas olharem e se masturbar vendo aquilo, masturbação não é pecado se vc n pensar em nd sexual, eu consigo, mas pornografia q n tem sexo, tem só uma mulher.... rebolando por exemplo........ é pecado ver esse tipo de pornografia ou não? Ja q tu ta cobiçando ela de forma egoista apenas para satisfazer suas vontades da carne. provavelmente deve ser pecado mas....

    ResponderExcluir

Não esqueça de comentar esta postagem. Sua opinião é muito importante!