terça-feira, 21 de agosto de 2012

O Fruto do Espírito: Eu quero ser feliz

Por Carlos Chagas



É fato que todos querem ser feliz sempre, mas sabe-se que esse objetivo é, ao menos para os dias de hoje, impossível. Seguindo as tendências de mercado e do mundo parece que ser triste é mais fácil que ser feliz. Entretanto ser feliz é uma opção, um trabalho interno. Cabe a você querer ser e ser.

Enquanto cristão, motivos são os que não faltam para que você se regozije ainda que dias ruins estejam à tona. Vejamos em Rm 5.

1º A Esperança:

Devido à fé e confiança em Deus o cristão pode confiar sem ter que se desesperar pois sua fé diz para si que Deus está de olho e no controle. É por isso que sem fé é impossível agradar a Deus, já que sem fé já não é Deus que dirige o barco e sim o incrédulo.

É um erro o que as pessoas fazem depositando sua confiança em coisas tipo: dinheiro, fama, bens, trabalho, aparência, etc. Tudo isso é temporário, de menos a esperança em Deus, que traz frutos. 

"... regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes;..."
Rm12.12

2º Propósito Divino:

Poucos percebem que por mais que acabem seus grandes problemas pequenos problemas ainda existem e jamais acabarão. Geralmente, com o tempo, outros grandes problemas surgem. E então? Seria motivo para uma eterna tristeza? Não. A verdadeira alegria é desfrutar a vida apesar dos problemas. Não quer dizer que todos devem ser hipócritas e muito menos serem amantes do sofrimento. Mas a fé cristã está firmada no Evangelho de Cristo que diz que isso não é nada se comparado com a glória que há de vir. Além do mais, todo sofrimento traz consigo uma lição e, sendo assim, algo de bom, de útil.

Muitos cristãos têm consigo o complexo de mártir. Acham que por sofrer demasiadamente, mas crentes serão. Essa ideia é totalmente errada. O que diferencia um crente de um não crente em Deus é sua postura ante os problemas: Um acredita que aquilo não é o fim, enquanto o outro se desespera uma vez que já perdeu o controle da situação.

E lembre-se: "Tudo é questão de perspectiva"

  • Você pode ver um "gigante" ou um "incircunciso" à sua frente;
  • Você pode ver um "limão azedo" ou uma "gostosa limonada";
O sofrimento produz:
- Perseverança já que aprendemos a lidar com a pressão;

"E não somente isso, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança..."
Rm5.3

- Experiência (Rm 5.4) já que esta só vem com a confiança e esta confiança em Deus. Os problemas da vida produzem perseverança e caráter;
- Esperança (Rm 5.4) já que os problemas o ajudam a desenvolve-la. Mas sua esperança está estritamente ligada a Cristo e não aos bens materiais.

"... e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança".
Rm 5.4

3º A Reconciliação:

Em tempos que o material é o mais desejado muitas vezes os cristãos esquecem do que realmente vale a pena se alegrar: Com a Salvação. Paulo nos lembra disso em Rm 5.11. E caso você não consegue se alegrar com esta salvação medite em Is 43.2.

"... e não apenas isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem recebemos, agora, a reconciliação."
Rm 5.11

"Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti."
Is 43.2

Fórmulas cristãs para ser alegre

1- Desenvolva uma atitude de gratidão não "por" toda circunstância, mas "em" toda circunstância;

"Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco."
1Ts 5.18

2- Seja alegre nas suas contribuições. Contribua com fidelidade. Se você fosse ajudado por alguém "do nada", não seria algo bom? Pois é. Que tal ser esse ajudante e não o ajudado? Esse é o propósito do Evangelho. Pratique-o, entenda-o, e serás feliz;

3- Trabalhe baseado no Evangelho. Pratique o Evangelho integralmente, ou seja, não só na igreja mas até na hora de cumprimentar alguém ou outra atividade considerada de práxe. Faça como se fosse para o Senhor e não para homens (Ef 6.7-8);

"... servindo de boa vontade, como ao Senhor e não como a homens, certos de que cada um, se fizer alguma coisa boa, receberá isso outra vez do Senhor, quer seja servo, quer livre."
Ef 6.7-8

4- Alegre-se e busque a conversão do próximo. Não deixe de falar e de praticar o Evangelho, é Nele que se encontra a vida;

"Eu vos afirmo que, de igual modo, há júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende."
Lc 15.10

5- Não siga cegamente a cultura atual. A alegria parece difícil porque os exercícios que a produzem vão contra o que a nossa cultura ensina. Nossa cultura diz: “Viva para si mesmo e se esqueça dos outros”. Jesus nos diz que a nossa alegria vem com o desenvolvimento de uma atitude de gratidão e distribuição de nossos bens materiais, nosso tempo e nosso conhecimento das Boas Novas. 

Fonte:
Baseado no estudo da EBD em forma de fichamento da Igreja Vale Verde. Para baixá-lo na íntegra clique aqui. Fica aqui meus eternos agradecimentos aos pastores, presbíteros e membros desta igreja. Que Deus os abençoe.

Caso queira baixar este artigo em formato de aula de EBD em doc clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de comentar esta postagem. Sua opinião é muito importante!