quinta-feira, 25 de março de 2010

O conflito Israelense-Palestino: Quem tem direito à Terra?

Por Carlos Chagas

Nascemos em um tempo no qual a história já decorria na guerra entre judeus e palestinos. Mas quem são estes e por que brigam entre si? Esta é a pergunta de muitos. O fato é que ambas as partes têm histórias parecidas. Ver-se-á aqui as versões de forma sucinta.

Sobre a Terra:

A terra se estende aproximadamente do mar vermelho até o rio Jordão (70Km) e de norte a sul cerca de 250 km. Para os judeus essa terra é conhecida como a terra de Israel. Para os árabes essa terra é chamada de Palestina. E ambos os povos acreditam que a terra lhes pertencem de forma exclusivista, ou seja, somente um povo tem direito a ela.

Sobre os povos Judeu e Árabe

Os judeus habitaram essas terras por muitos séculos. Após as revoltas contra os Romanos, de 70 a 135 DC, a terra, Judéia, recebeu dos romanos o nome de Palestina e os judeus expulsos dela. Isso ficou conhecido como a grande Dispersão dos Judeus. Desde então, os judeus oram para retornar a essa terra. Os judeus oram sempre voltados à sua cidade mais sagrada, Jerusalém. Estes sonham com um estado independente, o qual, segundo suas crenças, afastarão os perigos de perseguições como as da 2ª Guerra Mundial e das Cruzadas da Era Medieval.

Os árabes, por sua vez, habitam essas terras por séculos também. Após a conquista mulçumana dos séculos VI e VII sua presença aumentou significativamente. Suas vidas e tradições estão ligadas a esta terra, onde também tiveram ancestrais por inúmeras gerações. Jerusalém é considerada um centro religioso e cultural para a população árabe. Segundo sua religião, em Jerusalém ficam as Mesquitas de al-Aqsa e de Omar, o 3º local mais sagrado para os muçulmanos.A tradição diz que o Profeta Maomé ascendeu ao Céu montado em seu lendário cavalo, Al Buraq.

O Impasse

Fica então a decisão para ser tomada. E o problema se agrava porque  ambos os povos têm o direito a essa terra assegurados pela ética humana atual e por suas religiões; ambos os povos têm seus direitos amplamente reconhecidos pela comunidade das nações; e o pior, é que nenhum dos dois lados sumirá de uma noite para o dia: Nem os 5 milhões de judeus e nem os 4,5 milhões de árabes.

Aparentemente existem 4 formas de se corrigir o problema:
  1. Os árabes ficam com a terra;
  2. Os judeus ficam com a terra;
  3. Um estado bi-nacional para judeus e árabes;
  4. Dois estados para dois povos;
Mas a situação fica respectivamente se adotada as medidas supra-citadas:
  1. Genocídio ou deportação do povo judeu;
  2. Genocídio ou deportação do povo árabe;
  3. Bela idéia, mas impossível devido a tensão e ódio entre os povos que agora serão vizinhos de "parede-meia" (as mortes serão às milhares devido à intolerância religiosa-política-econômica-social-etc), além de ser contra os anseios de autonomia e auto-determinação de ambos os povos;
  4. A divisão é possível com um forte esquema de segurança e fortes fronteiras com uma possível paz.
A quarta opção parece ser a mais plausível, contudo provou-se ser impraticável. O Processo de Paz de Oslo (1993) visava por em prática a quarta opção. Após 3 anos de negociações (1996) o ainda vivo na época, o árabe Yasser Arafat rejeitou o acordo após mudanças feitas no plano de paz devido ao assassinato de Yitzhak Rabin, líder palestino, por um judeu extremista. Mas isso não quer dizer que o acordo de Oslo é ruim. Sua idéia ainda parece ser a única forma de uma possível paz entre judeus e palestinos. Todavia Oslo falhou devido ao desinteresse de ambas as partes, que iniciaram, cada um na sua vez, atentados, incitações de violência, políticas punitivas, bloqueios e invasões.

E então, há uma solução?

