sábado, 29 de janeiro de 2011

Desvendando Jesus Cristo - Vídeo do NatGeo

Por Carlos Chagas



Após assistir a esse vídeo vale lembrar:

- A pessoas consultadas para a criação deste vídeo sobre Jesus Cristo, o ícone cristão, foram judeus, cientistas, arqueólogos, historiadores, astrólogos e poucos teólogos cristãos. Ou seja, o vídeo passa a ser tendencioso para erros partidários já que a balanç pesa mais para um lado que para o outro.

- Numa era onde a religião não é algo aceito como científico, uma vez que aceita a fé como requisito para a explicação da realidade, o vídeo (e não só este) da NatGeo preza mais a razão que a crença. Assim, falar de religião deve ser algo racional e pouco místico, o que faz da religião algo visto pelo espectador do vídeo como algo inferior ao raciocínio humano.

Falar de religião não é algo simples como demonstrado neste vídeo. Religião, para existir como tal, necessita de razão e crença, de tradições e seguidores, de homens e deuses (ou deus). Logo, debater sobre uma religião deve-se antes verificar os argumentos e constatar que os mesmos são universais, ou seja, os argumentos são comuns e aceitáveis para ambos os lados. O que acontece e muito nos documentários do tipo como este é que certas ferramentas são utilizadas para argumentação e muitas vezes violam a concepção de verdade de algum dos lados.

Não que este vídeo viole a concepção histórica cristã, mas certas informações passadas ali devem ser melhor analisadas. Como sempre digo: O mesmo peso usado na hipótese/fé da ciência sobre o "Big Bang" deve estar presente nas suas abordagens sobre Jesus Cristo, sua história e na de seus seguidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de comentar esta postagem. Sua opinião é muito importante!