sábado, 1 de janeiro de 2011

O que é um multímetro?

Por Carlos Chagas

Multímetro é um aparelho que serve para medir e avaliar grandezas elétricas, além de avaliar também a continuidade de cabos e circuitos eletrônicos. Tais aparelhos servem para medir com precisão correntes elétricas contínuas ou alternadas bem como suas grandezas em escalas pré-determinadas no aparelho.

Basicamente existem dois tipos de multímetros: O Analógico e o Digital.

O analógico:




O digital:



Qual a utilidade de tal aparelho para um sonoplasta?

Diferente do analógico o multímetro digital oferece uma função muito boa: A de conferência de rompimento de cabos. Geralmente esta opção vem sinalizada com um desenho de cabo rompido e, em alguns casos, tal opção vem acompanhanda com dispositivo sonoro. Veja a figura abaixo:




Como funciona?

No caso de cabos de microfone e instrumentos musicais esta função é de crucial importância. Às vezes cabos podem romper suas soldas ou até mesmo quebrarem. O que fazer. Basta utilizar as agulhas do multímetro nas extremidades do cabo verificando sua continuidade. Caso acuse no painel do multímetro ou soe um sinal sonoro é porque o cabo está bom (mas lembre-se de mexer o cabo com o multímetro ativado nele para averiguar mal-contato). Caso não acuse nada está constatado o problema. Isso é uma "mão-na-roda" para aqueles que querem agilidade na confecção dos cabos.

7 comentários:

  1. Qual a relação entre eletrônica e o tema principal do seu blog:A criação do blog Cristãos Hoje nasceu da preocupação com o desenvolvimento do Cristianismo e propagação do Evangelho pelos cristãos atuais.
    ??????????????????????????????????????

    ResponderExcluir
  2. Prezado anônimo;

    Aprendi que a teologia é também prática. Quando assumi a sonoplastia da minha igreja tive que aprender na prática coisas que nos cursos de teologia não aprendi. Sei que multímetro é coisa de eletrônica, mas para aquele que almeja servir a igreja de forma agradável precisa aprender um básico de eletrônica. Como não achei sites com conteúdos para igrejas e, vagarosamente, vou postando. Acredito que isso é viver cristãmente.

    Espero ter respondido sua dúvida caro anônimo.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelas dicas,tem me ajudado bastante Deus te ilumine sempre!!!!-Ajudar tem tudo aver com o tema do seu blog!!!!parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  4. meu caro Chagas seu blog foi muito util a mim, e assim como vc sou sonaplasta aki da minha igreja e então com o ituito de melhorar o som aki eu to apredendo e seu blog me ajudou bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz meu caro. Precisando é só falar!!! Abração

      Excluir
  5. Sou guitarrista da minha igreja e atualmente estamos sem sonoplasta, então resolvi aprender sobre este universo de som, estou com uma medusa que está apenas com 3 canais funcionando os outros cabos estão atras da mesa sem ligação com os XLR's, nenhum deles tem numeração. Gostaria que me ajudasse, de como fazer para identificar qual canal é qual e como fazer as ligações dos XLR's e colocar para funcionar.

    Desde já agradeço pela atenção!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Caro Raynor;

    Sem estar de corpo presente fica quase impossível lhe ajudar. Imagine só eu, sem ter contato visual com o tipo de mesa, os tipos de cabos e conexões, sua qualidade e marca, o espaço da igreja, o sistema de cabeamento da mesa à medusa, e o que cada canal é e que faz! Mais fácil é você conseguir alguém que conhece de som e que more perto de sua igreja.

    Att

    CHAGAS

    ResponderExcluir

Não esqueça de comentar esta postagem. Sua opinião é muito importante!