Essa é a pergunta que não quer calar. Após analisar tal conflito poderá ser constatado o problema: A INTOLERÂNCIA. No Brasil, grande parte defenderá, sem uma 2ª tentativa de pensamento, os judeus. Por quê? Porque o Brasil é 90% cristão, e o cristiansimo teve como berço o judaísmo. O Antigo Testamento é a prova disso. Mas apoiar um povo apenas é covardia porque todos lutam por seus direitos. A quem acredita que os Israelenses têm direito à terra porque eles estiveram lá primeiro que os árabes. Mas se assim for, como ficará a situação do Brasil quando um índio chegar em Brasília reivindicando sua terra roubada?

Muitos cristãos dirão: "Israel é quem tem direito a terra, uma vez que seu Deus é o nosso Deus: Jeová". Todavia tem-se um problema: Os próprios profetas do AT perceberam uma coisa que os cristãos de hoje não admitem. Será citado aqui um trecho do texto de Amós: "Não me sois, vós, ó filhos de Israel, como os filhos dos etíopes? diz o SENHOR: Não fiz eu subir a Israel da terra do Egito, e aos filisteus de Caftor, e aos sírios de Quir?" (Am 9.7). Ou seja, Amós diz que o SENHOR Deus não é Deus apenas de Israel. Não foi só Israel quem foi retirado de terras de servidão. Deus controla tudo e é Deus de todos, n~]ao importa a religião. O que Ele quer da humanidade não são regras criadas por homens que não passam de regras rituais e cerimoniais, mas o que Ele quer é a vivência de suas próprias regras, ou seja, que se viva a vida, em amor e em paz; tanto de homem para com homem, quanto de homem para com Deus e com a criação.

O fato é que a paz deve alcançar a todos. E o problema é que todos dizem que é a favor da paz, no entanto, quem, em sã consciência, sairia por aí gritando que é a favor da violência? A luta não se deve resumir apenas em frases, mas em conduta. Israel e a Palestina só encontrarão paz quando eles praticarem a paz, não se detendo apenas em palavras. E tirando proveito disto, é isso que o  Brasil também deve observar, afinal, a única coisa que se deve ficar em dívida com alguém, é com o amor. Esse sim trará a solução, não para um, mas para todos; não em palavras, mas com ações. Que haja um céu naquele inferno para a glória de Deus e paz entre todos.

3 comentários:

  1. oi olha DEUS nos revela na sua palavra que essas coisas que estar acontecendo com israel e tudo profecias biblica eu nao tenho ne uma duvida que e profecias que em breve entrara o comando do anticristo ele vira e fara um tratado de paz por sete anos, mais tres anos e meio ele quebrara esse tratado de paz entao vira a destuiçao mais antes disso acontece JESUS LEVARA SUA IGREJA NO ARREBATAMENTO eu falo isso com toda a certeza que embre isso vai acontecer entao tudo o que acontece hoje no nosso tempo e profecias que estar se cumprindo a cada dia la em mateus 24 estar bem claro o que estar acontecendo hoje sobre essa violença,fome,peste que er as doençasque estar matando muito rapido,terremotos mais ainda nao e o fim e so o principiou das dores entao minha opiniao sobra os judeus e os árabes e unicamente a profecia que DEUS falou para seus profetas

    ResponderExcluir
  2. Respeito a opinião de cada um. Mas o objetivo deste artigo é levar as pessoas a pensarem um pouco mais humanamente sobre o assunto. Nós que somos cristãos sempre puxamos pro lado dos israelenses pelo fato de o cristianismo ser da linhagem do judaísmo. Logo, em nossos corações expulsamos o povo árabe da terra... e aí? Seria essa a medida de amor que Cristo nos pede? Quero que os leitores reflitam no grande problema que temos no mundo: O problema do ETNOCENTRISMO. Aqui não importa se Deus volta amanhã, ou depois, mas no que estou fazendo AGORA, e se isso é com amor! Chega de pensarmos apenas em nós... pensemos no diferente, no outro, no samaritano, ...

    ResponderExcluir

Não esqueça de comentar esta postagem. Sua opinião é muito importante!