Por Carlos Chagas
É fato que todos querem ser feliz sempre, mas sabe-se que esse objetivo é, ao menos para os dias de hoje, impossível. Seguindo as tendências de mercado e do mundo parece que ser triste é mais fácil que ser feliz. Entretanto ser feliz é uma opção, um trabalho interno. Cabe a você querer ser e ser.
Enquanto cristão, motivos são os que não faltam para que você se regozije ainda que dias ruins estejam à tona. Vejamos em Rm 5.
1º A Esperança:
Devido à fé e confiança em Deus o cristão pode confiar sem ter que se desesperar pois sua fé diz para si que Deus está de olho e no controle. É por isso que sem fé é impossível agradar a Deus, já que sem fé já não é Deus que dirige o barco e sim o incrédulo.
É um erro o que as pessoas fazem depositando sua confiança em coisas tipo: dinheiro, fama, bens, trabalho, aparência, etc. Tudo isso é temporário, de menos a esperança em Deus, que traz frutos.
"... regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes;..."
Rm12.12
2º Propósito Divino:
Poucos percebem que por mais que acabem seus grandes problemas pequenos problemas ainda existem e jamais acabarão. Geralmente, com o tempo, outros grandes problemas surgem. E então? Seria motivo para uma eterna tristeza? Não. A verdadeira alegria é desfrutar a vida apesar dos problemas. Não quer dizer que todos devem ser hipócritas e muito menos serem amantes do sofrimento. Mas a fé cristã está firmada no Evangelho de Cristo que diz que isso não é nada se comparado com a glória que há de vir. Além do mais, todo sofrimento traz consigo uma lição e, sendo assim, algo de bom, de útil.
Muitos cristãos têm consigo o complexo de mártir. Acham que por sofrer demasiadamente, mas crentes serão. Essa ideia é totalmente errada. O que diferencia um crente de um não crente em Deus é sua postura ante os problemas: Um acredita que aquilo não é o fim, enquanto o outro se desespera uma vez que já perdeu o controle da situação.
E lembre-se: "Tudo é questão de perspectiva"
- Você pode ver um "gigante" ou um "incircunciso" à sua frente;
- Você pode ver um "limão azedo" ou uma "gostosa limonada";
O sofrimento produz:
- Perseverança já que aprendemos a lidar com a pressão;
"E não somente isso, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança..."
Rm5.3
- Experiência (Rm 5.4) já que esta só vem com a confiança e esta confiança em Deus. Os problemas da vida produzem perseverança e caráter;
- Esperança (Rm 5.4) já que os problemas o ajudam a desenvolve-la. Mas sua esperança está estritamente ligada a Cristo e não aos bens materiais.
"... e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança".
Rm 5.4
3º A Reconciliação:
Em tempos que o material é o mais desejado muitas vezes os cristãos esquecem do que realmente vale a pena se alegrar: Com a Salvação. Paulo nos lembra disso em Rm 5.11. E caso você não consegue se alegrar com esta salvação medite em Is 43.2.
"... e não apenas isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem recebemos, agora, a reconciliação."
Rm 5.11
"Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti."
Is 43.2
Fórmulas cristãs para ser alegre
1- Desenvolva uma atitude de gratidão não "por" toda circunstância, mas "em" toda circunstância;
"Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco."
1Ts 5.18
2- Seja alegre nas suas contribuições. Contribua com fidelidade. Se você fosse ajudado por alguém "do nada", não seria algo bom? Pois é. Que tal ser esse ajudante e não o ajudado? Esse é o propósito do Evangelho. Pratique-o, entenda-o, e serás feliz;
3- Trabalhe baseado no Evangelho. Pratique o Evangelho integralmente, ou seja, não só na igreja mas até na hora de cumprimentar alguém ou outra atividade considerada de práxe. Faça como se fosse para o Senhor e não para homens (Ef 6.7-8);
"... servindo de boa vontade, como ao Senhor e não como a homens, certos de que cada um, se fizer alguma coisa boa, receberá isso outra vez do Senhor, quer seja servo, quer livre."
Ef 6.7-8
4- Alegre-se e busque a conversão do próximo. Não deixe de falar e de praticar o Evangelho, é Nele que se encontra a vida;
"Eu vos afirmo que, de igual modo, há júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende."
Lc 15.10
5- Não siga cegamente a cultura atual. A alegria parece difícil porque os exercícios que a produzem vão contra o que a nossa cultura ensina.
Nossa cultura diz: “Viva para si mesmo e se esqueça dos outros”.
Jesus nos diz que a nossa alegria vem com o desenvolvimento de uma atitude de gratidão e distribuição de nossos bens materiais, nosso tempo e nosso conhecimento das Boas Novas.
Fonte:
Baseado no estudo da EBD em forma de fichamento da Igreja Vale Verde. Para baixá-lo na íntegra clique aqui. Fica aqui meus eternos agradecimentos aos pastores, presbíteros e membros desta igreja. Que Deus os abençoe.
Caso queira baixar este artigo em formato de aula de EBD em doc clique aqui.
Caso queira baixar este artigo em formato de aula de EBD em doc clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de comentar esta postagem. Sua opinião é muito importante!