segunda-feira, 7 de junho de 2010

O sofisma de Epicuro sobre o mal

Por Carlos Chagas

Partindo do pressuposto que você conheça o que é sofisma (caso não, clique aqui) eu gostaria de postar um sofisma muito famoso sobre o mal, que na verdade, ilustra muito bem uma pessoa que objetiva mostrar ou a "impotência" de Deus, ou o "descaso" de Deus para com a criação, ou a "demora" de Deus para agir. Esse sofisma me lembra minhas evangelizações aos agnósticos, os ditos ateus e os satânicos amigos meus que sempre criam sofisma do mesmo nível para tentarem derrubar a crença criatã em Deus. Vejamos:

Ou Deus quer eliminar o mal do mundo mas não pode; ou pode, mas não quer eliminá-lo; ou não pode e nem quer; ou pode e quer. Se quer e não pode, é impotente; se pode e não quer, não nos ama; se não quer e nem pode, não é o Deus bom e, ademais, é impotente - e isto é o mais seguro - , então, de onde vem o mal real e por que Ele não o elimina?

Se eu pudesse responder para Epicuro essa seria minha resposta: "O mal vem de tu que mataste Deus em teu argumento. Aliás, porque pergutas "por que Ele não o elimina" se tu não acreditas em teu próprio coração? Ademais, se tu és Deus, e se tu o mataste, segue-se que tu estás morto, pois como falei: Tu és Deus".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de comentar esta postagem. Sua opinião é muito importante!