terça-feira, 6 de maio de 2014

O desafio das religiões universais - Salvação fora da igreja

Por Carlos Chagas

Este artigo faz parte da série O que é ser cristão? Caso queira acessar o índice clique aqui.

Apesar de, na história cristã, ter tido teólogos que protestaram contra a interpretação da fé cristã como religião não faz com que o cristianismo deixe de sê-la. O cristianismo é uma religião entre religiões.

Salvação fora da igreja 

Religiões valorizadas 

Nenhuma religião pode mais se ver como isoladas das demais. Da mesma forma pode achar que substituirá outra religião sem instaurar uma crise. Sabe-se que por mais que o cristianismo adentre em países hindus, taoistas, budistas e outros, não terá grande eficácia em sua “cristianização”. E nesta “cristianização” é que se percebe o quanto o cristianismo é europeu, não buscando se adequar ao ambiente alvo dos missionários.

E hoje, no ambiente eclesial cristão, se vê o grande paradoxo: A mesma igreja que diz que na Bíblia Deus deixou claro sua intenção de salvação da humanidade (aliança de Noé) e que no NT Deus deixa claro que deseja salvar a todos sem distinção de pessoas e que não-cristãos também poderão ser justificados como observadores da lei (Rm 2.12-16), ou seja, salvação fora da igreja, é a mesma que tacha as demais religiões como mentirosas, como malignas e, às vezes, na melhor das hipóteses, donas de vestígios da verdade!

Agora, com o aumento do conhecimento pelos meios de comunicação e interação como livros, por exemplo, as religiões de forma geral recebem um novo olhar, pois todas, de certa forma, caminham com raciocínios similares, que precisam ser superados, além de que muitas religiões se apresentam como a única chance religiosa de fato com valores providenciais à existência.

Para voltar ao índice clique aqui

Para continuar com o estudo clique aqui

2 comentários:

  1. O texto acima estar correto, toda e qual quer religião pregam ou rezam a mesma coisa, ou seja, certa e verdadeira é aquela em o praticante estar. Para mim, religião é grande burrice, a grande leseira e imbecilidade da humanidade. Uma é plágio da outra, todas elas rezam que o salvador do mundo nasceu de uma virgem, que foi o criador de tudo e que salvará a humanidade do inferno. Pensem em uma coisa de doido! O CRISTIANISMO, foi o último dos plágios, foi criado em guerra com as outras religiões, continuam vivendo essa guerra e até quando existir vai ter brigas com as outras. É tão absurdo que a maior briga são entres eles, pois dentro do CRISTIANISMO não tem quem enumere a quantidade de igrejas. O cara do testo foi correto em dizer que que essas religiões tem que se adequar ao mundo de hoje, eu já digo diferente, duvido que de hoje a mais cinco mil anos nenhuma delas sobrevivam. Religião, das misérias que existem no mundo é a pior, pois todas maldades que eles cometem é em nome de deus. Qual desses deuses é o verdadeiro, se eu fosse cristão, era o cristianismo, se eu fosse muçulmano era Alá com seu profeta Maomé, se eu fosse budista, o verdadeiro era o BUDAS, e se eu acreditasse na religião HINDU enlouqueceria de vez, por que lá é a mesma coisa do CRISTIANISMO, três em um. Falando só das quatros grandes, o que tem de maluquices por aí afora se falando de religião, é brincadeira. Coisas pra loucos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo sua revolta, mas falar que "religião" é tolice e adjetivos do tipo demonstra um desconhecimento seu de história geral. Você só focou o lado ruim dela. Foque o lado benéfico. Seja justo em suas colocações.

      Abração

      Excluir

Não esqueça de comentar esta postagem. Sua opinião é muito importante!