quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

A importância da oração segundo Silas Malafaia

Por Carlos Chagas

Este artigo (ou resumo?) foi escrito após eu acabar de ler um livro do pastor Silas Malafaia que se chama "Orar pode mudar tudo" (confira na imagem ao lado), onde percebi certos princípios para que uma oração seja bem sucedida. Achei por demais interessante, uma vez que se trabalha princípios e não regras, o que deixa o livro mais interessante. Sem falar que o livro passa a mensagem com poucas páginas (64 páginas). Eu o li em 35 minutos.

Malafaia trabalha certos valores em seu livro que devem ser observados e postos em prática. O primeiro deles é a fé. Sem esta é impossível de agradar a Deus, uma vez que você está buscando dialogar com quem é invisível aos olhos humanos. Sendo assim, o simples fato de dialogar com Deus já gera a necessidade de fé. A outra questão é que se você ora a Deus é porque você confia, e se confia é porque você sabe que Ele é quem vai agir. Portanto tenha fé (acredite) que Ele vai agir.

O segundo princípio é a humildade. Todos devem ter em mente que o ser humano é sombra e pó. E é Deus quem criou todas as coisas. A humildade nasce quando o homem busca demonstrar sua sinceridade de vida, relatando os erros e acertos, deixando claro que você sabe (mas tem que ser de coração) que está numa posição inferior, já que você é criação e não criador. Ser humilde é ser aberto e disposto a ouvir.

Aquele que ouve está preparado ao próximo princípio, que é o de confessar os erros. E não só os erros, mas os acertos também. Confessar os acertos é demonstrar para si próprio como tem sido a caminhada cristã. E confessar os erros é trazer à tona aquilo que tem atrapalhado o relacionamento Deus-Homem. Ora, se está atrapalhando segue-se que aquilo que foi confessado de errado merece abstinência; merece ser lançado fora. Portanto, a confissão tem que gerar mudança. Confessar é se arrepender dos erros e se motivar com acertos.

Essa mudança geralmente é regrada com quebrantamento, que é outra virtude destacada por Silas Malafaia. Quebrantar é se abrir em confições mais do que o seu normal. É falar abertamente de seus sentimentos mais íntimos. É o que chamamos de "falar pelas ventas". O quebrantar é necessário uma vez que limpa a alma de sentimentos ruins e de amarras que impedem o ser humano de evoluir espiritualmente.

Este livro é indicado para aqueles que estão com alguma angústia que necessita de orações intermináveis e para aqueles que querem ter maior intimidade com Deus em suas orações. Também indico aos novos na fé já que os princípios ali ensinado servem e muito para o "engatinhar" da fé.

Gostaria de deixar claro aqui que este resumo do livro é de minha autoria. Nenhuma das palavras usadas aqui, a não ser as palavras-chave como "fé", "humildade", "confissão", "quebrantamento", "arrependimento" e "sinceridade" serão encontradas no livro de Silas Malafaia. Fica aqui também um abraço e um simples agradecimento ao Pastor Silas Malafaia pelas palavras ali dedicadas. Foram de grande valia para mim e para a minha esposa. Sou grato a você Pastor.

Leia também: "O jejum: Afinal,qual a sua função? Para que serve?"

7 comentários:

  1. POR FAVOR IRMÃO
    NÃO ESTOU CONSEGUINDO ORAR + COMO ANTES
    APRESENTE MINHA VIDA NO ALTAR DO SENHOR
    SÓ DEUS SABE O K MEU CORAÇÃO TEM PASSADO
    VAZIO,VAGO,TRISTE.
    MÁS TENHO CERTEZA K DEUS É COMIGO
    CATU-BA

    ResponderExcluir
  2. Prezada Catu;

    A oração é algo simples: No lugar em que você se sente melhor imagine Deus ao seu lado e converse com Ele como se fosse seu confidente. Acredito num Deus que é mais Amigo que Criador.

    Todavia estarei orando sim por você pedindo a Deus que Ele abra seus olhos para alguma decisão iminente, e também por sabedoria, saúde, paz e amor.

    Nele, que é sem sombras de dúvidas conhecedor das nossas necessidades e que nos faz vestir melhor que os lírios dos campos

    CHAGAS

    ResponderExcluir
  3. a paz do Senhor irmao peço oracao pela minha vida espiritual,pelo meu noivado satanas esta furioso contras meu noivados,mas tnho fé que DEUS vai me ajuda a sai dela luta vitoriosa em nome de Jesus Cristo!!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá irmão , estava conversando com minha irmã e ela alou que se sente fraca , sabe , as vezes sem fé , o que devo falar pra ela se eu mesma sinto o mesmo . ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá;

      Leia o Novo Testamento e se identifique com ele. Orem juntos. Frequentem a igreja. Parece meio bobo mas viste um hospital e procurem ir em velórios. Isso ensinará mais que palavras.

      Que a força de Deus esteja com vocês

      CHAGAS

      Excluir
  5. Parabéns pelo texto, bastante esclarecedor. Que o Senhor continue te dando mais e mais revelação da parte dele.Voce tem ajudado a muitos...Deus te abençõe!

    ResponderExcluir
  6. Meu ponto de vista é o de que a oração faz bem a quem ora, mas oração alguma pode modificar os insondáveis desígnios de Deus. Então, orar para ficar bom de doença, para passar em vestibular, para que seu time seja campeão, para arrumar emprego, etc., é inócuo. Se Deus tem determinado que algo aconteça de certo modo, podem milhões orar pedindo o contrário e vai ser conforme Deus quer.

    ResponderExcluir

Não esqueça de comentar esta postagem. Sua opinião é muito importante!