quinta-feira, 22 de abril de 2010

O que você mais assiste na TV e por quê?

Por Carlos Chagas

Nos últimos 10 anos o Brasil tem tido uma grande mudança em sua grade de programas televisivos, programas estes que passaram de educativos para entertenimento. Não que os programas antigos eram tão-somente educativos, mas a quantidade deste diminuiu drasticamente. Prova esta é o surgimento do "BBB" (Big Brother Brasil) e sua instalação definitiva nas telinhas brasileiras. Junto com este veio "A Fazenda" e "Casa dos Artistas".

Outros programas fazem sucesso no Brasil como "Pânico na TV" e "SuperPop", programas dos quais trazem matérias de humor e descontração. Em meio a estes se tem também novelas em todos os canais em maior quantidade como nunca se viu na história televisiva brasileira. O fato é que tais programas são veículos de propaganda. Não se refere aqui à propaganda do tipo de intervalos de programas e filmes, mas sobre a disseminação de idéias uma vez que o veículo de propaganda é forte, pois conta com milhões de brasileiros como telespectadores.

O que este artigo quer trabalhar é a importância que se dá a tais programas. Infelizmente a TV, que antes era objeto da intelectualidade passou a ser um mero objeto de entertenimento e mera propaganda de idéias, onde o que vale é apenas saber da vida dos outros, alimentar sonhos impossíveis e dar risadas à custa de qualquer coisa. Não que o humor e o lazer não sejam importantes e necessários à vida do ser humano, todavia um ditado ilustra bem o que se fala aqui: "Diga com quem tu andas que direi quem és". Adaptado para "Diga o que tu assistes que direi quem és" mostra que a formação do homem está em seu meio de convívio. Muitos pais deixam filhos à frente da TV, ondes as crianças, que estão em processo de formação intelectual absorvem como esponja em água tudo que adquirem ali.

Numa época onde o homossexualismo e o crescimento do espiritismo são algo notório e forte, os programas televisivos têm investido pesado em marketing dessas idéias. Isso é natural. Quem crê em algo prega isso. Logo, se o diretor de um filme é satânico, ele tentará passar sua idéia e não a de outros. Sendo assim a TV tem muita bagagem, além do que o brasileiro precisa ou deseja. Cabe aqui ao brasileiro filtrar o que vê. Para isso é necessário entendimento crítico para tal ato.

A nível físico assistir televisãoleva à obesidade e alteração nos padrões de sono, mas em níveis psicológicos isso é bem mais alarmante onde pode ser ter aumento da violência, distúrbios psicológicos e até mesmo envolvimentos com drogas de diversos tipos (clique aqui para consultar a fonte pesquisada). Para um melhor hábito infantil recomenda-se que crianças não alimente em frente da TV, nem que esta esteja em seu quarto, optando-se por brinquedos. Para os adultos é bom que reflita na quantidade de horas que se passa em frente à TV e quais tipos de programas são assistidos. Isso servirá de exemplo para os filhos como também para que outras atividades sejam praticadas como ler livros, exercícios físicos, etc.

Finaliza-se aqui com uma reflexão: Quando você assiste televisão, o que mais lhe chama atenção? Isso tem sido edificante? Em que isso tem lhe transformado através dos anos? Tem agregado bons valores? Pense nisso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de comentar esta postagem. Sua opinião é muito importante!