terça-feira, 8 de março de 2011

Império Romano: Série de vídeo-aulas - A Expansão da Península - Aula 03

Por Carlos Chagas


Continuando a série sobre o Império Romano: Ascensão e Queda temos o 3º vídeo da série:





Para se ter uma ideia sobre o impacto da expansão do Império Romano basta observar o número de pessoas que compunham o Império através dos anos de sua existência. No ano 250 a.C., segundo estudiosos, o número de romanos era de 4 milhões, mas no ano 30 a.C., o número subiu para 60 milhões (Fonte: Wikipédia). Chega a ser um aumento de 255 mil pessoas por ano durante esse período. Um número assustador. Tal crescimento se deu devido a anexação dos povos, antes bárbaros, como cidadãos romanos. Isso, segundo estatísticas, ilustra que Roma passou a representar de 1% para 25% o número da população mundial da época (mas isso são estimativas, já que o mundo, para a época, era apenas a Europa, Ásia e África).

A lealdade de um soldado ao seu general foi outra característica para o sucesso da expansão de Roma. Com uma legião declarada leal ao seu general e não à Roma, conferia ao general certos poderes que, mais tarde foram usados para fins de governo, como foi o caso de Júlio César, que antes era general e que mais tarde passou a ser Imperador. Assim sendo, ele utilizou de seu conhecimento bélico e estratégico militar para que, como Imperador, passasse a conquistar mais e mais territórios. 

Com a tomada da península itálica, a tomada do norte da África, do oeste asiático e do norte à fora da península itálica era só uma questão de tempo. O objetivo da expansão era conquistar o maior número de matérias-prima e de riquezas, sem as quais o Império nunca seria o que foi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de comentar esta postagem. Sua opinião é muito importante!