quarta-feira, 23 de junho de 2010

Plágio: Crime e desonestidade intelectual. Dicas para sua vida e para seu Blog

Por Carlos Chagas

Não se discute o fato da Internet ter se tornado, talvez, o melhor meio de pesquisas do mundo. Para pessoas que estiveram na escola antes do advento da Net sabe o quanto era difícil realizar pesquisas escolares através de livros, que eram de difícil acesso, ou através de enciclopédias que eram objetos de posse dos mais ricos. A internet revolucionou o mundo da pesquisa. A cada dia que passa mais e mais informação é agregada à essa rede virtual, proporcionando um ambiente melhor para se enriquecer de conhecimentos.

Contudo, infelizmente a internet sofre de um mal que está sendo combatido violentamente, mas que não será vencido tão facilmente: O Plágio. O que é plágio? Plágio é o ato de assinar ou apresentar como seu algo que é de outrem. Em outras palavras é imitar, copiar ou falsificar algo que não é de sua autoria e sem concentimento do outro.

O plágio é, talvez, algo mais explícito da internet. Basta ir na página du um buscador como Google, Altavista, Cadê, etc. e digitar uma frase na qual se há interesse em conhecer. Sem muito esforço se verá textos repetido em diversos sites e blogs, dando a idéia de que foram copiados de alguma origem.

Segundo o site do governo http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9610.htm plágio é crime, sendo que é o descumprimento da Lei 9.610/98. Além de crime é anti-ético pois é como se alguém quisesse se passar por alguém que sabe e escreve do assunto e que na verdade não é, roubando assim a intelectualidade de alguém.

Talvez a pergunta que nasce aqui é: E o que tem a ver os cristãos com isso? Essa é a pergunta. Essa matéria tem muito sentido para quem quer ser um cristão autêntico porque (1) um cristão deve buscar a honestidade. Nada custa ao cristão citar sua fonte de pesquisa. Isso é mais honesto. Não adianta mentir para alguém, pois essa mentira será descoberta e o mentiroso envergonhado. (2) O cristão deve dar exemplo aos demais. Na linguagem popular, o cristão deve ser "boi de piranha", ou seja, se matar para que os demais venham a ter vida. Plagiar é o mesmo que disseminar a falsidade intelectual, promover a desonestidade e republicar o que já foi publicado aumentando no mundo o lixo (se já tem um, o outro é lixo). (3) Além dos mais, o plágio proporciona a falta de criatividade, desinteresse em descobrir novas linhas de raciocínio e desmotiva o plagiador. Para o cristianismo isso é contraditório, já que este surgiu como motivador, releitor da realidade e como aquele que sempre deteve a criatividade. Logo, o cristão plagiador se passa como contraditório em seu próprio meio.

Sendo mais específico: Seu blog protegido de plagiadores.

Como este blog procura ser diferente dos demais, este preserva seus textos dos plagiadores, os quais, com oportunidades lançadas às suas mãos e com atitudes de meros copiadores, com o tempo conseguirão deixar este blog igual aos demais. Como este blog visa educar seus leitores para serem formadores de opinião e não "papagaios" este agora está usando um novo método que busca evitar a cópia de seus textos de plagiadores.

Vale lembrar que os métodos que serão apresentados aqui não valem como sendo uma proteção 100%, já que sempre novas técnicas de ações de plágio são inventadas, mas os métodos servirão pra conter uma boa parte dos copiadores.

Blogueiros: Eis os passos

Para você que tem um blog e quer se ver livre dos plagiadores, basta seguir atentamente os passos abaixo.

1°- Para que seu blog (do Blogspot) tenha a proteção é preciso que você reedite a HTML do mesmo. Portanto, é preciso que você seja atencioso e detalhista para que tudo dê certo. Bom. Entre em seu blog e, na área de administração do blog (painel) vá em Layout. Depois clique em Editar HTML e faça uma cópia de segurança clicando em "Baixar uma cópia de segurança". Isso servirá como garantia caso seu blog não aceite as novas configurações que serão feitas. Lembrando que estas dicas podem ser vistas no site original clicando aqui.

2º- Se você seguiu certo as dicas do blog citado no passo 1, você deverá clicar em Visualizar. Se você conseguir ver a página é porque deu tudo certo e então você poderá salvar as configurações. Mas se a página não abriu é porque você cometeu algum erro e então deverá ser repetido todo o processo até que a página seja visualizada com perfeição. Se não deu certo repita a operação dando atenção até mesmo nos espaços de cada palavra. Isso é importante porque são linhas de comandos e essas linhas não podem conter erros.

3°- Se der certo os passos acima seu blog impedirá que outros copiem seu conteúdo usando o Ctrl do teclado. Mas nada impedirá que usem o botão direito do mouse para copiar o texto. Para que o botão direito do mouse seja bloqueado é só instalar um Gadget em seu blog. Como fazer? É só seguir os passos: Vá na área de administração do blog, depois em Layout, depois em Elementos da Página, e clique em Adicionar um Gadget. Abrirá uma janela. Escolha a opção HTML/JavaScript. Nessa caixa você irá colar o código que pode ser baixado clicando aqui. Após baixar o arquivo, abra-o e copie o código todo e o cole na janela do Gadget. No título você poderá usar termos como Restrição ou Direitos Autorais Reservados, etc.

5°- Se tudo der certo seu site não permitirá o Ctrl+C e nem o Botão Direito do Mouse e você estará mais protegido contra os plagiadores.

Espero ter sido útil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de comentar esta postagem. Sua opinião é muito importante!