terça-feira, 29 de maio de 2012

Como fazer cabos RCA de áudio com saída e/ou entrada XLR stereo

Por Carlos Chagas

A pedido do leitor Elvis Palamares eu resolvi fazer este artigo ensinando criar um cabo com pontas RCA e XLR macho e fêmea. A confecção do mesmo não é difícil, por isso vamos aos passos.

DICA: Para aumentar o tamanho das figuras basta clicar em cima delas. 

Plug RCA:





Note:
RCA Vermelho = R (right - direito)
RCA Branco = L (left - esquerdo)

Agora, identifiquemos o positivo e negativo do RCA:


Por fim, entenda como se dá a conexão entre os plugs.

Conexão RCA com plug XLR fêmea:


 Conexão RCA com plug XLR macho:


Perceba a diferença entre os conectores macho e fêmea dos XLR's. O aterramento e o positivo são invertidos. Assim, tenha cuidado ao soldar as pontas.

Outro detalhe: Como a malha de aterramento do cabo deverá ir para as duas pontas você pode optar por usar um pedaço de fio para fazer um enxerto ou dividir os fios da malha e soldar nos respectivos plugs RCA's.

Espero que tais dicas tenham sido valiosas.

Para ler outro artigo sobre conexões P10 e XLR (cabos balanceados) clique aqui.
Para ler outro artigo sobre conexões RCA e P10  clique aqui.

P.S.: Aconselho você adquirir um multímetro para a confecção dos cabos.

20 comentários:

  1. Muito obrigado mano esse post foi muito bom e vai me ajudar muito e acredito que não so eu como muitas outras pessoas, que Deus continue abençoando sua vida abraç
    Elvis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada. Não fiz nada além da obrigação cristã.

      Abração

      Excluir
  2. PARABÉNS, carlos. conheci seu blog hoje e essa informaç~eo foi muito útil. Grato. Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  3. obrigado pela ajuda,esses dois exemplos tanto o xlr macho quanto o femea são cabos balanceados

    ResponderExcluir
  4. amigo eu tenho um cabo balanceado eu poderia usar ele p fazer o cabo rca p xlr macho?

    ResponderExcluir
  5. queria saber como colocar pontas rca no cabo hdmi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para quê? Terá um trabalhão para isso... melhor é comprar um adaptador para desempenhar esta função. Você encontra esses adaptadores em qualquer casa de eletrônica.

      Excluir
    2. Mas Joelma, pesquisando aqui no Google percebi que mais de 86% dos usuários deste cabo reclamaram de incompatibilidade. Geralmente esta incompatibilidade se dá pelo fato de som e imagem do RCA ser analógico enquanto que os do HDMI são digitais e analógico e digital não se misturam. Cuidado para não gastar dinheiro à toa. Teste primeiro.

      Abração

      Excluir
  6. Meu irmão, por favor me auxilie... Eu tenho um amplificador que quando em modo bridge ele apenas requer um lado do estéreo, e amplifica apenas este lado. Porém eu preciso que seja amplificado os dois canais da fonte. Com este cabo seu eu poderei conectar a fonte e o amp e ter essa configuração?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá;

      Sem ver o equipamento e sem ter o manual fica difícil dar maiores explicações.

      Excluir
  7. Desculpa mas essa ligação está errada, testei e não deu certo, Fiz contrariado da minha lógica, mas do meu jeito mesmo que estava certo. Uma vez que os 2 rca estão ligando a 1 XLR, OS 2 RCA são positivo e malha, ou seja, ambos positivo devem ser ligados ao positivo XLR (plug 2) e as malhas serem ligadas simultaneamente ou feito um jumper no 1 e 3, aí sim funciona.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso amigo, por exemplo, vc conecta os 2 RCA numa saída de linha stereo L + R de um instrumento ativo, um orgão por exemplo, e conecta o XLR num canal (mono) de uma mesa de som e obtem os 2 canais do instrumento jumpeados (mono), sem correr o risco de enviar os 48V do phanton power da mesa, caso seja ligado acidentalmente, provocando dano no instrummento.

      Excluir
  8. Presta atenção "Unknown"! A montagem que você referiu acima seria para saída e/ou entrada XLR MONO. O título desta publicação diz o seguinte: "Como fazer cabos RCA de áudio com saída e/ou entrada XLR STEREO".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acontece que não existe cabo ou entrada XLR estéreo, todo cabo XLR é mono. Quando o XLR é usado em estéreo são dois cabos e duas entradas, um para o canal direito e um para o canal esquerdo.

      Excluir
  9. Boa noite amigo preciso fazer uma conecçao de xlr femea p rca só que na caixa de som ativa não sei se e estereo ou mono. Como faço.

    ResponderExcluir
  10. muito bom eu estava meo que perdido aqui ............

    ResponderExcluir
  11. Tenho uma mesa soundcraft e a sauda dela é xlr e a entrada na caixa atuva e RCA fuz essa ligaçao mas não saiu som, porque será?
    Se possível me ajude, por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa ligação está errada e causa cancelamento, por isso não saiu som. O cabo XLR sempre é mono, cada cabo usa três fio por ser balanceado porém sempre é mono.
      Quando se deseja um sinal estéreo com XLR obrigatoriamente são utilizados dois cabos, um para o canal direito e um para o canal esquerdo.

      Excluir

Não esqueça de comentar esta postagem. Sua opinião é muito importante!