quarta-feira, 10 de março de 2010

O 666 (Número da Besta): Como se adquire?

Por Carlos Chagas


"E vi subir da terra outra besta, e tinha dois chifres semelhantes aos de um cordeiro; e falava como o dragão. E exerce todo o poder da primeira besta na sua presença, e faz que a terra e os que nela habitam adorem a primeira besta, cuja chaga mortal fora curada. E faz grandes sinais, de maneira que até fogo faz descer do céu à terra, à vista dos homens. E engana os que habitam na terra com sinais que lhe foi permitido que fizesse em presença da besta, dizendo aos que habitam na terra que fizessem uma imagem à besta que recebera a ferida da espada e vivia. E foi-lhe concedido que desse espírito à imagem da besta, para que também a imagem da besta falasse, e fizesse que fossem mortos todos os que não adorassem a imagem da besta. E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas, para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome. Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta; porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis."

Apocalipse 13.11-18 

Quantas vezes nos deparamos com comentários e pensamentos sobre o fim do mundo? E quantos desses pensamentos não são associados ao Número da Besta? Recentemente eu estava lendo um livro e me deparei com a citação do texto de Ap 13.11-18. A leitura do autor do livro do qual eu estava lendo associou o Número da Besta com  o chip que dizem estar sendo criado para ser implantado nas mãos das pessoas. Mas o Número da Besta é realmente esse chip? Seria o Número da Besta o estopim da Ira de Deus? Como será que o Número da Besta será implantado? Como se pega o Número da Besta?

O grande problema de hoje é com relação ao que se faz com a leitura bíblica. Nunca se lê um texto e não se faz uma aplicação dele. Toda leitura gera uma aplicabilidade; e isso não é só para leituras bíblicas. Contudo, nunca se pode aplicar um texto sem respeitá-lo primeiro. Por exemplo: "A casa é bonita". Nunca se pode dizer desse texto que a casa é feia sem ao menos primeiro deixar claro o que é bonito para o autor e o que é bonito para o leitor. Ou seja, todo o sentimento, propósito, objetivo e intenção do texto e do autor devem estar presentes na aplicabilidade adquirida pelo leitor. No caso do texto de Apocalipse é muito mais complicado. Por quê? Porque é um texto cheio de símbolos que faziam muito sentido para seus leitores da época. É um texto apocalíptico típico da época em que foi escrito. É um texto dirigido a 7 igrejas da Ásia Menor, o que deixa a certeza de que o autor escrevia algo que era muito claro para eles. O livro de Apocalipse, acima de tudo, não é um texto que fala do fim do mundo e sim do fim de tudo. E o que isso quer dizer? Que o livro de Apocalipse não trata da destruição, mas do propósito de todas as coisas que foram criadas. E esse propósito é o louvor a Deus. Portanto o livro de Apocalipse trata da soberania e reinado Daquele que nunca pode ser esquecido. 

O livro de Apocalipse quase não é lido no intuito de se achar um Deus que fará a Justiça valer. Poucos acham em Apocalipse um Deus que reina e que trará a Paz, mesmo que isso necessite morte e destruição momentânea. Hoje em dia, o que se tem são reflexos de leituras mal feitas do livro que repercute a visão turva do propósito da mensagem do Apocalipse. Muitos vêem o livro como algo místico e até mesmo mágico. E não é. Outros até pensam que o livro é mensagem apenas para o futuro. E esse não é o propósito do livro. Todos devem se lembrar que o livro foi escrito para os da Ásia Menor e não para nós apenas. Ou seja, o livro sempre foi para o presente. E sempre será. Deve-se vivê-lo hoje e não amanhã.

Mas e quanto ao Número da Besta? Bom. Esse tema talvez seja o mais discursado hoje em dia. Contudo tudo o que se diz são releituras de leituras do texto. Em outras palavras: Redizem o que foi dito pelo autor do livro. E isso corre o rico de ferir a mensagem do livro. E é o que mais acontece nos dias de hoje. 

Uma simples explicação sobre o Número da Besta do texto de Apocalipse 13.

