domingo, 7 de março de 2010

Nostradamus: Vidente, Mal Compreendido ou Expositor do Óbvio?

Por Carlos Chagas

Nos últimos dias a TV tem bombardeado seus telespectadores com uma série de informações a respeito do fim do mundo. Após estudos sobre o povo Maia, antigos habitantes do sul do México e da América Central setentrional1, descobriu-se que o mundo acabará em 21 de dezembro de 20122 logo depois do solestício de inverno. Isso gerou até mesmo um filme que busca contar, de forma "holiwoodana" o fim do sistema de vida que se conhece hoje3. Juntamente com esta profecia junta-se ao do adivinho que talvez é o mais conhecido profeta do futuro mundial da história. Seu nome: Nostradamus ou Michel de Nostredame. Médico da Renascença e praticante de alquimia, autor de diversos livros, este passou a ser o alvo de estudos sobre escatologia nos últimos anos.

Nostradamus ficou conhecido após publicar suas previsões do futuro em seu livro As centúrias de Nostradamus que pode ser baixado clicando aqui. Contudo seu sucesso como vidente só veio nas últimas décadas devido à virada do milênio e por causa da tendência de se falar do fim de tudo, como se pode perceber através dos filmes, teatros, jornais e livros. Até mesmo as religiões atuais, de cunho astrológico, por exemplo, falam do fim do mundo.4

Atualmente programas como Nostradamus 2012 e Efeito Nostradamus do canal History Channel, o 2012: A Profecia Final do NatGeo, Mistério: Nostradamus da Discovery Channel, entre livros como o Livro Perdido de Nostradamus5 que agora foi achado, fomentam a idéia de fim de mundo em 2012 juntamente com as profecias dos Maias. Mas a idéia do fim do mundo não é algo de agora. Pode-se ver abaixo uma lista de datas e de seus autores destrutivos: 
  • 1806, Dia Indefinido: Segundo o site mypix "a inglesa Mary Bateman anunciou ter uma galinha que começara a botar ovos com a inscrição “Cristo está chegando”. Mary, que teria conversado com Deus em uma aparição, afirmou que quando a ave botasse o 14º ovo o mundo arderia em chamas. Não demorou para que a verdade fosse revelada: Bateman redigia as mensagens em ovos que eram depois inseridos dentro das entranhas da pobre galinha."
  • 1844, Dia 22 de Outubro: O reverendo norte-americano Samuel Snow convenceu milhares de protestantes de que o mundo acabaria nesta data e que todos os que acreditassem deveriam vender suas posses e ficarem no topo de um morro mais próximas a Jesus. O Dia ficou conhecido como "o Dia do Grande Desapontamento"6
  • 1980, Dia 13 de Maio: Dia profetizado como o Dia do Fim do Mundo por Roldão Mangueira., líder da seita Borboletas Azuis, na Paraíba. Segundo ele o mundo sofreria um dilúvio de 120 dias. Esse dilúvio não chegou.7
  • Resumindo a história, são mais de 220 datas que marcaram o fim do mundo. Mas as 220 datas são após o Advento Cristo, ou seja, após o ano 0 do nosso calendário. A lista das 220 datas que profetizam o fim do mundo pode ser acessada no site http://www.bible.ca/pre-date-setters.htm . Mas infelizmente a descrição da catástrofe está em inglês. Mas vale a pena conferir.
O fato é que muitas, talvez milhares de datas estipulando o fim do mundo já foram propagadas desde a criação do homem. Grande parte com data específica. Mas no caso das profecias de Nostradamus elas são soltas e muito confusas. Nem ao menos dizem algo diretamente. Usa-se apenas figuras de linguagem e símbolos. A compreensão é dúbia e sempre inclinada à desconfianção, uma vez que não é direta ao assunto dedicado na interpretação. Abaixo será dado um exemplo:

"Um imperador nascerá perto da Itália. Custará muito caro ao império; Dirão que espécie de gente que o cerca É menos príncipe que carniceiro." Centúria nº 60
 Esta profecia é dita como sendo sobre o nascimento de Napoleão Bonaparte. Mas não só Bonaparte custou aos Impérios Europeus. A história imperial da Europa é cheia de autos e baixos. Além do mais, qualquer imperador que fosse um pouco pior que o considerado melhor, este sim será o da profecia, não importando seu nome.

