quarta-feira, 26 de outubro de 2011

O que é Limbus Infantus? Tal conceito lança até jogos eletrônicos

Por Carlos Chagas

A Igreja Católica, na Era Medieval, para tentar explicar para onde vão as crianças mortas e que não foram batizadas, criou o termo "Limbus Puerorum" que significa: Limbus: Margem, orla; e Puerorum: Infantil. Limbus Puerorum é também conhecido como Limbus Infantus ou Limbo Infantil.



Apesar de não fazer parte da regra de fé e dos dogmas católicos como é o dogma do Limbus Patrum (Limbo dos Patriarcas) o conceito do Limbo Infantil em muito influenciou e ainda influencia o pensmento de alguns católicos e até mesmo evangélicos. Por ser uma derivação do Limbo dos Patriarcas, o Limbo Infantil só pode ser entendido à luz do primeiro.

O conceito e compreensão sobre o que seja Limbo Patriarcal nasceu na Escolástica Medieval na tentativa de explicar como ficou a situação dos justos da Antiga Aliança que creram no Messias mas que, devido à marca do pecado original, que, segundo os católicos só pode ser retirada após morte e ressurreição de Cristo e, após o batismo, ainda precisariam de um lugar provisório até o dia do encontro pleno com Deus através de Jesus Cristo.

No caso do Limbo Infantil a tentativa de explicar a situação das crianças do AT e até da Nova Aliança (NT) que morreram e morrem sem o batismo que, para os católicos, representam uma extrema importância para a entrada no céu, se faz relevante. Todavia, como já foi dito, tal teoria não passa de mera crença não-dogmática. Em 2005, o atual Papa Bento XVI convocou cerca de trinta teólogos para rediscutirem a questão do Limbo. Em 2007 a Igreja Católica emitiu um documento que afirma que o Limbo Infantil nunca passou de hipótese e que jamais foi um dogma e que "Deus, no seu grande amor e misericórdia, assegurará que as crianças não batizadas desfrutem da vida eterna com Ele no céu" não diferenciando da Teologia Protestante de linha arminiana. O Papa Bento XVI ainda assegurou que as almas que não praticaram algum pecado considerado pelos católicos como grave vão para o céu, mesmo que não tenham sido batizadas.

LIMBO - Um jogo para testar "Experiência e Morte"

O conceito sobre o Limbus Puerorum serviu de inspiração para Arnt Jensen lançar, pela Playdead, o jogo chamado LIMBO. A história é sobre um garoto anônimo que, de repente, acorda em meio a uma floresta cheia de monstros e com um cenário horripilante que fica à beira do inferno (por isso o título). O objetivo do garoto é encontrar sua irmã que desapareceu e que parece estar no meio desta floresta que, ora possui outras crianças que o atacam, ora apresenta monstros ou super-desafios que o forçam raciocinar e vencer tais obstáculos.




O jogo é uma espécie de Puzzle e tem tido uma grande aceitação no mercado bem como um futuro promissor.

Eu mesmo já joguei este jogo e gostei muito. Por isso o coloco na minha lista de jogos indicados pelo blog "Cristãos Hoje", não só pelo seu desafio como também pela teologia implícita.

Para baixá-lo clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de comentar esta postagem. Sua opinião é muito importante!