Um texto que se tem muitas complicações de interpretação devido ao tanto de figuras e símbolos mas que no entanto trata de um ser que é muito bem aceito na terra devido às suas demonstrações de poder e de um suposto bem que o arremete à primeira Besta que foi morta, mas que era muito bem aceita também. Conforme o texto essa segunda Besta insere uma marca em todos os vivos (vs 16) seja na mão ou na testa que lhes dá o poder de comprar e vender bens. O número é o número de homem que é 666.

Mas há uma informação muito importante que foi esquecida de ser mencionada no parágrafo anterior. Como é que se adquiri a marca da Besta? O texto deixou claro que todos os vivos a receberam, mas como? Qual foi o critério para a recepção da mesma? A chave está no verso 15. Lá diz que todos os que não adorassem a marca da Besta seriam mortos. Isso fica muito claro como a matemática: Os que não o adoraram foram mortos. E os que o adoraram foram chamados de todos no verso 16, que são os livres, escravos, ricos e pobres. Portanto todos do planeta receberam a marca segundo o texto porque os que não adoraram a Besta já haviam sido mortos. 

Aconselho a todos lerem diversos materiais sobre esta passagem. Sejam materiais católicos, espíritas, satânicos, evangélicos ou de cientistas, pois só assim se terá uma visão mais ampla das possibilidades de interpretação. Só no meio evangélico já li mais de 5 tipos de interpretações desta passagem. Mas nunca li em texto algum que para se ter a marca da Besta é preciso adorá-la. Muitos dirão: "Mas é lógico que você não leu porque já está escrito na passagem". Sim. Está escrito. Mas será que todos percebem? Muitos não têm idéia sobre o que seja adoração. Adorar não é simplesmente ajoelhar diante de algo e dizer que o segue ou que acredita nele. O próprio Jesus Cristo explicou isso: "Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano. O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano.  Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo. O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado". Lc 18.10-14

Adoração é mais que reconhecimento. É entrega. É se dar e morrer para aquilo. Jesus é visto como adorador de Deus porque pegou a sua cruz e o seguiu. E assim é todo discípulo seu. Este pega a cruz de Cristo não porque Ele pegou, mas poque quer ser igual. Assim é ser um adorador. O que não é diferente dos adoradores da Besta. Sabe-se que a Besta não é divina; não é benéfica. Assim, seus adoradores serão como ela: Alegres com a injustiça, felizes com a maldade, não ligando para o pobre ou necessitado, propagando o mal e se entregando mais e mais para o que é errado.

Lembra-se do que foi dito logo acima sobre o Apocalipse ser um livro para hoje? É por causa disso. Aquele que o lê e o guarda HOJE jamais será pego de surpresa. Portanto um chip na mão não o levará para o inferno, mas a adoração dada à Besta. Muitos têm medo da marca da Besta. Se preocupam com o chip na mão, com o código de barras, com a Internet, com o chapéu do Papa, com o tridente do Papa. É claro que é algo preocupante. Mas a marca já é o fim da adoração. A ira de Deus será derramada por sobre os marcados não por causa da marca propriamente dita, todavia porque adoraram a Besta antes de mais nada. E a prova? É a marca. A marca da Besta não deixará alguém dizer que não sabia que adorava a Besta. E não será como no Éden, quando Adão e Eva não assumiram o erro colocando a culpa na Serpente, porque desta vez a marca terá o número de homem, que é o 666.

De hoje em diante não se preocupe com a marca. Preocupe-se com essa pergunta: A quem você adora? Não mais leia o Apocalipse como o livro do futuro. Leia-o para hoje porque ele é seu. Não se preocupe com o chip. Se você adora a Deus, mesmo com o chip você será salvo, porque adora a Deus e para Ele você come e põe o chip. Porque você o segue em adoração verdadeira, que é em espírito e em verdade. E, é claro, como teólogo que sou, não posso deixar de dizer: Não siga esta reflexão só porque você acredita nela, porque é uma reflexão minha. Siga somente se concordar com ela fazendo sempre críticas à respeito da interpretação usada por mim à luz do Evangelho de Deus que é poder para aquele que Nele crê e que nunca; jamais, será confundido. Não acredite apenas em uma interpretação dos textos sagrados. Por que se há uma só interpretação, corre-se o riso de não ser possível a crítica. Se não pode ser criticada, deve-se ser aceita a todo o custo. Se é aceita sem críticas é um dogma. Dogma é do catolicismo medieval e provado como sendo algo questionável e digno de ser protestado. Portanto adore a Deus e seja feliz diante da Besta.

