Por Carlos Chagas
Apesar de ser uma palavra de apenas 4 letras o amor é uma das expressões mais usadas no mundo e, para muitos, é algo bastante conhecido e experimentado. Entretanto, devido ao uso exacerbado da mesma seu conceito ficou deturpado e desgastado. Atualmente usa-se a palavra amor para se expressar qualquer tipo de sentimento ou ação que, por senso comum, denote o bem. Sendo assim, seu uso passou a ser de forma impensada e errada às vezes, caracterizando certa incompreensão sobre o que seja o amor.
Fato é que é impossível dar ou receber o amor quando não sabemos e nem mesmo compreendemos o que é. O significado do amor é diluído quando é usado para adjetivar ou expressar algo que não condiz com sua esfera de ação. Por exemplo quando uma pessoa diz: "Amo esse time!"; "Amo viajar!"; "Eu amo meu cachorro"; etc.
Em 1Co 13 está escrito: "Agora permanecem estes três: a fé a esperança e o amor, mas o maior destes é o amor." O amor é o primeiro fruto do Espírito mencionado em Gl 5. Mas o amor do qual a Bíblia fala é o mesmo que todos conhecem? É um sentimento?
Amor não é um sentimento e sim um dom. O amor produz sentimentos, é diferente de ser um sentimento. E friozinho na barriga é apenas uma sensação. Vale dizer que o amor não é incontrolável como diz a frase: "Não tenho culpa de estar amando!", ou "Não tenho culpa se amo demais!". Tais frases soam como se o amor fosse algo incontrolável ou aleatório e sem escolha. Porém encontramos na Bíblia diversas passagens onde percebemos que o amor é algo controlável e de escolha.
Para amar, segundo os conselhos bíblicos, é necessário (1º) escolher tal coisa:
"Acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição".
Cl 3.14
Para que o amor esteja acima de tudo é necessário desejar que o mesmo esteje lá. Necessita-se esta escolha. E além disto (2º) o amor é questão de conduta. Amar gera ação. Este só o é quando praticado:
"Filhinhos, não amemos de palavras, nem de língua, mas de fato e de verdade."
1Jo 3.18
Não adianta apenas dizer: “Eu te amo tanto que morreria por você!”. É necessário levar a cabo isso, quando necessário.
A título de informação:
Os Gregos tinham quatro palavras para expressar tipos diferentes de amor:
1- Storge - Que significa afeição natural;
2- Eros - Que significa atração sexual;
3- Philia - Que significa afeição emotiva;
4- Ágape - Que significa amor incondicional, altruísta ou sacrificial.
Tais conceitos gregos sobre o que seja amor vieram para tentar explicar as diferentes formas de amar. Para o brasileiro, que é restringido apenas ao seu português e à palavra amor, fica mais difícil a compreensão, sendo necessária a intervenção de figuras explicativas como: Amar um filho não é o mesmo amor de amar o marido. Possui nuances diferentes. Mas os dois são amor.
Aprofundando um pouco mais nos estudos bíblicos percebe-se que Jesus jamais exigiu que tivéssemos afeto por todas as pessoas. Ele próprio não nutria afinidade e simpatia com a maioria dos fariseus. Ninguém é obrigado a gostar de todo mundo. Entretanto não se é permitido não amar, ao menos, uma pessoa. Amar é uma obrigação de todos e o princípio do Evangelho de Cristo. Assim, se deseja viver este amor segue alguns passos que podem lhe ajudar.
1- Experimente o amor de Deus
"E, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor, a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus".
Ef 3.17-19
Ame e perdoe as pessoas não porque elas merecem. Talvez o perdão não evite a consequência do pecado mas fará bem ao seu coração já que as pessoas que lhe magoaram algum dia, não poderão continuar a fazê-lo, uma vez que seu coração se desvencilhou dos grilhões que o prendiam ao sofrimento.
2- Tenha pensamentos de amor
"Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros. Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus".
Fl 2.4-5
O verdadeiro amor se liga no outro. É puro altruísmo, o qual não anula quem o oferece. Procure pensar no seu próximo, pois há sempre pessoas que têm problemas maiores que os seus, lembrando que aqueles que são mais desagradáveis e menos amáveis são as que mais precisam de amor.
A quem ama é necessário focar as necessidades além das falhas. Nem sempre amar muda os sentimentos, mas sutilmente o amor muda os pensamentos. E mudando os pensamentos não só a conduta mas os próprios pensamentos desta vão melhorando.
Amar nem sempre é oferecer agrados, às vezes são necessárias as "palmadas". É como um filho que não obedece a ordem verbal e necessita da vara como correção. Assim é o adulto que não aprende com a bondade. Às vezes, em amor, é necessária a ação mais ríspida. Todavia jamais é aceitável uma ação que não seja em amor.
3- Aja com amor
"Digo-vos, porém, a vós outros que me ouvis: amai os vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam; bendizei aos que vos maldizem, orai pelos que vos caluniam."
Lc 6.27-28
Amar as pessoas das quais não gostamos não é hipocrisia, como muitos dizem, mas é, antes de tudo, sinal do que é verdadeiramente amor. O amor tem a paciência de aguardar sua plena manifestação aos homens. Suportar uma pessoa que você não gosta com mansidão e humildade é algo que você faz por estar em amor. Leia o versículo abaixo que ilustra melhor isto:
"...com toda humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor;"
Ef 4.2
4- Aguarde o melhor
"... tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta."
1Co 13.7
Apesar de o ser humano querer viver aquilo que é atribuído a si, a proposta do Evangelho é ir além disso: É viver o amor mesmo que o ódio seja a única coisa visível na vida. O amor é contagioso e modifica as pessoas. Esteja disposto a amar as pessoas tal como você quer que elas sejam. E caso você ainda não saiba como reviver um amor perdido a tempos sigas os passos que o próprio Jesus deu à Igreja de Éfeso:
1- Lembra-te de onde caíste;
2- Arrepende-te;
3- Volta à prática das primeiras obras (Ap 2.4-5);
A vida tem cores que aumentam ou diminuem conforme a intensidade do amor. Pense nisso!
Fonte:
Baseado no estudo da EBD em forma de fichamento da Igreja Vale Verde. Para baixá-lo na íntegra clique aqui. Fica aqui meus eternos agradecimentos aos pastores, presbíteros e membros desta igreja. Que Deus os abençoe.
Caso queira baixar este artigo em formato de lição de EBD clique aqui.
Caso queira baixar este artigo em formato de lição de EBD clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de comentar esta postagem. Sua opinião é muito importante!