sábado, 27 de fevereiro de 2010

Liderança e Pastoral

Por Carlos Chagas

Líder não é Chefe
Líder: Mesmo nível dos demais. Este leva os liderados à satisfação, ao sucesso, à realização.
Ser líder é ser equilibrado. Deve possuir boa personalidade. É bom possuir um conhecimento geral vasto.
O líder não tem liderança se o grupo não permiti-la. Liderança é co-mandar.

No mundo existem 3 tipos de pessoas: As que não sabem o que está acontecendo; as que sabem o que está acontecendo; e as que fazem com que as coisas aconteçam.
Lema do líder: Amar o próximo como a si mesmo.

Principal tarefa do líder: Formular objetivos ou determinar o que deve ser feito para que os objetivos sejam alcançados.

- Um líder trabalha em cima do grau de conhecimento de seus liderados e não além.
- Um líder vive primeiramente aquilo que ele anseia lançar aos seus liderados. O seu anseio se torna o anseio dos liderados.

Tipos de líderes que se destacam:

1- O patriarca: Prestígio da idade.
2- O modelo: Todos querem imita-lo.
3- O tirano: Domina.
4- O objeto do amor: Todos lhe querem bem.
5- O objeto da agressão: centraliza as frustrações do grupo.
6- O organizador: Impõe-se pela ordem.
7- O sedutor: Ninguém lhe resiste.
8- O herói: Vive em função da glória.
9- A influência má: Domina através da corrupção
10- A influência boa: Domina através da bondade.

Bases bíblicas de liderança cristã.

Moisés: Ex 18.21-24: - Moisés ouviu conselhos = HUMILDADE
- Ele deveria treinar os líderes = DILIGÊNCIA
- Ele foi criterioso. Não bastava treinar. Precisava ter qualidades.

Josué: caps. 6.2-3: Submisso a Deus.
6.6-7: Distribuiu tarefas.
6.10: Deu ordens claras e foi a frente.
6.16: Estava no comando.
6.22: Ele lembrou dos seus compromissos.
7.6: Assumiu o erro do grupo. (Acã).
7.13-14: Ele mesmo resolveu o problema.
7.19: Repreensão com amor.

Jesus: Mc 10.42-43: Ele serviu. Sua liderança não foi motivo de poder.
- A liderança de Jesus não era autoritária. Em Lucas 22:25 Ele poderia ter agido de forma autoritária.
- A liderança de Jesus era centrada no indivíduo e não no grupo.
- Ser líder é ser condutor. A função de um líder é “não complicar o simples”.
- Ser simples não é ser superficial.

O líder deve trabalhar tanto os dons da igreja como os seus próprios.
Exemplo: Humildade: Ser humilde é reconhecer suas limitações

Tipos de liderança:

Autocrática: Não importa com que os liderados pensam ou querem. Os trata como simples subordinados. Não aceita questionamentos. É um fraco fingindo ser forte.
2 opções: ou o povo reage contra ele ou o povo o aceita com passividade completa.

Liberal: “Deixar como está para ver como é que fica”. Medo de assumir responsabilidades. Não dá ordens e não traça objetivos. Não orienta os liderados.

Democrática (participativa): Procura a participação do grupo. Ele não diz: “Faça!” ou “Eu faço”. Ele diz: “Vamos fazer”. Este trabalha as opiniões; estuda todas elas.

Qualidades do líder cristão:

Competência; visão; iniciativa; tenacidade (apego; firmeza); serenidade (auto-controle); confiança (acreditar na capacidade do grupo); simpatia (faculdade de compartir alegria e tristeza); entusiasmo; autenticidade (não copia ninguém).

O preço da liderança:

Críticas; cansaço; reflexão (exige tempo com meditação); estar só; identificar com o grupo (estar à frente e também ao lado); decisões; competição; orgulho e inveja; tempo; rejeição; etc.

Como Jesus tratou as pessoas?

1- O endemoniado geraseno ( Lc 8:26-39): Devolveu o sentimento de segurança e coragem. “Vai... e anuncia”.
2- A cura da mulher com hemorragia (Lc 8: 40-48): Ele declara: “Filha...” Gesto de carinho, pois ela era carente. Além disto, no meio da multidão, Jesus tratou-a como se fosse a única pessoa.
3- Marta e Maria (Lc 10: 38-42): Troca de prioridades. Jesus chama a atenção de Marta.
4- O jovem rico (Lc 18: 18-30): Este achava que sabia de tudo, mas Jesus o questionava fazendo-o refletir.

Como um líder cristão deve se portar ao receber críticas:

- Ore;
- Não fique na defensiva pois assim não dá para visualizar os erros;
- Deixe o outro expressar completamente seus pensamentos;
- Peça evidências sobre em que se baseia a crítica;
- Questione-se;
- Verifique se o crítico busca mudança em você ou na situação;
- Verifique qual é o verdadeiro problema;
- Responda cuidadosamente;
- Fale sobre o que aconteceu.

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