segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Mas como? Deus se arrepende?

Por Carlos Chagas

Em Malaquias 3.6 lemos que Deus não muda. O mesmo pode ser constatado em Tg 1.17. E em Nm 23.19 está escrito que Deus não é "filho do homem para que se arrependa". Assim sendo, por que lemos em Gn 6.6, Jn 3.10 e Ex 32.14 que Deus se arrependeu de algo? Como explicar essa contradição?


1º- Problemas na tradução: Da língua chamada original para o português existe um abismo de caracterizações de ações. Um desses abismos se encontra na palavra "arrependimento". Segundo o site GotQuestions, a palavra "arrependimento" quer dizer "entristecer", o que demonstra não haver mudança de ação divina.

2º- Mudança de Sentimento: Segundo o site EstudosdaBíblia o problema está em não interpretar "arrependimento" como uma mudança de sentimento. Isso pode ser ilustrado pelas palavras de Paulo "...se o negarmos, ele, por sua vez, nos negará". Percebe-se então que as ações divinas são condicionais, podendo variar conforme o homem atua em seu meio. Isso pode ser confirmado em Jr 18.1-10 quando se vê Deus destruindo até mesmo uma nação escolhida por Ele simplesmente porque se voltaram ao pecado.

3º- Problemas na compreensão da formação da Bíblia: Ao contrário do que a grande maioria dos evangélicos brasileiros pensam, existe um grupo de pessoas que aceitam a Bíblia não como palavras literais de Deus, mas como um livro que foi escrito a partir de experiências diretas de Deus que serviram de inspíração para se relatar tais fatos e atos. Sendo assim, existe um ponto a ser pensado: Se for levado em consideração de que a Bíblia é, literalmente, a Palavra de Deus, haverá sim uma contradição. Mas se Pannemberg, teólogo Protestante, tiver razão em seus estudos, quando ele diz que a Bíblia é o relato histórico de pessoas históricas que experimentaram um Deus que age na história e resolveram escrever tais experiências, aí poderá ser entendido certos equívocos na Bíblia: As palavras usadas na Bíblia foram uma forma de tentar expressar, de forma humana, a experimentação desse Deus na própria história. Talvez essa teoria defenda melhor ataques como o do site RazãoxFé onde se defende que a palavra "arrependimento" é a mesma usada em todo o AT (Nacham).

4º- O problema da linguagem demasiada humana: No site Monergismo o Pastor Josivaldo Pereira, em seu último parágrafo do artigo, ele destaca que a linguagem usada na Bíblia é, por demais, humana, ao ponto de atrapalhar a compreensão sobre as ações de Deus. Além do mais, segundo Pereira, o arrependimento humano não pode ser considerado igual ao de Deus. Em suas palavras: "...porque o arrependimento do homem é causado pelo reconhecimento de uma atitude precipitada, como resultado da ignorância do que havia de acontecer. Nós nos arrependemos porque erramos. No caso de Deus é extremamente diferente. Ele jamais comete erros."

5º- Forte atribuição da conduta humana em Deus: No livro de Silas Malafaia chamado "Orar pode mudar tudo" a palavra "arrependimento", quando atribuída a Deus ou ao próprio homem, possui uma nova compreensão: Arrependimento como mudança de atitude. Segundo Malafaia e a própria Bíblia (Ml 3.6), Deus não muda, logo, a compreensão sobre a palavra "arrependimento" pode estar errada., e o fato de Deus mudar sua atitude não anula seu propósito. Se Deus queria consertar um erro humano, até com seu arrependimento Ele muda. Mas esse arrependimento varia conforme as ações humanas, afinal, Deus é um ser relacional e pessoal. Hoje em dia é fácil dizer que arrependimento é algo que se alcança quando se erra, mas será que esta compreensão é correta? Será que ninguém se arrepende de algo que fez certo, mas que poderia ser melhor? É isso que Malafaia propõe: Uma nova leitura e compreensão do termo.

Aqui estão algumas das explicações ao erro teológico do arrependimento de Deus. É claro que existem diversas e outras surgirão com o tempo. O fato é que não se pode se fechar em uma interpretação apenas, e muito menos de negar uma interpretação que vem de longos anos e séculos. Isso é suicídio intelectual e as pessoas que atacam um raciocínio sem respeitar suas origens e importância cometem grande erro.

Fontes de Pesquisa:

http://www.gotquestions.org/portugues/Deus-se-arrepende.html
http://www.estudosdabiblia.net/bd47.htm
http://razaoxfe.blogspot.com/2009/06/deus-se-arrepende_19.html#comment-form
http://www.monergismo.com/textos/presciencia/arrependimento_deus.htm
MALAFAIA, Silas. Orar pode mudar tudo. Rio de Janeiro: Central Gospel, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de comentar esta postagem. Sua opinião é muito importante!