7 comentários:

  1. Ei Carlos! Precisamos difundir mais essas informações. Em Zacarias 13:8 fala que 2/3 da população da Terra irão perecer. Com certeza restará bem pouca gente para Nova Ordem Mundial.
    Gissele

    ResponderExcluir
  2. Gissele;

    Sobre Zc 13.8, no mínimo, se tem duas interpretações: uma com relação à matança do exílio israelita, onde um terço se refere aos remanescentes do pós-exílio. Outra é sobre essa interpretação que temos atualmente de cunho fundamentalista (aplicada ao agora).

    Quanto à sua interpretação é interessante. Existem diversas interpretações evangélicas escatológicas. O texto de Zc 13.8 da margem a três delas: A pré-tribulacionista (1/3 será salvo e os demais não), a midi-tribulacionista (1/3 será salvo durante o período de dores), e a pós-tribulacionista (1/3 será salvo após os anos de sofrimento).

    Quanto à Nova Ordem Mundial, este é um assunto do artigo sobre os Illuminatis que está na TAG "ATUALIDADE".

    Um abração

    CHAGAS

    ResponderExcluir
  3. TEXTO CONFUSO. CONFUSO ESCLAREÇA POR FAVOR. NÃO ENTENDI MUITA COISA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NAO E CONFUZO !! APOCALIPSE 13-15 A 18 !! A BESTA JA SE MANIFESTOR !!

      Excluir
  4. Prezada Anônima;

    Leia mais devagar que você entenderá o texto. Vale lembrar que eu enfatizei o problema da interpretação unilateral, ou seja, aquele que destaca apenas uma característica do texto sem atentar para as demais.

    Espero que compreenda melhor

    CHAGAS

    ResponderExcluir
  5. Caro pastor sei la de quem !!!voces PASTORES nao entende pois fazem parte do meo sistema religioso do qual matarao o salvador em uma cruz !!os saserdotes eram doutores da lei decidiao tudo incluxivel quem moria quem vivian !! nao sabe vos que o antecristo e abesta uzara voces ,para facilitar o seu plano nos leigos e ingnorantis espiritual , pois somos a unica e ultima geraçao capaz de conprir com exatidao tao profecia do apocalipse 13 15 A 18 !!tenho pena de vcs !! O PIOR NAO É O GRITO DOS MAUS E SIM O SILENCIO DOS BONS !! IRMAOS NAO SE INLUDAÕ ESES PASTORES TRABALHAO A MUITO TEMPO PREGANDO O AMOR E VIVENDO A MALDADE !!FOJAO DELES !A DORADORES DO DEUS SOL MITRA !! E NAO REVELAM A VERDADE !! JESUS NAO NASCEU NO BRASIL !!MAS O SEU NOME ´E BRASILEIRO !!SE NOME PROPRIO NAO SE TRADUZ !! BUSQUEM O VERDADEIRO !! ATOS 4 -12 NOME DADOS ENTRE OS HOMENS !! QUE O ESPIRITO DA VERDADE ABITE EM TODOS !! LEIAM ISAIAS 52 /3 A 6 ! ATENÇAO MUITA ATENÇAO !!!!!!!!! NAO PROCURE AXAR RESPOSTA COM OS PASTORES UMA BOA PARTE DELES JA SEBEM DE QUE LADO ESTAO JOGANDO !!EXEMPLO !! TODOS LEMOS !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a Besta vai me usar não sei... mas você poderia usar algumas coisas: O Português tal como ele é, o senso de educação ao escrever para alguém (sem atacá-lo), livros de história, etc. Mas tudo isso aqui provavelmente você dirá que é tentativa minha de o levar para o inferno comigo (afinal, segundo você, sou um pastor que é usado pelo Satã) e por isso serão palavras vãs.... é, e continuemos na ignorância descrita em Oséias!

      A Paz (não a de Satã)!

      Excluir

Não esqueça de comentar esta postagem. Sua opinião é muito importante!