terça-feira, 25 de outubro de 2011

Para que existe a Igreja?

Por Carlos Chagas

Às vezes me pergunto: Para que serve a igreja? Sempre me pergunto porque sempre tenho novas respostas. Todavia essas respostas me levam a pensar que a igreja atual pode não estar caminhando seu reto caminho. Pensemos o caso.

1- Jesus reuniu pessoas para pregar de forma íntima seu Evangelho. Sendo assim, nasce a primeira comunidade dos "no Caminho", pois ainda não existia o termo "cristão" que, por sua vez, trará o termo "cristianismo" à tona. Em tal comunidade destaca-se a comunhão. Até no partir do pão eles eram em comum. É só lembrar da Ceia do Senhor.

2- Depois veio a comunidade dos "no Caminho", agora chamada de "Nazarenos". Após a morte de Cristo os discípulos continuaram o trabalho de Jesus discipulando novas pessoas e ainda sim reunindo em orações e cânticos, comungando daquilo que era particular de cada um (At 2.42-47). Até vender propriedades para dar aos pobres era algo comum (At 4.36-37).

Infelizmente, ao olharmos para trás, nasce aquela nostalgia de que hoje já não é assim. Antes se dava ofertas por uma mera comunhão. Hoje é pela bênção divina da prosperidade. Antes todos comiam do mesmo pão, sem sequer dividir em partes. Hoje, se a Ceia do Senhor for celebrada com um cálice apenas muito deixam de ceiar devido ao nojo.

Será que a Igreja atual está no caminho certo? Estamos acolhendo os que são salvos pelo Senhor a cada dia (At 2.47)? E os que já estão salvos? Será que não estão saindo pelas portas dos fundos? Lutamos pela reta justiça ou acobertamos os nossos erros? Investimos nosso dinheiro de forma correta? Preocupamos com pessoas ou com bens?



Nunca; repito: Nunca vi tanto escândalo no meio cristão em toda a história "Depois de Cristo (D.C.)" relacionado ao poder e ao dinheiro como vejo hoje. É apóstolo arrecadando o "trízimo", é missionário juntando patrocinadores, é bispo com dinheiro na cueca quando não consegue ir para Miami para lavar dinheiro como outros crentes o fazem. Aliás, nunca vi tanto título novo igual os dias atuais: De pastor agora temos apóstolos, missionários (em novo sentido) e Paipóstolos!!! Isso se dá porque já desgastaram o título "pastor" por causa dos escândalos. E isso acontecerá novamente. É questão de tempo.

Muitos pregam a salvação pela fé mas têm medo de parar de dar dízimo porque senão vão para o inferno. Como assim? É isso mesmo. Hoje um terreno no céu tem um preço e este é pago em dinheiro. Nome para isso? Indulgência. E se hoje você fala contra isso lhe chamam de rebelde ou dizem que você está julgando o irmão e que isso é errado (sobre julgar o irmão leia outro artigo clicando aqui).

Respondendo a pergunta do título: A Igreja existe pra se ter comunhão com aquilo que é bom, santo e agradável. Para se cultuar pelo que Deus fez ou não fez. Para, acima de tudo, criar novas formas de encarar a vida e buscar a melhor transformação da mesma. Mas para isso a cachorrada deve acabar. E se se para acabar com isso é preciso destruir as igrejas, que seja feito, para que a verdadeira Igreja do Senhor reestabeleça sobre o mal. Amém!!!


Um comentário:

  1. Concordo contigo! Porém é fundamental continuar crendo, pois cada um pagará por seus próprios atos.Deus continua crendo na Igreja, e o que eu e você devemos fazer para acreditar na Igeja?Será que a Igreja de forma geral só tem podridão como tem se mostrado? será que ainda não tem edificado vidas?E DEUS o que pensa da Igreja e das pessoas que tem difamado-a e difamando-a?DEUS abençoe!Deus acredita em você!Deus acredita na Igreja!Um abraço!

    ResponderExcluir

Não esqueça de comentar esta postagem. Sua opinião é muito importante!