"Eles julgarão ver o sol à noite quando avistarem o porco, meio homem.Barulho ensurdecedor. Pode-se ver uma batalha sendo travada no céu. E escuta-se os diálogos de bestas brutais." Centúria nº 64
Tal profecia é dita como sendo sobre o bombardeio de Hiroshima e Nagazaki. Mas na mesma não se encontra base racional para tal afirmação.

"Pouco antes de o sagrado monarca morto Castor e Pólux, gêmeos no comando quando o cometa aparecer no céu O dinheiro público será roubado na terra e no mar Pisa, Asti, Ferrara e Turim serão lugares proibidos." Centuria nº 15
Profecia relacionada ao assassino do Papa, que trará, como conseqüência do crime, graves problemas financeiros à Itália. Mas quem é o Papa? Aliás, será o Papa uma vez que todo monarca é considerado sagrado?

O que é Profecia?

Mas afinal o que é profecia? Teologicamente falando seria uma predição do futuro como estas ditas anteriormente. Contudo, toda profecia serve como predição (pré= antes; dição= falado). A profecia tem como função alertar sobre os possíveis danos futuros buscando um possível conserto. Isso era comum para o povo do antigo Israel (Is 31.1-9; Is 57. 14-21) No caso das profecias de Nostradamus, elas não possuem caráter preditor e sim de ocultismo, típico de mensagem ao vento, que só tem significado quando algo acontece e que pode ser comparado com o dito.

Interpretações: Quais os seus riscos?

Na história, muitos se passaram por mentirosos porque não souberam interpretar o que estava escrito. O fato de Nostradamus dizer algo, que não se têm certezas, o que é comum de seus escritos, é uma coisa. O problema está na interpretação. Quem tem o poder de dizer: "É assim". Desvendar mistérios é o desejo do homem, mas geralmente o desvendar destes é algo delicado, ainda mais nos dias de hoje onde ciência, religião e crença têm suas falas ativas. Muitos já erraram ao interpretar até mesmo Nostradamus dizendo que o Armagedom seria entre 1997-1999.8

A Bíblia Sagrada Cristã sempre foi alvo de interpretações certas e errôneas. A descrença gerada no meio cristão nos dias de hoje se dá pelo fato de muitos terem trocado os pés pelas mãos no ato de se interpretar o texto. No caso da Bíblia uma interpretação só é válida quando se passa pelo crivo da tradição, história, filosofia e aceitação comunitária. Mas e a interpretação das palavras de Nostradamus? Qual é o crivo usado para se dizer algo interpretativo? Isso é negado atualmente porque não é a pergunta do povo. A pergunta que o povo faz é: "Como será o fim do mundo?". E diante dessa pergunta todas a demais devem se calar poque suas vozes não serão ouvidas.

E quanto ao fim do mundo?

Enquanto existir o homem existirá a idéia do fim, entretanto o fim chega para aqueles que desistem da história  do mundo. Em todas as séries televisivas sobre Nostradamus supracitadas fica claro que as profecias são uma aplicabilidade da crença em um suposto fim de mundo datável com leituras improváveis racionalmente falando, de figuras, símbolos e palavras soltas de um médico que previa ao acaso. Palavras como "a Guerra acontecerá se o homem não for humilde" é de fácil aplicabilidade após uma Guerra acontecer, já que esta aconteceu e agora é a complementação do óbvio que é a falta de humildade, que é a arrogância; o ponto crucial para uma guerra. Na verdade não se trata de profecia, mas de jogo de palavras que giram em torno do que certamente acontecerá. As profecias de Nostradamus são como as demais, todavia têm algo especial: Não possuem data; quando acontecerem dirão: "Estava escrito", mas o fato é que nunca predizeram nada, apenas supunham o óbvio!

Pensamento cristão:

Ainda surgirão muitos que se passarão como "Cristos" e que farão proezas que enganarão até mesmo os escolhidos (Mt 24). O futuro será previsto e a solução será entregue. Mas de quem é o futuro? Quem tem o poder de controlar o Bem e o Mal? Para quem o Mal treme? E o livro de Apocalipse? Seria este apenas a história do fim? Ou seria o livro que relata a harmonia imposta por Deus nesse caos que se encontra o mundo? O Apocalipse não será o dia em que todos os olhos verão a Glória de Deus que se destaca mais que a destruição de 1000 bombas atômicas? Mas infelizmente o homem deseja ver destruição, o que para estes será algo péssimo, pois o que verão será o triunfo Daquele que É e que sempre teve o controle do fim, que sempre será o recomeço do que nunca se iniciou! Pense nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de comentar esta postagem. Sua opinião é muito importante!