sábado, 27 de fevereiro de 2010

A Poesia Hebraica no Antigo Testamento

Por Carlos Chagas

LASOR, William S.; HUBBARD, David A.; BUSH, Frederic W. Introdução ao Antigo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 1999.

Segundo os autores da obra, poesia é um estilo literário que apela mais à imaginação e à emoção humana que à razão. Por isso ela é carregada de subjetivismo humano. Conseqüentemente a exploração objetiva do texto fica mais difícil.

A poesia possui algumas características. Uma delas é o paralelismo. Este consiste em reforçar a afirmação nas frases. Pode ser com palavras antônimas ou sinônimas, mas sempre um raciocínio acompanhado do outro. O quiasmo é um paralelismo com as ordens trocadas formando um “X” em sua estrutura literária. As estrofes podem vir com sentidos trocados, ou com raciocínios “amarrados” uns aos outros trazendo um estilo literário interessante. Existe também a sequëncia numérica, que busca destacar um item específico, crucial, numa lista. Já o merismo tenta, entre seus opostos, harmonizar a idéia ou conceitos que se fazem presentes no seu meio.

Os textos hebraicos possuem muitos recursos estilísticos tais como: aliteração, assonância, paronomásia, onomatopéia, etc. Estes trazem a riqueza do texto mostrando, pelos sentimentos, que a vida pode sim ser vivida e apreciada poeticamente.

Algo interessante e que deve ser observado por quem lê os textos do primeiro Testamento, é que o povo hebraico demonstrava que aprendia mais de Deus e sobre Deus de forma poética do que sistematicamente. A vida, para um hebreu, só fazia sentido se seus sentimentos pudessem ser exteriorizados. Para um hebreu, a abordagem histórica é superior à abordagem filosófica.

Com estes recursos literários, os autores bíblicos queriam comparar Javé com aquilo que Ele não é para destacar aquilo que Ele é. Daí partem as comparações de deuses dos povos vizinhos com Javé. As declarações do povo israelita diante de tais comparações são ricas em detalhes sobre o verdadeiro Deus e sobre o seu agir através da história de um povo, a saber, Israel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de comentar esta postagem. Sua opinião é muito importante!