terça-feira, 15 de março de 2011

Império Romano: Série de vídeo-aulas - Conseqüências da Expansão - Aula 04

Por Carlos Chagas

Vamos então à 4ª parte da Série "Império Romano: Ascensão e Queda":





Assim como foi no Brasil, o Império Romano cresceu muito rapidamente devido à mão-de-obra barata. Devido ao alto número de escravos O Império Romano passou a usufruir de suas conquistas. Tais conquistas trouxeram um grande legado à Roma: Tesouros minerais, alimentação farta, sabedoria de outros povos, etc. 

Isso aliado ao escravismo fazia de Roma a cidade dos sonhos para muitos (senão para todos). Assim, seu crescimento a obrigou elaborar uma política de contentamento para conter revoltas: A Política do Pão e Vinho. Essa foi a atitude que Roma tomou para evitar qualquer problema proveniente do crescimento exagerado. Com esse exemplo de golpe vindo da política surge também os cobradores de impostos que, por sua vez, trabalhavam de forma corrupta cobrando além do necessário.

É diante deste cenário que João Batista dá seu conselho de não cobrarem além do que era necessário (Lc 3.12-13). Além disso, o Cristianismo nascente deveria encarar diversos problemas: A concepção romana sobre filhos, mulher, escravos, filosofia e religião. Porém, isso é assunto para os próximos vídeos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de comentar esta postagem. Sua opinião é muito importante!